Capítulo 4 - Russell e Norvig

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Artificial
Advertisements

Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Resolução por algoritmos de Busca
Busca Otimizada Subida da Encosta (Hill Climbing)
Busca com Informação Busca com informação Busca Gulosa Busca A*
Disciplina: Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Metaheurísticas Prof. Aurora Pozo Departamento de Informática Universidade Federal do Paraná
Busca informada (heurística) Parte 2
Agentes Resolvedores de problemas II. SI Tipos de Busca Desinformada Busca em Largura (ou extensão) Busca por Custo Uniforme Busca em Profundidade.
1 Inventando Funções Heurísticas Como escolher uma boa função heurística h? h depende de cada problema particular. h deve ser admissível não superestimar.
1 Busca Heurística - Informada Estratégias de Busca Exaustiva (Cega) encontram soluções para problemas pela geração sistemática de novos estados, que são.
Busca Online Alexandra Barros Geber Ramalho. Busca Offine x Busca Online Busca Offline (ou planejamento clássico) –Computa a solução (do estado inicial.
Busca Heurística - Informada
Busca Cega (Exaustiva)
Busca Heurística - Informada
Inventando Funções Heurísticas
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Solução de problemas por meio de busca
Busca com informação e exploração
Busca A*: exemplo.
Capítulo 3 - Russell e Norvig
Missionários e Canibais
JOGO DOS OITO A* e IDA*.
Buscando Soluções Busca Heurística.
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial Busca.
Estratégias de Busca com informação e exploração
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
Resolução de problemas por meio de busca
Busca com informação e exploração
Introdução e Busca Cega
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Heurística (Informada)
Disciplina: Métodos de Computação Inteligente – 1
Introdução aos Agentes Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização) Flávia Barros.
Busca Cega (Exaustiva) e Heurística
Busca sem Informação Álvaro Vinícius “Degas”
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Inventando Funções Heurísticas Flávia Barros.
Resolução de Problemas de Busca
Busca com Informação e Exploração “Busca heurística”
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Resolução de Problemas de Busca Flávia Barros.
Jacques Robin Humberto César Brandão de Oliveira
Busca com Informação e Exploração “Busca heurística”
Inventando Funções Heurísticas
Busca Heurística - Informada
Disciplina: Inteligência Artificial Universidade de Itaúna
Busca em Espaço de Estados Parte2 Algoritmos de Busca Cega
Ao final desta aula, a gente deve...
Resolução de Problemas de Busca Agentes Baseados em Objetivo
1 Sistemas Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização) Flávia Barros.
Sistemas Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização)
Busca Cega (Exaustiva) e Heurística
Estratégias Busca Heurística (Informada)
Sistemas Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
Busca Heurística Prof. Valmir Macário Filho. 2 Busca com informação e exploração Capítulo 4 – Russell & Norvig Seção 4.1 Estratégias de Busca Exaustiva.
Busca com informação e exploração - Busca Heurística Jeneffer Ferreira Lázaro .: Capitulo 4 -
DSI – Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes
Transcrição da apresentação:

Capítulo 4 - Russell e Norvig Busca Informada Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Revisão - Busca Genérica Uma estratégia é definida pela ordem de expansão dos nós. Busca pela Melhor Escolha Idéia : usar uma função de avaliação para cada nó  expande o nó mais ‘desejável’. Implementação : Queueing-FN = incluir sucessores em ordem decrescente de ‘desejabilidade’. Casos Especiais : busca gulosa e busca A*. function General-Search(problem, Queuing-FN) returns solução ou falha nodes  Make-Queue(Make-Node(Initial-State[problem])) loop do if nodes é vazio then return falha. node  Remove-Front(nodes) if Goal-Test[ problem] aplicado ao State(node) é bem sucedido then return node node  Queuing-FN(nodes, Expand(node, Operators[problem])) end Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Inteligência Artificial - João C. P. da Silva Busca Gulosa Função de Avaliação h(n) (heurística) = estimativa do custo de n até objetivo. hSLD(n) = distância em linha reta de n até Bucareste. A busca gulosa expande o nó que parece mais próximo do objetivo. Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Propriedades da Busca Gulosa - Completa : Não, pode ficar em loop (Iasi  Neamt  Iasi  Neamt ). Completa para espaço finito com verificação de estados repetidos. - Tempo : O(bm) , mas uma boa heurística pode melhorar muito. - Espaço : O(bm) , i.e. mantém todos os nós na memória. - Ótima : Não. Busca A* Idéia : evitar expandir caminhos que já estão caros. Função de Avaliação : f(n) = g(n) + h(n), onde : g(n) = custo para chegar a n h(n) = custo estimado de n até objetivo. f(n) = custo total estimado do caminho mais barato até objetivo e que passa por n. Exemplo Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Inteligência Artificial - João C. P. da Silva Busca A* Utiliza uma heurística admissível, i.e., h(n)  h*(n), onde h*(n) é o custo real a partir de n. hSLD(n) nunca superestima a distância real da estrada. Teorema : A busca A* é ótima. Prova Padrão : Suponha que algum objetivo sub-ótimo G2 foi gerado e está na lista. Seja n um nó não-expandido em um caminho mais curto para um objetivo ótimo G. f(G2) = g(G2) , pois h(G2) = 0 > g(G) , pois G2 é sub-ótimo  f(n) , pois h é admissível Como f(G2) > f(n) , A* nunca escolherá G2 para expansão. Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Inteligência Artificial - João C. P. da Silva Busca A* Observe que o custo de f nunca decresce. Ocorre para quase todas as heurísticas admissíveis. Monotonicidade. Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Inteligência Artificial - João C. P. da Silva Busca A* Teorema : A busca A* é ótima. Prova : Lema : A* expande os nós em ordem crescente do valor de f. Gradualmente acrescente “f-contornos” dos nós (como busca em largura acrescenta níveis). Contorno i possui todos os nós com f = fi , onde fi < fi+1 Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Propriedades da Busca A* Prova do Lema : Pathmax Para alguma heurística admissível, f pode decrescer ao longo do caminho. Suponha n’ é um sucessor de n : Mas perdemos informação : f(n) = 9  custo real de um caminho através de n é  9, donde o custo real de um caminho através de n’ é também  9. Modificação ‘pathmax’ para A* : ao invés de f(n’) = g(n’) + h(n’), use f(n’) = max (g(n’) + h(n’), f(n)). Com ‘pathmax’, f é sempre não-decrescente ao longo do caminho. Propriedades da Busca A* - Completa : Sim, a menos que exista um número infinito de nós com f  f(G). - Tempo : Exponencial (muitos nós no contorno). - Espaço : Mantém todos os nós na memória. - Ótima : Sim, não expande fi+1 até que fi esteja terminado. Inteligência Artificial - João C. P. da Silva