Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Informática Básica André Mesquita Rincon Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – 1º ano – 2010/1.
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DO ESPAÇO-TEMPO
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Sistemas Operacionais
Utilização do montador Daedalus
Criptografia Quântica : Um Estudo
Compressão por Hardware
Gerência de Dados em Grades Motivação: – 1a geração de suporte a dados em Grades: ferramentas para transferência e catalogação de réplicas: Globus: GridFTP,
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - junho 2005 Serviço Collector Treinamento no GRADEp Serviço Collector CollectorDemo e.
Treinamento no GRADEp GRADEp Desktop DesktopSwing.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Geração de Código Cap. 8. Introdução Fase final para um compilador Entrada é uma representação intermediária do código fonte e a saída é um programa para.
Arquitetura de Computadores I
Conceitos iniciais Hardware/Software
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Aula 12 - CONFIGURAÇÃO DO SETUP
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Funções de um computador
Prof: Encoder Linear Prof:
Everaldo Carniel Formação: Profissão:
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Segurança de Dados no MAER.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
Curso de Introdução ao Sistema Operacional Linux Parte 1 Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo Laboratório de Sistemas Integráveis.
X3D - AUTORIA Jorge Ferreira Franco Laboratório de Sistemas Integráveis - LSI - USP Disciplina - Realidade Virtual.
Simulado Técnico Judiciário – TRE SP Informática.
Agente de Telecomunicações Polícia Civil - SP
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Implementação Do JXTA Como Protocolo De Transporte Do JacORB
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Organização de Sistemas de Computadores
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Recursividade Estrutura de Dados.
Comandos básicos do MS-DOS
Marco Antonio Montebello Júnior
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Programação Concorrente com Thread Java
SUPERVISÃO E CONTROLE OPERACIONAL DE SISTEMAS
OpenGL Computação Gráfica. O que é OpenGL? Uma linguagem de programação gráfica de baixo nível Projetada para gráfico interativo 2D e 3D Uma interface.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Prototipagem Rápida Alexandre Junio Silva Alexandre Silva Sousa.
ab SISTEMAS OPERACIONAIS ab
Administração de Sistemas Operacionais I
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Nome: Turma: Professor: Data:
Transcrição da apresentação:

Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302

Introdução Sistema Operacional (OS) é um conjunto de instruções escritas em uma linguagem especial de máquina, reconhecida pela CPU, que sabe como interpretá-la; É o software mais importante de um sistema computacional;

Introdução Gerencia o hardware; –Administra o espaço no HD, uso da RAM, comunicação com periféricos, etc. O Sistema Operacional estende a funcionalidade do hardware para suportar softwares aplicativos. Todos os demais programas são executados a partir do sistema operacional.

Introdução Seqüência: –Computador ligado, processador acessa a BIOS; –Procura pelo sistema operacional no HD; –Carrega o sistema operacional na RAM.

Introdução A comunicação entre usuário e computador é chamada de interface; Em sistemas operacionais antigos, a interface era no modo texto, através da digitação de comandos no prompt; Em sistemas atuais, a interface é gráfica (GUI).

Introdução Em versões antigas do Windows, o sistema operacional era o MS-DOS; O Windows XP é o próprio sistema operacional.

Sistemas Concorrentes Mac OS: –Sistema operacional da Apple; –Necessita de hardware especial; –Caro.

Sistemas Concorrentes Linux: –Criado por Linus Torvalds em 1991; –Sistema baseado no UNIX; –É um sistema de código aberto; –É multiusuário e multitarefa; –Mais seguro que o Windows.

Sistemas Concorrentes

Windows XP Sigla de eXPerience; Lançado em 2001; É estável e facilmente utilizado; Caro e com restrições de copyright; Possui a versão Home e a Professional.

Windows XP Configuração mínima: –Pentium II 233MHz com 64MB de RAM (teórico); –Pentium III 500MHz com 256MB de RAM (prático);

Windows XP Área de Trabalho é o local onde as janelas estarão sendo exibidas; Botão Iniciar é a porta de entrada do sistema operacional; A Barra Central apresenta os botões correspondentes às janelas; Bandeja do Sistema exibe relógio e outros aplicativos.

Windows XP Toda janela possui Barra de Título, Botões de controle, Barra de Menus e Barra de Ferramentas. Dependendo da aplicação ainda possui a Barra de Endereços e a Barra de Status.

Windows XP Arquivo é um conjunto de dados identificado por nome e extensão; Arquivo pode ser um programa ou informações criadas por um aplicativo; No XP o gerenciamento de arquivos é facilmente realizado pelo Windows Explorer.

Windows XP Cada usuário tem a sua área de trabalho independente de outros usuários (ambiente multiusuário). Há dois tipos: Administrador e Limitado;