PLATYHELMINTOS Taenia solium Taenia saginata

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Platelmintos prof Sanvido.
Advertisements

FILO PLATYHELMINTHES (VERMES DE CORPO ACHATADO)
Filo Platyhelminthes.
PLATYHELMINTES Alexsandro M. Viégas
CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
CRIAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
Nematoda.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
- QUIZ - REVISÃO.
Phylum Arthropoda.
FILO ECHINODERMATA.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
FILO PLATYHELMINTHES.
MOLLUSCA FILO MOLLUSCA.
FILO ANNELIDA.
Classe Amphibia.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
Vermes segmentados Minhocas, sanguessugas e poliquetas
Classe Amphibia.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)
Filo Platyhelminthes (platelmintes)
Filo Coelenterata (Cnidários): Animal com forma de pólipo ou medusa, e também sésseis. São diblásticos, com células urticantes (cnidócitos ou cnidoblastos);
Embriologia.
Histologia Vegetal.
Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:
TECIDO NERVOSO O sistema nervoso é constituído por todos os tecidos nervosos do organismo. SNC Medula espinhal Encéfalo SNP Nervos, gânglios e terminações.
Sistema Nervoso e Integração Nervosa: Organização em Vertebrados
Padrão Circulatório em Invertebrados e Vertebrados
O Anfioxo e o Pré-vertebrado Pré-vertebrado Primitivo
Vírus.
Protozooses.
Sistema Respiratório.
Interações Ecológicas
Inseticidas Organofosforados
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA MANDÍBULA
Óptica Refração da Luz.
PARASITOSES.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
Vanete Thomaz Soccol – PhD Parasitologia - UFPR
Cnidários ou Celenterados
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
RELAÇÕES ECOLÓGICAS São as interações que os indivíduos de uma espécie mantêm com outros da mesma espécie ou de espécies diferentes.
RESPIRAÇÃO Respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química nos alimentos. A respiração intracelular pode ser: Aeróbica:
CELENTERADOS OU CNIDÁRIOS
Tecido conjuntivo hematopoiético
Histologia animal Histologia: é ramo da ciência que estuda os tecidos (histo= tecido; logia=estudo). A célula ovo contém toda a informação genética do.
SISTEMA EXCRETÓRIO SISTEMA URINÁRIO HUMANO.
Pré-Vestibular Anglo Viçosa Aula - Filo Platelmintos
Ensino Fundamental 7º Ano – Ciências
FILO PLATYHELMINTHES (VERMES DE CORPO ACHATADO)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
PLATELMINTES.
Aula - Filo Platelmintos
Filo Platelmintos BALA 2012.
DOENÇAS CAUSADAS POR PLATELMINTES
Filo Platyhelminthes Características:
Do grego: platys – plano e helmintes – vermes Planárias e Tênias Verme: animais invertebrados de corpo cilíndrico e rastejantes. Podem ser de vida livre.
FILO PLATYHELMINTHES (VERMES DE CORPO ACHATADO)
Filo Nematelmintos Verminoses causadas por Nematelmintos
ESQUISTOSSOMOSE Página 107.
Filo Platyhelminthes.
PLATELMINTOS “Vermes chatos”
Reino Animalia: Poríferos, Cnidários e Platelmintos.
Filo platelmintes.
Filo platelmintes.
Animais invertebrados
Revisão - Biologia Classificação e Reino Animal
PLATELMINTES.
Transcrição da apresentação:

PLATYHELMINTOS Taenia solium Taenia saginata Animal de corpo achatado, triblástico, acelomado e com simetria bilateral. Hábitat terrestre ou aquático, de água doce ou salgada, com muitas espécies parasitas Sistema digestório: incompleto (intestino muito ramificado) digestão extra e intracelular. Obs. Ausente nas tênias. Taenia solium Sistema circulatório: ausente (alimento distribuído pelo intestino ramificado a todas as células do corpo) Sistema respiratório: ausente (trocas gasosas diretamente entre as células e o ambiente) Taenia saginata

PLATYHELMINTOS Taenia solium Taenia saginata Sistema excretório: presente (rede de protonefrídeos com células-flama ou solenócitos) Sistema nervoso: presente (um par de gânglios cerebrais ligados a dois cordões nervosos longitudinais) Taenia solium Sistema sensorial: presente (órgãos especializados na captação de estímulos luminosos, mecânicos e químicos) Reprodução: assexuada por fragmentação, espécies monóicas e dióicas com desenvolvimento direto e indireto. Taenia saginata

PLATYHELMINTOS Corte transversal em platyhelminto mostrando o mesoderme

PLATYHELMINTOS Principais classes dos platyhelmintos Trematoda Cestoda Turbelária

PLATYHELMINTOS Sistema disgestório incompleto (sem ânus) em planária

Sistema nervoso ganglionar ventral em planária. PLATYHELMINTOS Sistema nervoso ganglionar ventral em planária.

Sistema excretor (células-flama ou solenócitos ou protonefrídeos) PLATYHELMINTOS Sistema excretor (células-flama ou solenócitos ou protonefrídeos)

Estrutura externa da Tênia solium (classe cestoda) PLATYHELMINTOS Estrutura externa da Tênia solium (classe cestoda)

Estrutura externa da cabeça das tênias solium (porco) e saginata (boi) PLATYHELMINTOS Estrutura externa da cabeça das tênias solium (porco) e saginata (boi)

Reprodução assexuada (autofecundação) em tênia PLATYHELMINTOS Reprodução assexuada (autofecundação) em tênia

Ciclo evolutivo da Tênia solium (porco) PLATYHELMINTOS Ciclo evolutivo da Tênia solium (porco)

Ciclo evolutivo do Schistossoma mansoni PLATYHELMINTOS Ciclo evolutivo do Schistossoma mansoni

PLATYHELMINTOS a) Poríferos; b) Cnidários; c) Artrópodes; 01. (PUC-SP) Na história evolutiva aceita pela maioria dos zoólogos, o primeiro grupo de animais a apresentar simetria bilateral acompanhada de processo de cefalização é o dos: a)  Poríferos; b)  Cnidários; c)  Artrópodes; d)  Platelmintes; e) Equinodermas

PLATYHELMINTOS a) Trematódeos e cestódeos; b) Turbelários e cestódeos; 02. (PUC-RS) São sempre parasitos os platelmintes: a)  Trematódeos e cestódeos; b)  Turbelários e cestódeos; c)  Turbelários e trematódeos; d)  Só trematódeos; e)  Só cestódeos.  

PLATYHELMINTOS a) Diploblásticos, bilatéria e acelomados. 03. (UNESP) Qual a sentença correta para definir o Phylum Platyhelminthes? a)  Diploblásticos, bilatéria e acelomados. b) Animais de simetria bilateral, triploblásticos, celomados e protonefridiais. c)Triploblásticos, de simetria bilateral, acelomados e protonefridiais. d) São animais pseudocelomados de simetria bilateral, triploblásticos e hermafroditas. e) Animais pseudocelomados, triploblásticos, radiais, protonefridiais e hermafroditas.

PLATYHELMINTOS 04. As células-flama são: a) Os elementos constituintes dos órgãos luminescentes de certos coleópteros; b) Os elementos constituintes dos omatídeos dos olhos compostos dos insetos; c) Correspondem aos coanócitos das esponjas; d) Células pertencentes aos órgãos excretores das planárias; e) As alternativas c e d estão corretas.

PLATYHELMINTOS 05. (UFPR) No que concerne ao Filo Platyhelminthes, enumere as proposições corretas: 01) São vermes achatados dorsoventralmente, acelomados, bilaterais e todos parasitas. 02) Helmintos isentos de celoma, com o corpo achatado, de simetria bilateral, com espécies livres e parasitas. 04) Vermes achatados, providos de cílios na epiderme, acelomados, bilaterais e com tubo digestivo completo. 08) Animais bilaterais, triploblásticos, isentos de ânus, alguns representantes sem tubo digestivo; com espécies que vivem livremente no meio aquático e terrestre e outros parasitas. 16) Helmintos achatados dorsoventralmente, providos de pseudoceloma e tubo digestivo completo, com boca, intestino e ânus.

PLATYHELMINTOS a) Bebe água contendo colibacilos; 06. (PUC-PR) O ser humano adquire a Taenia solium quando: a)  Bebe água contendo colibacilos; b)  Ingere peixe cru e contaminado com proglotes; c)  Come verduras e bebe água contaminada com suas larvas; d)  Ingere carne de porco malcozida e com cisticercos; e)  Toma banho em rios contaminados com cercárias.  

PLATYHELMINTOS a) O oxiúro; b) A tênia; c) O áscaris; 07. (UEL) O ser humano é o hospedeiro definitivo de determinado verme, mas, eventualmente, pode fazer o papel de hospedeiro intermediário se as larvas desse verme se alojarem em tecidos do corpo humano formando cisticercos. O verme em questão é: a)  O oxiúro; b)  A tênia; c)  O áscaris; d)  O ancilóstomo; e)  O esquistossomo.

O verme em questão é o causador da: PLATYHELMINTOS 08. (UEL) A figura abaixo mostra o ciclo de um verme parasita: O verme em questão é o causador da: a)   Esquistossomose; b)   Ascaridíase; c)    Elefantíase; d)    Leishmaniose; e)    Teníase.

PLATYHELMINTOS a) Ingeriu ovos da tênia; 09. (FUVEST) Na cisticercose, o ser humano pode fazer o papel de hospedeiro intermediário no ciclo evolutivo da Taenia solium (tênia). Isso acontece porque: a)  Ingeriu ovos da tênia; b)  Andou descalço em terras contaminadas; c)  Foi picado por “barbeiro”; d)  Comeu carne de porco ou de vaca com larvas da tênia; e)  Nadou em água com caramujo contaminado.  

PLATYHELMINTOS Assinale a alternativa que não está correta: 10. (PUC-PR) O desenho expressa o ciclo reprodutivo de um trematódeo. Assinale a alternativa que não está correta: a)  1, 2, 3, 4 e 5 se referem ao ciclo evolutivo do Schistosoma mansoni. b)  3 é uma larva que penetra no caramujo. c)  2 é eliminado com as fezes do homem. d)  1 é hospedeiro definitivo e 4 é intermediário. e)  3 é uma larva que penetra tanto no caramujo como no homem.