Prof. Celso e-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Wh” Questions Perguntas com “Wh”
Advertisements

RELATIVE CLAUSE / RELATIVE PRONOUNS
Reported Speech or Indirect Speech
Indirect Speech By Laecio Miranda.
Complemento Nominal e Adjunto Adnominal
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Sistemas Operacionais
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
Processos de separação de misturas PROF. BETO
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
REVISÃO PARA OS EXAMES FINAIS
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Análise Sintática das Orações Entre Si
Fazendo Slides no Power Point
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Ferramentas de manejo de informação – As alegações
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
CLASSES   DE  PALAVRAS.
PRONOME Pronome é a classe de palavras que acompanha ou substitui o substantivo.
CFCs José RafaelRA: LívioRA: MuriloRA: Vinícius Araújo RA:
BERKELEY E O IMATERIALISMO
SENTIDOS FREGEANOS COMO REGRAS COGNITIVAS
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Aula II A tutela cautelar.. Onde encontrar? CPC – arts. 796 a 889.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo XI Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
Jesus, a plena manifestação da graça de Deus
O que são os Dons Espirituais
Termo da oração que informa algo sobre o sujeito.
São orações sintaticamente independentes.
PRONOMES Palavra que substitui o substantivo ou acompanha o substantivo, determinando a significação dele.
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
5W1H.
Sepultamento de São José. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
São José morreu de amor. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
EEL170 COMPUTAÇÃO I Antonio Cláudio Gómez de Sousa 5a série de slides Versão 26/04/2012.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Sistemas Lineares Parte 2
Recursividade Estrutura de Dados.
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
Principais Modelos Discretos Josemar Rodrigues AULA:
Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2011
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
THE PRESENT CONTINUOUS TENSE (presente contínuo)
THE SIMPLE PRESENT TENSE As orações abaixo estão no simple present tense, um tempo para expressar ações habituais no presente. I GO to school every.
Juliane Roitmam Renata Roberto
Refere-se a pessoas em situações formais
DISCURSO DIRETO E INDIRETO
Verb to have Present tense Negative.
Gerúndios Prof. Silvino Sieben.
English Classes Relative Pronouns.
Unit 22 Relative Clauses and Pronouns.
Relações Sintáticas. Prof. Fernando Lira.
Transcrição da apresentação:

Prof. Celso e-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática

Temos Ligados ao Nome (TLN’s) -> Na última aula, aprendemos os termos ligados ao verbo (TLV’s). Eles eram 4: Objeto Direto Objeto Indireto Adjunto Adverbial Agente da Passiva

Hoje: faremos a análise sintática dos outros termos da oração. Enquanto, na aula passada, os termos se relacionavam com o Verbo da oração, os termos a serem estudados hoje relacionam-se aos Nomes, ou seja, a palavras como substantivos, pronomes e adjetivos. Os TLN’s também são 4, assim como os TLV’s.

Os TLN’s: Adjunto Adnominal Predicativo (do sujeito/do objeto) Complemento Nominal Aposto Com relação a essas funções sintáticas, trataremos apenas das dificuldades mais comuns:

I - Adjunto Adnominal X Predicativo do Sujeito/do Objeto Essas duas funções sintáticas ligadas ao nome são facilmente confundidas quando atribuem qualidade ao nome a que se associam. Para não as confundir, é bom lembrar que: 1- a) O adjunto adnominal atribui ao nome uma qualidade permanente inerente a ele, própria dele, que ele tem independentemente da ação verbal. b) O predicativo atribui ao nome uma qualidade momentânea, passageira, que ele tem apenas no momento em que pratica ou sofre a ação verbal.

Compare as orações abaixo: I- A minha vizinha belíssima atravessou a sala. II- A minha vizinha atravessou belíssima a sala. Em qual das duas há Predicativo do Sujeito e em qual há Adjunto Adnominal? -> Na I ocorre AdAdn, pois é atribuída uma qualidade permanente ao substantivo vizinha, enquanto na II a qualidade é provisória, depende da ação verbal, sendo assim PS.

2- a) o adjunto adnominal tem menor mobilidade dentro da frase; b) o predicativo tem maior mobilidade dentro da frase. Compare as orações seguintes: A minha vizinha belíssima atravessou a sala. (AdAdn) Belíssima, a minha vizinha atravessou a sala.(PS) A minha vizinha, belíssima, atravessou a sala.(PS) A minha vizinha atravessou a sala, belíssima.(PS)

Liga-se a Substantivos Liga-se a substantivos, ADJETIVOS e ADVÉRBIOS II – Adjunto Adnominal X Complemento Nominal Para não confundir essas duas funções sintáticas ligadas ao nome, é bom guardar as diferenças abaixo: Adjunto Adnominal Complemento Nominal Liga-se a Substantivos Liga-se a substantivos, ADJETIVOS e ADVÉRBIOS COM ou SEM preposição COM preposição NUNCA é o PACIENTE/ALVO da ação contida no nome SEMPRE é o PACIENTE/ALVO da ação contida no nome (quando está ligado ao substantivo).

Exemplos: A invasão dos sem-terra ainda assusta a sociedade (subst.) (São os sem-terra que invadem = agente da ação -> Adjunto Adnominal) A invasão das terras ainda assusta a sociedade. (subst.) (as terras são invadidas = paciente/alvo -> Complemento Nominal) DICA: AdGENTE Adnominal Complemento NominALVO

José Rainha, líder do MST, foi baleado no Pontal do Paranapanema III – Aposto: as principais características desse termo ligado ao nome são: Geralmente vem separado do nome a que se liga por algum sinal de pontuação; Serve para esclarecer, explicar, identificar ou resumir o nome a que se refere. Exemplo: José Rainha, líder do MST, foi baleado no Pontal do Paranapanema Einstein, grande físico alemão, elaborou a Teoria da Relatividade.

Além destes termos citados, como dito no início, há o Vocativo. Por se tratar de um termo independente, ele não se relaciona nem com o Verbo, nem com o Nome. Tem um caráter exclamativo e tem como função chamar alguém ou algo personificado. Ex.: Meu Deus, o que faço agora? Venha cá, rapaz. Companheiros e companheiras, uni-vos!