Capítulo 3 - Russell e Norvig

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Transcrição da apresentação:

Capítulo 3 - Russell e Norvig Resolução de Problemas através de Busca Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Inteligência Artificial - João C. P. da Silva Exemplo - Viagem Férias na Romênia : atualmente em Arad. Vôo de volta parte amanhã de Bucareste. Formulação do Objetivo : estar em Bucareste. Formulação do Problema : estados - várias cidades ; operadores : dirigir de um lugar para outro. Encontrar Solução : Seqüência de cidades Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Algoritmos de Busca - Descrição Informal Idéia Básica : exploração simulada do espaço de estados através da geração dos sucessores de estados já expandidos. function General-Search(problem, strategy) returns solução ou falha inicialize a árvore de busca usando o estado inicial do problema loop do if não existe candidato para expansão then return falha. Escolha um nó folha para expansão de acordo com strategy if o nó contém um estado objetivo then return a solução correspondente else expanda o nó e acrescente os nós resultantes na árvore de busca end Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Implementação dos Algoritmos de Busca Make-Queue(Elements) : cria uma fila com elementos dados. Remove-Front(Queue) : remove o elemento no início da fila e o retorna. Queuing-FN(Elements, Queue) : insere um conjunto de elementos na fila. Diferentes variedades desta função geram algoritmos de bucas diferentes. function General-Search(problem, Queuing-FN) returns solução ou falha nodes  Make-Queue(Make-Node(Initial-State[problem])) loop do if nodes é vazio then return falha. node  Remove-Front(nodes) if Goal-Test[ problem] aplicado ao State(node) é bem sucedido then return node node  Queuing-FN(nodes, Expand(node, Operators[problem])) end Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Implementação dos Algoritmos de Busca Um estado é uma representação de uma configuração física. Um nó é uma estrutura de dados que constitui parte da árvore de busca pai, filhos,profundidade, custo do caminho g(x) A função Expand cria novos nós e utiliza Operadores do problema para criar os estados correspondentes. Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Estratégias de Busca Não-Informadas Uma estratégia é definida através da ordem de expansão dos nós. São avaliadas através : - completude : ela sempre encontra uma solução se alguma existir ? - complexidade de tempo : número de nós gerados/expandidos. - complexidade de espaço : número máximo de nós na memória. - Solução Ótima : sempre encontra o caminho de menor custo ? As complexidades de tempo e espaço são medidas em termos de : - b : fator de ramificação máximo da árvore de busca. - d : profundidade da solução de menor custo. - m : profundidade máxima do espaço de estados (pode ser ). Estratégias de Busca Não-Informadas Utilizam somente informações disponíveis na definição do problema. Exemplos : Largura, Custo-Uniforme, Profundidade, Profundidade-Limitada, Profundidade Iterativa, Bidirecional. Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Propriedades da Busca em Largura Expande o nó ainda não expandido de menor profundidade. Implementação : Coloque os nós sucessores no final da fila. Exemplos Propriedades da Busca em Largura - Completa : Sim (se b é finito). - Tempo : 1 + b + b2 + b3 + … + bd = O(bd) , i.e. exponencial em d. - Espaço : O(bd) , i.e. mantém todos os nós na memória. - Ótima : Sim (se custo = 1 por passo). Espaço é o grande problema. Supor b = 10, 1000 nós/seg, 100 bytes/nó : Prof. 0  1 nó  1 miliseg.  100 bytes Prof. 4  11.111 nós  11 seg.  1 megabytes Prof. 8  108 nós  31 horas  11 gigabytes Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Busca de Custo-Uniforme Expande o nó ainda não expandido com menor custo. Implementação : Coloque os nós sucessores em uma lista ordenada (crescente) com relação ao custo do caminho. Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Propriedades da Busca de Custo-Uniforme - Completa : Sim. - Tempo : # de nós com g menor ou igual ao custo da solução ótima. - Espaço : # de nós com g menor ou igual ao custo da solução ótima. - Ótima : Se g(sucessor(n))  g(n), i.e., se o custo de um caminho nunca decresce. Se todo operador tem custo não-negativo, então busca pode encontrar o caminho mais barato sem percorrer toda a árvore. Busca em Profundidade Expande o nó ainda não expandido de maior profundidade. Implementação : Coloque os nós sucessores no topo de uma pilha. Exemplos A busca em profundidade pode percorrer ciclos infinitos. Precisa de um espaço de estados finito não-cíclico (ou uma verificação de estdos repetidos). Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Propriedades da Busca em Profundidade - Completa : Não : falha em espaços com profundidade infinita, espaços com loops. Modificação para evitar estados repetidos ao longo do caminho  completa em espaços finitos. - Tempo : O(bm) - Espaço : O(bm), i.e. linear no espaço. - Ótima : Não. Busca em Profundidade Limitada = Busca em Profundidade com limite de profundidade l. Implementação : nós com profundidade l não possuem sucessores. Inteligência Artificial - João C. P. da Silva

Evitando Estados Repetidos Não retornar ao estado de onde estamos vindo. A função de expansão não gera nenhum sucessor de um nó que seja seu pai. Não criar caminhos com ciclos. A função de expansão não gera nenhum sucessor de um nó que seja seu ancestral. Não gera qualquer estado que já foi gerado antes. Todos os estados precisam estar armazenados. Inteligência Artificial - João C. P. da Silva