HÁ VÍRUS QUE ATACAM TODAS AS ESPÉCIES !

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vírus prof Sanvido.
Advertisements

Reino Monera Prof. Valéria
As principais portas dos agentes infecciosos
VIROSES Prof Edilson Soares
VÍRUS Acelulares São parasitas intracelulares obrigatórios – só se reproduzem no interior de células vivas; Não apresentam metabolismo.
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Prof. Waldemar Ernani Martins
Vírus e Doenças Associadas
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Reino Monera As arqueobactérias As eubacterias
Reino Protoctista Algas Protozoários.
Vírus: Os únicos seres acelulares
Prof. Thiago Moraes Lima
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?
Célula Procariótica Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
Vírus, um grupo à parte..
VÍRUS.
EJA – Educação de Jovens e Adultos
Reino Monera.
OS VÍRUS Características Gerais:
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Biologia 2 Cap. 04 – Doenças humanas causadas por vírus I
OS VÍRUS Profª Emanuelle Grace.
Bacteriófagos.
Biologia 2 Cap. 04 – Doenças humanas causadas por vírus I
VIROLOGIA HUMANA Professor: Bruno Aleixo Venturi.
Estrutura Classificação Reprodução Doenças
Classificação dos seres vivos.
Vírus e Bactérias. Vírus e Bactérias PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS: Não possui estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.).
VÍRUS (SEM REINO).
VÍRUS e VIROSES David Zanetti.
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
PROF. HYGOR ELIAS. PARASITISMO RELAÇÃO ECOLÓGICA INTERESPECÍFICA DESARMÔNICA, ONDE A ESPÉCIE BENEFICIADA ( O PARASITA) VIVE ÀS CUSTAS DA ESPÉCIE PREJUDICADA.
Biologia Setor B – Móds. 02/03 Protozoários Prof. Rafa.
GRIPE Causador: variedades do Influenzavirus (RNA envelopado) Transmissão: gotículas de secreções espalhadas pelo ar Local: trato respiratório Sintomas:
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Vírus São seres vivos ou não? Divergências...
Biologia Setor 1403 Móds. 03/04 Protozoários Prof. Rafa.
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Virologia Virologia é o estudo dos vírus e suas propriedades. Essencialmente, os vírus são “ácido nucleico envolvido por um pacote proteico”, inertes no.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Prof. Thiago Moraes Lima
Revisão Prova Bimestral de Ciências – Profª. Luciana
Biologia 2 Cap Vírus Prof.: Samuel Bitu.
Vírus.
Vírus e Doenças Associadas
Vírus.
Campus Caxias Disciplina: Anatomia e fisiologia de invertebrados superiores C/H: 60 h vírus Paulo Sérgio Moraes Caxias 2013.
Biologia Cap. 05 – Doenças humanas causadas por vírus II
VÍRUS WGG.
VÍRUS ACELULARES; PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS (sem metabolismo próprio); ALTA TAXA DE MUTAÇÃO e ESPECIFICIDADE ELEVADA; APRESENTAM DNA OU RNA;
Características gerais
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Infeções sexualmente transmissíveis
Aula 3: Viroses Prof. : Chico Pires.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Vírus META Apresentar as características inerentes aos vírus, bem como suas estruturas básicas e sua capacidade mutagênica para que o aluno perceba a importância.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Vírus Aula 1 Professora Natália.
Transcrição da apresentação:

HÁ VÍRUS QUE ATACAM TODAS AS ESPÉCIES ! Viroses HÁ VÍRUS QUE ATACAM TODAS AS ESPÉCIES ! BACTÉRIAS PLANTAS ANIMAIS MAS, AFINAL, O QUE É UM VÍRUS? Vírus: Microorganismos que se multiplicam dentro de células vivas. usam ( em maior ou menor grau) o sistema de síntese das células. induzem a síntese de ácido nucléico viral e proteínas capazes de auxiliá-los a infectar novas células seu único objetivo é perpetuar-se na natureza

Retro-virus Adenovírus herpesvírus 100 nm vírus influenza

A transmissão de doenças virais pode se dar de diversas formas: Através de secreções. Ex: Saliva, vírus da raiva . Através de fluídos corporais, como o esperma e o sangue. Ex: HIV (o vírus da AIDS). Através de gotículas em suspensão no ar. Ex: Gripe (Influenzavirus) . Através de vetores animais, como os arbovírus (arthropod borne vírus – Vírus “originados” de artrópodes). Ex: Vírus da febre amarela e da dengue (Flavivirus, vetor: Aedes aegypti). Através do toque! Ex: Vírus da Herpes simples labial (HSV-1).

Alguns Vírus e Principais sintomas Gripe Gotículas de secreção expelidas pelas vias respiratórias. Sintomas: problemas respiratórios, febre, dores no corpo, cefaléia, anorexia, náusea, vômito. Hepatite  A e E Gotículas de muco, saliva e contaminação fecal de água e objetos. Sintomas: mal-estar, fraqueza, anorexia, náusea, dores abdominais, urina escura, pele amarelada. Poliomielite  transmissão fecal-oral,objetos contaminados por fezes.  Provoca paralisia muscular nos casos mais graves. Raiva (hidrofobia) Saliva de animais infectados. Ataca primeiro o sistema nervoso periférico e progride ata atingir o sistema nervoso central; não há cura.

Alguns Vírus e Principais sintomas Rubéola Contato direto e saliva Sintomas: exantema, febre, mal-estar, conjuntivite. Sarampo Contato direto e objetos contaminados. Sintomas: febre tosse seca, conjuntivite, fotofobia, exantema. Catapora (varicela) Contato direto, saliva e objetos contaminados. Sintomas: febre, anorexia (falta de apetite), náusea, exantema (pintinhas vermelhas), bolas com liquido claro. Sida (Síndrome de imunodeficiência adquirida)AIDS

A I D S (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) H I V (Vírus da Imunodeficiência Humana) Retrovírus que tem uma enzima especial chamada transcriptase reversa que permite a produção de DNA a partir de RNA. Contágio O contágio se dá por relações sexuais, transfusões de sangue e uso de seringas e agulhas compartilhadas. Ciclo de Vida O HIV ataca o LINFÓCITO T4(general de divisão). O vírus se liga á proteína CD4 presente no linfócito. Profilaxia NÃO HÁ VACINA CONTRA A AIDS. O mais novo tratamento da doença é o COQUETEL TRÍPLICE. Os doentes medicados obtiveram uma diminuição em 98,9% da quantidade de HIV no organismo. O coquetel é formado por AZT e 3TC (inibidores da enzima trascriptase reversa), e uma droga conhecida com inibidora da protease.

Clostridium botulinum DOENÇAS (Bacterioses) AGENTE CAUSADOR MODO DE TRANSMISSÃO PARTICULARIDADES BOTULISMO Clostridium botulinum Ingestão de alimento na qual houve desenvolvimento da bactéria com liberação de toxinas,geralmente enlatados. A doença é causada pela toxina presente no alimento ingerido e não pela bactéria, uma vez que esta não sobrevive no corpo. TÉTANO Clostridium tetani Contaminação acidental de ferimentos profundos. Os agentes causadores geralmente habitam o solo e não são parasitas,causando a doença quando em contato com um ferimento. PNEUMONIA Streptococcus pneumoniae Inalação de ar contaminado. Localiza-se nos pulmões. TUBERCULOSE Mycobacterium lubercu/osis Ar contaminado Atacam normalmente os pul- mões, mas podem se localizar em outras partes da corpo, tais como as meninges membranas que envolvem o cérebro), os ossos, o nervo óptico. SÍFILIS Treponema pallidum Contato sexual A doença pode ser transmitida ao feto durante a gravidez.

Flagellata ( locomoção por flagelos) Trypanosoma cruzi

Agente transmissor da doença de chagas Agente transmissor da doença de chagas. Vivendo nas frestas das casas de pau-a-pique esse inseto de hábitos noturnos e hematófago transmite os tripanossomos ao seres humanos. As formas infectantes, por meio da corrente sanguinea chegam geralmente ao tecido muscular estriado cardíaco ou ao musculo liso do tubo digestório.

Distribuição geográfica da malária e seu agente transmissor Distribuição geográfica da malária e seu agente transmissor. > 300 milhões de casos por ano > 1 milhão de mortes por ano 200 crianças por hora (P. falciparum) Anopheles sp.

Epidemiologia da malária no Brasil No Brasil, ocorrem anualmente 300 a 500 mil casos por ano. • P. vivax é a espécie comum no Brasil (aproximadamente 80% dos casos) • A grande maioria dos casos ocorre na Amazônia legal (>99%) : Pará e Amazonas.

Classe Cestoda Taenia saginata Taenia soliun

Ciclo de vida Taenia solium

Classe Trematoda Schistosoma mansoni ovo cercaria

Ciclo de vida Schistosoma mansoni

Ciclo de vida de Ascaris lumbricoides