Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÔNIA METRÓPOLE PROFESSOR IASBECK produtos manufaturados e escravos
Advertisements

A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
Unidade 9: A formação dos Reinos Ibéricos
“OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS”
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
ANTIGUIDADE Na Antiguidade, o Comércio Internacional pouco existia.Uma das civilizações mais antigas que se conhece é a egípcia. No Egito, o comércio exterior.
Independência do Brasil
A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
FORTALECIMENTO DO PODER DOS REIS Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
HISTÓRIA GERAL CAPÍTULOS 9 A 12 CAPÍTULOS 12 A 15.
3.1- Colônias no contexto mercantilista
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
MERCANTILISMO.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
CE_05.1_Surgimento e Características do Mercantilismo
CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte)
Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.
Absolutismo Doutrina ou regime político caracterizado pela concentração de poderes estatais nas mãos de uma só pessoa. Surge no século XVI para estabelecer.
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
1 - Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
- ECONOMIA NO ANTIGO REGIME -
Política econômica dos Estados nacionais europeus
Geografia Geral Prof. JORGE.
As Grandes Navegações Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Os mercantilistas ( ) Cenário histórico:
As etapas do Capitalismo
Visão História do Pensamento Econômico Esquemática das Escolas Econômicas MARX.
ESTADO MODERNO.
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
MUNDO DO TRABALHO.
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX - OS EUA NO SÉCULO XIX.
Antigo sistema Colonial
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Comercio, Empresa e Industria, sua História e Herança
Absolutismo e mercantilismo
Processo de formação do espaço capitalista
Absolutismo Revisão – 1ªEM.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
Professor Edley
CAPITALISMO.
Europa Moderna Prof.Pizzolatto.
Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Expansão marítima.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
Mercantilismo Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas económicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do.
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Aula 6 – Absolutismo e Mercantilismo
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
A Formação das Monarquias Nacionais
O Antigo Regime Europeu
Revolução Comercial Renascimento comercial e urbano, assim como o surgimento da burguesia, completaram o quadro de transformações do feudalismo. Grandes.
A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO
Expansão Marítima Européia
Economia no Antigo Regime
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
MERCANTILISMO – Aula 35. Com a Formação do Estado moderno, e rei tendo poder absoluto respaldado pela igreja católica, para proteger os interesses da.
 O mercantilismo foi uma doutrina económica vigente nos séculos XVI, XVII e XVIII segundo a qual a riqueza e o poderio de um país assentavam na quantidade.
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas.
Transcrição da apresentação:

Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.

O termo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776, a partir da palavra latina mercari, que significa "gerir um comércio", de mercadorias ou produtos. De início foi usado só por críticos como o próprio Smith.

Definição: Conjunto de regras e práticas econômicas adotadas pelo Estado Absolutista, era o Rei quem ditava as regras. Quando: 1500 a 1750. A Europa já vivia o fim do Feudalismo e da Idade Média. Onde: Vários países da Europa, principalmente POR, ESP, FRA e ING, comercializando com as colônias. Característica básica e fundamental: Intervenção do Estado na economia.

OS INTERESSADOS NA POLÍTICA MERCANTILISTA: OS ESTADOS ABSOLUTISTAS EUROPEUS: o acúmulo de capitais tornaria as monarquias mais fortes/ OS ADMINISTRADORES RÉGIOS: pessoas da confiança dos reis absolutistas, preocupados com seu prestígio particular junto as suas respectivas cortes e enriquecimento. OS MERCADORES: interesses nas disputas pelos monopólios comerciais;

OS COLONOS: migravam em busca de terra, riqueza e prestígio para iniciar nova vida; A IGREJA: pretendia conseguir mais fiéis catequizando os nativos indígenas; OUTROS GRUPOS FORAM ENVOLVIDOS SEM QUE TIVESSEM OPTADO: NATIVOS INDÍGENAS E NEGROS AFRICANOS: ambos os grupos foram forçados a trabalhar para os europeus. Como escravos no caso dos negros africanos e em regime ora como servos ora como escravos no caso dos indígenas.

Tipos de mercantilismo: • Metalismo ou bulionismo - quantificava a riqueza de acordo com a quantidade de metais preciosos possuídos. • Colbertismo ou mercantilismo industrial, que visava abastecer o mercado com produtos manufaturados e diminuir as importações de outros países europeus. • Mercantilismo Comercial e Marítimo – baseava-se na teoria de comprar barato e vender caro.

Espanha: Bulionismo – metalismo - prata e ouro da América. França: Colbertismo- manufaturas. Inglaterra: fortalecimento do Comércio- manufaturas e pirataria. Portugal: comércio com as Índias, agricultura e metalismo - Brasil. Alemanha: Kameralismo – Kamer – trigo. Holanda: comércio e manufaturas.

Tudo isso visava o fortalecimento do Estado. CARACTERÍSTICAS: Acúmulo de metais preciosos – Metalismo. Balança Comercial favorável - exportar o máximo Protecionismo - altas taxas alfandegárias. Estímulo às manufaturas, facilitava as importações de matérias-primas. Incentivo à expansão Marítima e os Monopólios Coloniais - pacto colonial, produção complementar. Incentivo à natalidade. Tudo isso visava o fortalecimento do Estado.

ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO Apóia os negócios burgueses Sustenta a nobreza ESTADO ABSOLUTISTA OBJETIVOS MERCANTILISMO MEIOS METALISMO: Entesouramento de metais preciosos. Protecionismo Colonialismo Fortalecimento do poder real. Pirataria Balança comercial favorável.

Conseqüência da política mercantilista: Desenvolvimento das metrópoles pela exploração de metais preciosos. Enriquecimento da burguesia européia. Aumento de matéria-prima ( vinda das colônias). Crescimento do mercado consumidor. Progresso das técnicas agrícolas.

O Mercantilismo facilitou o enriquecimento dos burgueses que mais tarde destruiria o Estado Absoluto e provocou a Acumulação Primitiva de Capitais que mais tarde provocaria na Europa a Revolução Industrial.