DESPEDIDAS DE BELÉM RESUMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS LUSÍADAS.
Advertisements

Trabalho de Literatura..
- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
VAMOS À CEIA DE JESUS Sabem donde vem a Missa que celebramos todos os domingos? Vejamos com algumas imagens.
Trabalho De Literatura Canto I e II Alunos:Everton,Luiz,Maycon
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
Da casa de Juquita fomos até a casa do Rei e da Rainha que repassaram a coroa no último ano, que fica na Rua Argina Silvino. Estes dois são genro e filha.
Como passar pelas tempestades da vida
Eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
Muito pesado é o meu espírito quero cancelar E eu em urrando contra a conformidade, mentindo Enquanto em meu redor me ditavam como agir e pensar Pode.
Rolagem automática dos slides...
ROSAS VERMELHAS Por:
Prof. Júnior Oliveira.
O DESCOBRIMENTO DO BRASIL Professor Ulisses Mauro Lima
CAMÕES LÍRICO Camões desenvolveu sua poesia lírica em dois estilos diferentes: 1) Clássico - utiliza-se das características próprias do Classicismo, tais.
A descoberta do caminho marítimo para a Índia
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XXI IGREJA VIVA. As coisas do mundo espiritual precisam ser destemidamente proclamadas por toda terra, do alto dos telhados,
Uma oração para você Devolva-me após ler, tá?
Viagem Verdade é que a vida depende de mim?
Carta de um bebê para sua mãe
A Viagem de Cabral.
o capitão do navio disse
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
Maria, Mãe de Misericórdia
Oitavo dia Novena a Nossa Senhora do Carmo.
Nossa Senhora das Lágrimas
Quarto dia Novena a Nossa Senhora do Carmo.
Maria a Bem-Aventurada
ESCUTATÓRIA Do genial Rubem Alves, lá das Minas Gerais...
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
FÓRMULAS ESTILÍSTICAS
E eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
Uma história do oriente
Tecle enter para mudar o slide.
Lembra do Pastor que chutou Nossa Sra. APARECIDA? Você se lembra do pastor Sérgio Von Helder? Para refrescar a sua memória: Você se lembra do pastor.
Os Lusíadas A história de uma viagem....
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XI Fatos pequenos, mas muito significativos.
o capitão do navio disse
Tudo Vem Num Momento Certo
Seja BEM-VINDO Obrigado Por estar aqui neste Ministério! Deus tem muitas bênçãos pra Você!!! 2.
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, os nossos corações estão cheios de confiança em vós, por esse nome que tendes, ei-nos, pois aos vossos pés.
A epopeia Os Lusíadas.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Vencendo a Tentação Lucas 4:1-13 Pr. Azevedo 17/01/2010.
7ª Carta à igreja de laodiceia
Verdadeiro ou falso? Entrar
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
136 – “ESTUDO BÍBLICO” EIS, SAMUEL OUVIU PALAVRAS DE FAVOR, E MUITO SE ADMIROU, OUVINDO O CRIADOR! QUE DITA, SE JESUS ASSIM VIESSE-ME ENSINAR A MIM! 1/5.
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Era filha de André II, rei da Hungria, tendo nascido no ano Ainda muito jovem foi dada em matrimônio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve.
Professora Sirlene Kolb
Mulheres no Discipulado
Magnificat.
Ei galerinha... Eu to morrendo de sds de todo mundo.. E isso é na vdd um problema pra vcs, na vdd acho q o maior problema de todos vcs é a minha máq fotográfica.
Lusíadas em Prosa Canto VI Cláudia Monteiro nº9 Daniela Oliveira nº10
Carta de um bebê para sua mamãe...
Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando.
Luís, o Poeta, Salva a Nado o Poema
O que acontece entretanto?
Renuncie a si mesmo! Maria Santíssima não teve ilusões. Na Anunciação, uma vez aceito o convite para ser Mãe do Salvador prometido, ficou só, com as.
Com som. “ enter” Tecle “ enter” para mudar o slide.
Orações subordinadas adjetivas
QUER DEITADO, OU QUER ANDANDO, SABES TODOS OS MEUS PASSOS.
Deu Medo Leandro & Leonardo. Deu Medo Leandro & Leonardo.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Consílio dos Deuses no Olimpo In “Os Lusíadas” Luis Vaz de Camões.
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
Transcrição da apresentação:

DESPEDIDAS DE BELÉM RESUMO

DESPEDIDAS DE BELÉM O capitão Vasco da Gama relata ao rei de Melinde a partida das Naus do porto de Lisboa.

DESPEDIDAS DE BELÉM Os nautas são remunerados pelo rei D. Manuel, antes de partirem. Este estimula-os material e espiritualmente. Na praia do Restelo, as naus estão prontas para a partida e os nautas cheios de vontade. Tudo parece indicar uma viagem magnífica e bem sucedida.

DESPEDIDAS DE BELÉM Os marinheiros fazem uma última visita à capela de Santa Maria de Belém. Aí, pedem protecção a Deus para tão longa e arriscada viagem. Depois, em procissão, dirigem-se até aos batéis acompanhados por muitos religiosos.

DESPEDIDAS DE BELÉM Na praia, imensas pessoas aguardam a partida das naus, sobretudo os familiares mais próximos (mães, esposas, irmãs), que receiam pela vida dos parentes queridos que partem.

DESPEDIDAS DE BELÉM Os nautas embarcam sem as despedidas do costume, para que não fiquem deprimidos ou mudem os seus intentos.

Nota importante 1ª. Alguém narra as despedidas, ou a partida das naus: Vasco da Gama. Ele identifica-se na estância 84: “...a gente marítima e a de Marte Estão pera seguir-me a toda parte.” O pronome pessoal me = Vasco da Gama, pois é ele que comanda a frota. Ele é narrador participante e participa como personagem principal. Portanto narrador autodiegético. Outros exemplos do uso da 1ª. Pessoa: Est. 86: “Aparelhámos a alma pera morte...” “Implorámos favor que nos guiasse, E que nossos começos aspirasse. ” Est. 87: “Partimo-nos...”

Recursos estilísticos A Perífrase Consiste em dizer por muitas palavras o que poderia ser dito simplesmente por algumas ou alguma. Exemplo: “Partimo-nos assi do Santo Templo Que nas praias do mar está assentado, Que do nome tem da terra,pera exemplo, Donde Deus foi em carne ao mundo dado.”

Recursos estilísticos A Metonímia É a substituição do sentido de uma palavra ou expressão por outro sentido, havendo entre eles uma reacção lógica. Exemplo: “o salgado Neptuno” por Mar.