CAPÍTULO 24: CHINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JAPÃO.
Advertisements

CHINA.
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
(UFMS ) - A economia chinesa tem crescido em ritmo acelerado nas últimas décadas. O surto econômico da China tem-se baseado na produção de artigos.
Subdesenvolvimento.
Movimentos Internacionais de Fatores
CHINA.
China O Dragão do Século XXI
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
A SEGUNDA ECONOMIA DO MUNDO
MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA BRASILEIRA CAPÍTULO 17, p. 222
CHINA.
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FORMAÇÃO DA METROPOLE DE SÃO PAULO
2 - A REVOLUÇÃO CHINESA (1949):
Políticas Mundiais: Os BRIC’s
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
CHINA.
Países socialistas: URSS e China
MURO DE BERLIM – 1961 a 1989 Em 1961, a URSS autoriza a construção do muro, isolando a parte ocidental da cidade do resto da Alemanha Oriental.
A atividade agrícola e o espaço agrário
Revolução Chinesa Revolução Chinesa Webster Pinheiro Webster Pinheiro.
CHINA: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DE SUA ECONOMIA
Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta
Agricultura e Atividade Industrial
A NOVA CHINA.
Capítulo 22 – Os países emergentes
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
Geografia GERAL e geopolítica
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
Revisão para trabalho de cartografia e África
Correção das Atividades do Livro China
Revisão 7ª série.
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
LESTE ASIÁTICO Os Tigres asiáticos: Japão
Um dos mercados mais estáveis e ricos do mundo. Gera aproximadamente um terço da renda global. Contém 23 países e população de aprox. 460 milhões. Renda.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
CHINA.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
China: Um universo dentro do mundo
ÍNDIA.
Japão e Tigres asiáticos
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
Situação demográfica e social da
TIGRES ASIÁTICOS Prof. Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Revisão: CHINA.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
Revisão Cap. 41 e 42.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Crise global, fragilidades competitivas da Industria Brasileira e a ameaça Chinesa.
 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab);  “Política do filho único” imposto no final da década de 70;  Desproporção.
1960: China e URSS rompem relações
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
CHINA. MURALHAS DA CHINA Construída em 220 A.c – Km Evitar invasão dos povos nômades do norte (Mongóis).
DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA.
China: a potência do século XXI
Tigres Asiáticos Geografia Geral Prof. Sérgio Nart.
ASPECTOS SOCIOECONOMICOS ASPECTOS NATURAIS
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 24: CHINA

ASPECTOS FÍSICOS Planícies no leste e nordeste; Montanhas no norte e noroeste; Desertos no norte e oeste; Zona de convergência tectônica; Mapa página 350.

POPULAÇAO CHINESA 1,3 bilhões de habitantes; Politica antinatalidade (filha único); Majoritariamente rural; IDH médio; Tabela pág. 352

POPULAÇÃO

China pós 1949 Em 1949 com Mao Tsé-Tung nasce a China comunista; Segue a linha do socialismo soviético (estatizante e autoritário); O Grande Salto: 20 milhões de mortos; 1966: Revolução Cultural: o Livro Vermelho de Mao; A partir de 1970: potência armamentista e retomada do lugar na ONU. 1976: morte de Mao e fim da Revolução.

China pós Mao Tsé-Tung Em 1978 Deng Xiaoping (vice de Mao) assume o poder e coloca em prática as 4 modernizações (indústria, ciência, militar e agricultura); Cria as ZEE’s (Zonas Econômicas Especiais); Reaproximação dos EUA e criação do socialismo de mercado.

Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping

As ZEE chinesas

ZONAS ECONÔMICAS ESPECIAIS E SOCIALISMO MERCADO SOCIALISMO DE MERCADO Modelo onde a política é socialista e a economia é capitalista Localizadas no litoral; Apresentam incentivo fiscal, recebem multinacionais; Oferecem mão de obra barata e numerosa, Leis trabalhistas flexíveis.

AGRICULTURA E MINERAÇÃO CHINESA Ocupa 43% da mão-de-obra; É estrategicamente necessária para abastecimento e reduzir pressão urbana; O solo é rico em recursos minerais; O crescimento econômico supera a oferta de minerais.

Espaço industrial

A economia que mais cresce Analise os grafic0s da página 362; Faça os exercícios Trabalhando com gráficos da página 363.

PROBLEMAS GEOPOLÍTICOS Tibete; Caxemira; Ilhas Spratly.

China hoje O consumo interno chinês está crescendo o dobro do que cresce o PIB. Elevou-se nada menos que 18,1%. Velocidade da inclusão. Embora venha incorporando anualmente em torno de 30 milhões de habitantes ao mercado de trabalho (e também ao de consumo), a China ainda tem cerca de 400 milhões de cidadãos excluídos. Um crescimento mais baixo da economia chinesa implicará uma redução da velocidade da incorporação dessas pessoas.

China e Brasil Maior importador de minério e soja do Brasil; No 1º semestre 2012 exportamos 21,1 bilhões e importamos 16,0 bilhões = saldo + 5,1bilhões; Por outro lado importamos bens manufaturados acabados, melhor para a China;

China no futuro Urbanização: em 2030 cerca de 1 bilhão de chineses viverá em área urbana; haverá 219 cidades com mais de 1 milhão de habitantes e 24 com mais de 5 milhões. excesso de mão de obra responsável por 26% do crescimento econômico no período de 1965 a 2005 não estará disponível nos mesmos níveis. O envelhecimento da população criará desafios para a economia. A proporção atual de 10% de habitantes com mais de 65 anos alcançará 20% em 2025. A resposta à redução da oferta de mão de obra exigirá aumento da produtividade por meio de investimentos em educação. *O poder politico será mantido no regime ditador? *As influências ocidentais de “liberdade” podem contaminar os chineses? *A China vai de fato dominar o poder político e econômico global? *A qualidade das mercadorias Made in China será a mesma?