Integração entre objetos

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Transcrição da apresentação:

Integração entre objetos Criando objetos cooperadores 1.0

Um relógio digital © 2004 by Pearson Education

Abstração e modularização Abstração é a habilidade de ignorar detalhes sobre as partes para concentrar a atenção no nível mais alto de um problema. Modularização é o processo de dividir um todo em partes bem definidas, que podem ser construídas e examinadas separadamente e que interagem de uma maneira bem definida. © 2004 by Pearson Education

Modularização no exemplo do relógio Um mostrador de número de quatro dígitos? Ou um mostrador de número de dois dígitos? © 2004 by Pearson Education

Implementação — NumberDisplay public class NumberDisplay { private int limit; private int value; Construtor e métodos omitidos. } © 2004 by Pearson Education

Implementação — ClockDisplay public class ClockDisplay { private NumberDisplay hours; private NumberDisplay minutes; Construtor e métodos omitidos. } © 2004 by Pearson Education

Diagrama de objetos © 2004 by Pearson Education

Diagrama de classes © 2004 by Pearson Education

Tipos primitivos versus tipos de objeto (1) Lucrécia Freitas Ideal: Mari, observei que usamos tanto tipos de objetos quanto tipos objetos. Aqui, no caso, no miolo também está tipos de objetos, no título, mas aparecem os dois, ok? Como embaixo que está tipo objeto Tipos primitivos versus tipos de objeto (1) SomeObject obj; Tipo de objeto int i; tipo primitivo 32 © 2004 by Pearson Education

Tipos primitivos versus tipos de objetos (2) SomeObject a; SomeObject b; b = a; int a; int b; 32 32 © 2004 by Pearson Education

Código-fonte: NumberDisplay (1) public NumberDisplay(int rollOverLimit) { limit = rollOverLimit; value = 0; } public void increment() value = (value + 1) % limit; © 2004 by Pearson Education

Código-fonte: NumberDisplay (2) public String getDisplayValue() { if(value < 10) return "0" + value; else return "" + value; } © 2004 by Pearson Education

Objetos criando objetos (1) Lucrécia Freitas Ideal: Há outro slide com o mesmo título só que não após este. (slide 17) Objetos criando objetos (1) public class ClockDisplay { private NumberDisplay hours; private NumberDisplay minutes; private String displayString; public ClockDisplay() hours = new NumberDisplay(24); minutes = new NumberDisplay(60); updateDisplay(); } © 2004 by Pearson Education

Chamadas de método public void timeTick() { minutes.increment(); if(minutes.getValue() == 0) { // acaba de voltar a zero! hours.increment(); } updateDisplay(); © 2004 by Pearson Education

Método interno /** * Atualiza a string interna que * representa o mostrador. */ private void updateDisplay() { displayString = hours.getDisplayValue() + ":" + minutes.getDisplayValue(); } © 2004 by Pearson Education

Diagrama do objeto ClockDisplay © 2004 by Pearson Education

Objetos criando objetos (2) Na classe NumberDisplay: public NumberDisplay(int rollOverLimit); parâmetro formal Na classe ClockDisplay: hours = new NumberDisplay(24); parâmetro real © 2004 by Pearson Education

Chamadas de método (1) Chamadas de método interno updateDisplay(); … private void updateDisplay() Chamadas de método externo minutes.increment(); © 2004 by Pearson Education

objeto.nomeDoMétodo( lista-de-parâmetros ) Chamadas de método (2) objeto.nomeDoMétodo( lista-de-parâmetros ) © 2004 by Pearson Education

Conceitos Abstração Modularização Classes definem tipos Diagrama de classe Diagrama de objeto Referências a objetos Tipos primitivos Tipos objeto Criação de objeto Sobrecarga Chamada de método interno/externo Depurador © 2004 by Pearson Education