Grafite Sim! Pichação Não!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Urbana.
Advertisements

A URBANIZAÇÃO ANTONIA A.PORTELA.
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
I- Concepção de Educação
O Plano de Ação Curricular na Escola
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
MOVIMENTO HIP HOP.
PINTURA MURAL.
O QUE SABER.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
O RITO DA PRIMAVERA VISÕES DA NATUREZA NA ARTE MODERNISTA.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
O conteúdo.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR UM PROGRAMA QUE ESTIMULA AS HABILIDADES DE PENSAMENTO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SER CUIDADOSO, CRÍTICO, CRIATIVO NA ARTE DE PENSAR.
Currículo /Educação Física
Rotina na Alfabetização:
BANDA DESENHADA!... EDUCAÇÃO VISUAL e TECNOLÓGICA – Prof.ªs Isabel Santos e Julieta Costa - ANO LECTIVO
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
Precisa de um pintor? Contrate esse sujeito! Antes: Fachada comum em argamassa.
Brincando e aprendendo a viver
Arte na rua Trabalho realizado por: Sara Galego Tatiana Gouveia.
Movimento Hip Hop.
A Logomarca.
CULTURA JURIDICA.
ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA ANTÓNIO ARROIO
Metodologia do Ensino de Arte
Como fazer a leitura de obra de arte?
Biografia: João Pequeno atualmente mora no Porto, é cantor, compositor e produtor. O seu estilo de música é o Hip Hop. A música que apresento foi lançada.
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Mapa dos Territórios da Arte
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Tendências da Linguagem Publicitária
Ponto de partida Capítulo 3
Diverte-te com Hip-Hop
Curiosidades do Hip Hop - Dança
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco
Entre muros: que corpos são estes na sala de aula? Reflexões sobre sujeitos da educação a partir da dança Introdução A partir do PIBID-Dança, encontramos,
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
6. Uma comunidade adoradora
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Crônica.
Redação UNESP CASDVest 2013.
A Ubuntu é uma rede colaborativa de
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
BANDA DESENHADA!....
F UNÇÃO DA ARTE. A arte é uma área do conhecimento humano que possui infinitas funções. Sua definição está sempre se transformando dependendo da época.
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:
MOSAICOS ARTE BIZANTINA Disciplina: Metodologia do ensino de Arte
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
A arte dos grafiteiros © João Vieira Grafite, é o nome dado às inscrições feitas em paredes. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho.
Vandalismo  Vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
PICHAÇÃO E GRAFITE.
Prof. Artur Matuck Gabriela Nakano Juliana Harami Renata Cristina Raony Iaconis.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
TESTANDO O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente.
Transcrição da apresentação:

Grafite Sim! Pichação Não! Cidade e Cultura Grafite Sim! Pichação Não!

Índice Pichação Grafite Vamos pensar sobre Grafite Pichação

Pichação A pichação é uma prática que interfere no espaço, muitas vezes desagradando os que são alvos de comentários, donos de paredes brancas, muros de estabelecimentos etc. A pichação subverte valores, é espontânea, efêmera e gratuita. Prática que tem como sua base as letras e formas diferentes que podem significar : protestos políticos, xingamentos aos que irão ler o que está no muro, protesto de gangs, simples vontade de sujar o espaço alheio entre outras coisas. Foto

Grafite O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo. Foto

Vamos pensar sobre: O grafite, em princípio, é bem mais elaborado e de maior interesse estético, sendo socialmente aceito como forma de expressão artística contemporânea, respeitado e mesmo estimulado pelo Poder Público

Vamos pensar sobre: A pichação é considerada essencialmente transgressiva, predatória, visualmente agressiva, contribuindo para a degradação da paisagem urbana - enfim, mero vandalismo desprovido de valor artístico ou comunicativo, feita em locais proibidos e à noite, em operações rápidas, sendo tratada como ataque ao patrimônio público ou privado, e portanto o seu autor está sujeito a prisão e multa.