Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEP Rafael Souza Rizzi Rafaela Alves Placha
Advertisements

AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
Unidade 01 – O território brasileiro
Unidade 01 – O território brasileiro
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Introdução Em nosso trabalho, apresentamos a história do CPF, suas características, buscando destacar de forma simples e objetiva como este documento tornou-se.
CPF Clique para adicionar texto.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
Regionalização do espaço brasileiro
Regionalização do Espaço Brasileiro Notas introdutórias
Regionalização do Espaço Brasileiro e o lugar da Amazônia
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz
Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Regionalizações do Brasil
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
REGIONALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO REGIONAL
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
O BRASIL NO MUNDO.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Prof. Jefferson Geografia.
As divisões regionais oficiais
A divisão regional de 1970 Baseada no conceito de regiões homogêneas: combinação de aspectos naturais e econômicos, com predomínio do segundo elemento.
COMPLEXOS REGIONAIS.
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Ministério da Previdência Social 9º Encontro de Mulheres Pague Menos Fortaleza, 25 de julho de 2009.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Regionalização do território brasileiro
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.

Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
Aula de revisão (parte II) Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Diferentes divisões regionais. Podemos estudar as superfícies de países, estados, cidades ou qualquer parte do planeta dividindo em regiões geográficas.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas (Parte I)
Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas (Parte I)
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços SEMINÁRIO: EMPREENDER PARA CRESCER ! O Setor de Academias de Ginástica, Musculação,
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas (Parte II) Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG – 0386 – Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP

O contexto histórico e a chamada Geografia Quantitativa Final da dec. de 1960 ao final da década de 1970; “Os quantitativos confiaram demais no computador, perdendo a importância que é dada à origem da informação” Fonte: EVANGELISTA (2007)

Pedro Pinchas Geiger (breve currículo) - FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA 1 – Graduado em Geografia pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 1943. 2 – Especialista em Geografia pela Universidade de Grenoble, em 1947.. 3 - Doutor em Geografia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, 1970. ATIVIDADES PROFISSIONAIS IBGE: 1942 a 1984 1 – Professor em várias universidades pelo mundo: (a) Columbia University (1969) (b) University of Toronto (1973) © Univsersidade Sorbonne (1976) (d) University of Texas (1984-1995) (e) UFRJ (1994-1995) Áreas de atuação: Geografia Urbana, Regionalização, Análise Regional

Pressupostos da proposta do prof. Pedro Pinchas Geiger Processo histórico de formação do território brasileiro Regiões: semelhanças históricas, econômicas e culturais → complexos regionais Centro-Sul (MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS e parte de GO e MT) Nordeste (PI, CE, RN, PB, PE, SE, AL, BA, parte do MA e norte de MG) Amazônia (PA, AP, AM, RR, AC, RO, parte do MT, de GO e do MA)

As regiões geo-econômicas de Pedro Pinchas Geiger frente a divisão regional de Lobato Corrêa 1. Amazônia 2. Centro-Sul 3. Nordeste Fonte: SILVA, Simone Afonso, 2010.

Fundamentos “...a regionalização decorre do fato de que, em qualquer forma de organização, estabelece-se um núcleo e uma periferia com interação. Verifica-se que no espaço pode resultar, desta interação, a criação de novos núcleos na periferia, em geral de hierarquia inferior ao primeiro; evolui-se, portanto, para um sistema hierarquizado de núcleos e periferias.” (Geiger, 1970 apud Bezzi, 1999)

Região Centro-Sul Região economicamente mais dinâmica Principal destino de migrantes do país Região mais industrializada Agricultura de exportação

Região Nordeste Região mais pobre do país Indicadores sociais ruins Concentração populacional na faixa litorânea Riqueza cultural

Amazônia Baixa densidade demográfica/vazios demográficos Concentração populacional em Manaus e Belém Economia baseada no extrativismo Destaque para a industrialização no PIM

O IBGE e a divisão regional oficial do Brasil

O IBGE e a divisão regional oficial do Brasil - antecedentes Nasce em 1934, sob a designação de Instituto Nacional de Estatística; Começa a funcionar a partir de 1936 e tem seu nome alterado para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1938. Contexto histórico: governo ditatorial de Getúlio Vargas (1930-1945); planejamento territorial e integração nacional como fundamentos.

Divisões regionais do Brasil segundo o IBGE Ao longo de sua existência, o IBGE adotou 7 divisões regionais do Brasil, a última delas (1990) resultante da criação de Tocantins e de sua inserção na Região Norte; Divisões regionais anteriores: 1940, 1945, 1950, 1969, 1970, 1980.

O IBGE e a atual divisão regional do Brasil Pós 1989

Pressupostos da divisão regional oficial “ ..a Divisão Regional do Brasil decorre de um conjunto de determinações econômicas, sociais e políticas que dizem respeito à totalidade da organização do espaço nacional, referendado no caso brasileiro pela forma desigual como vem se processando o desenvolvimento das forças produtivas em suas interações com o quadro natural.” “Sem deixar de lado as partes constitutivas da referida totalidade, a Divisão Regional em macrorregiões enfatiza - a partir de uma perspectiva histórico-espacial - a divisão inter-regional da produção no País, a par da internacionalização do capital havida pós-60...” (IBGE, 2010, Adaptado)

Aplicabilidade da divisão regional oficial elaboração de políticas públicas; subsídio ao sistema de decisões quanto à localização de atividades econômicas, sociais e tributárias; subsídio ao planejamento, estudos e identificação das estruturas espaciais de regiões metropolitanas e outras formas de aglomerações urbanas e rurais. (IBGE, 2010)

Propostas alternativas à divisão oficial Fonte: CAZZOLATO, J. D. (2007)

Proposta 2 Fonte: CAZZOLATO, J. D. (2007)

Referências Bibliográficas BEZZI, Meri Lourdes. Região: uma revisão historiográfica – da gênese aos novos paradigmas. 1999. (Tese) Doutorado em Geografia. UNESP. CAZZOLATO, José Donizete. As regiões brasileiras pós-Tocantins: ensaio para um novo arranjo.Disponível em: http://www.centrodametropole.org.br/pdf/2007/RegioesDonizete.pdf. CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. RJ: Bertrand Brasil, 2001. SILVA, Simone Afonso da. Regionalizações do espaço brasileiro. Trabalho de Graduação Individual, 2010.