Teste.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Advertisements

Evolução dos SGBD’s (2ª Parte).
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Funcionalidades de um SGBD
Introdução a Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Maurício Edgar Stivanello
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Banco de Dados Dedutivo
Introdução a Bancos de Dados
Modelo Relacional parte 1
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
Algoritmo Apresentação
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Linguagem de Banco de Dados - SQL
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
CONCEITOS Modelo de Dados
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Introdução a Banco de Dados com exercícios de aplicação
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD
Análise MER: Fábrica de Calçados
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Usando Microsoft Access 2010
Gerenciamento de Dados
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
SGBD - Regra 1 Regra 1: Auto-Contenção- Um SGBD não contém apenas os dados em si, mas armazena completamente toda a descrição dos dados, seus relacionamentos.
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Arquitetura Cliente /Servidor
Tecnologia da Informação
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Exercícios SGBD - CESPE
Controle de concorrência
Banco de dados.
Curso Técnico em Mineração
Contexto da disciplina
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Bancos de Dados Estrutura e Funcionamento de um SGBD
Bancos de Dados.
Dados e Informações são considerados os maiores ativos de uma organização. Muito importantes para o correto planejamento, desenvolvimento e operação de.
TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I
Banco de Dados I I Comandos SQL
1 24/4/ :29 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
Profa. Ana Karina Barbosa Abril/2008
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Modelo Relacional Marcelo Mendes Manaus – 2015.
Daniel Paulo Introdução Neste capítulo trataremos a relação entre tabelas e FILEGROUPS, bem como a alocação interna de dados.
UCSal – Bacharelado em Informática
Banco de dados e tipos de programação
B ANCO DE DADOS Modelo Relacional ABTécnico. M ODELOS DE DADOS Apoiando a estrutura de um BD está o modelo de dados: uma coleção de ferramentas conceituais.
Banco de Dados I Aula 4 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
Modelos de dados.
BD SQL (Insert, Update, Delete) e Select Hayslan Nicolas Colicheski Bucarth – IFRO / 2015 –
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Modelo Relacional Introduzido por Ted Codd, da IBM Research, em Utiliza o conceito de relação matemática. Possui base teórica na teoria dos conjuntos.
Professor: reno nooblath
Modelagem de Dados Aula 3.
Programação para Internet Aula 11 SQL (Introdução a linguagem, comandos de modificação: Create, Drop, Alter, Insert, Delete, Update)
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Universidade de Passo Fundo Tecnologia em Sistemas de Informação TSI109- Fundamentos de Banco de Dados (Restrições de Integridade) Prof. Alexandre Tagliari.
Transcrição da apresentação:

Teste

As doze regras de Codd 1. Regra das informações em tabelas 2. Regra de acesso garantido 3. Regra de tratamento sistemático de valores nulos 4. Regra do catálogo relacional ativo 5. Regra da atualização de alto nível 6. Regra da sublinguagem de dados abrangente 7. Regra da independência física 8. Regra da independência lógica 9. Regra da atualização de visões 10. Regra da independência de integridade 11. Regra da independência de distribuição 12. Regra não subversiva

As doze regras de Codd Associe cada uma das regras a seguir conforme o seu número segundo a relação do slide anterior

As doze regras de Codd Toda a estrutura do banco de dados (tabelas, campos, índices, etc.) deve estar disponível em tabelas (catálogo). Essas tabelas são manipuladas pelo próprio sistema, quando o usuário efetua alterações na estrutura do banco de dados.

As doze regras de Codd Visto que as visões dos dados são teoricamente suscetíveis a atualizações, então um aplicativo que faz uso desses dados deve ser capaz de efetuar alterações, exclusões e inclusões neles As atualizações devem ser repassadas automaticamente às tabelas originais.

As doze regras de Codd Sistemas de banco de dados podem estar distribuídos em diversas plataformas, interligados em rede e podem inclusive estar fisicamente distantes entre si. Essa capacidade de distribuição não pode afetar a funcionalidade do sistema e dos aplicativos que fazem uso do banco de dados.

As doze regras de Codd Quando for necessária alguma modificação na forma como os dados são armazenados fisicamente, nenhuma alteração deve ser necessária nas aplicações que fazem uso do banco de dados. Devem também permanecer inalterados os mecanismos de consulta e manipulação de dados utilizados pelos usuários finais.

As doze regras de Codd As informações a serem apresentadas no banco de dados devem ser apresentadas como relações (tabelas formadas por linhas e colunas) e o vínculo de dados entre as tabelas deve ser estabelecido por meio de valores de campos comuns. Isto se aplica tanto aos dados quanto aos metadados (descrições dos objetos do banco de dados).

As doze regras de Codd O usuário deve ter capacidade de manipular as informações do banco de dados em grupos de registros, ou seja, ser capaz de inserir, alterar e excluir vários registros ao mesmo tempo.

As doze regras de Codd Para que o usuário possa acessar as informações contidas no banco de dados, o método de referência deve ser o nome da tabela, o valor da chave primária e o nome do campo. A ordem de apresentação dos dados não tem importância no contexto.

As doze regras de Codd Qualquer alteração efetuada na estrutura do banco de dados, como inclusão e exclusão de campos de uma tabela ou alteração no relacionamento entre tabelas não deve afetar o aplicativo que o usa. O aplicativo deve manipular visões das tabelas. Visões são uma espécie de tabela virtual, que agrupa dados de uma ou mais tabelas físicas e apresenta ao usuário os dados.

As doze regras de Codd O sistema deve ser capaz de impedir que qualquer usuário ou programador de passar por cima de todos os mecanismos de segurança, regras de integridade do banco de dados e restrições, utilizando algum recurso ou linguagem de baixo nível que eventualmente possam ser oferecidas pelo próprio sistema.

As doze regras de Codd As várias formas de integridade do banco de dados (integridade de entidade, referencial, restrição e obrigatoriedade de valores, etc.) precisam ser estabelecidas dentro do catálogo do sistema ou dicionário de dados, e ser totalmente independente da lógica dos aplicativos.

As doze regras de Codd O SGBD deve ter capacidade de tratar valores que não são fornecidos pelos usuários de maneira que permita a distinção dos valores reais. Por exemplo, em um campo de armazenamento de dados numéricos, podemos ter valores válidos, o valor zero e valores nulos.

As doze regras de Codd Pelo menos uma linguagem deve ser suportada para que o usuário possa manipular a estrutura do banco de dados (exemplo: criação e alteração de tabelas), assim como extrair, inserir, atualizar ou excluir dados, definir restrições de acesso e controle de transações (COMMIT/ROLLBACK). Deve ser possível também a manipulação de dados por meio de programas aplicativos.

Resposta A sequência correta é: 4, 9, 11, 7, 1, 5, 2, 8, 12, 10, 3, 6