Modulo V –especifica intensivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Noções de embriologia.
Advertisements

EMBRIOLOGIA.
REPRODUÇÃO HUMANA.
DESENVOLVIMENTO ANIMAL
EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
Profs.: Frederico Guilherme de A. Andrade Rodrigo Monjardim
Desenvolvimento embrionário.
Embriologia.
Embriologia Animal Prof. Protásio Moraes.
Embriologia   Embriologia é a parte da Biologia que estuda as transformações que se processa no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.
“A ontogenia recapitula a filogenia”
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA Prof. M.Aguiar. EMBRIOLOGIA Definições Tipos de Óvulos Tipos de Clivagens Embriogênese Destino dos folhetos Classificação embriológica Anexos.
PROF CLAUDIO GIOVANNINI
Embriologia.
- ramo da biologia que estuda o desenvolvimento de embriões e fetos -
Desenvolvimento Embrionário
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
EMBRIOLOGIA.
Noções de Embriologia Prof: Edson Robert.
EMBRIOLOGIA TIPOS DE OVOS E SEGMENTAÇÃO.
EMBRIOLOGIA PROF EDU RABELO.
REPRODUÇÃO 1 – ASSEXUADA Divisão Binária (cissiparidade)
Professor: Rafael Bezerra
Gametas humanos espermatozóide óvulo. Embriologia: estudo do desenvolvimento do embrião até a formação do indivíduo adulto.
EMBRIOLOGIA Prof. Aldrim
Tipos de óvulos Classificados conforme a quantidade e distribuição do vitelo ou lécito (reserva de lipídio e proteína ) em: Oligolécito Heterolécito.
Desenvolvimento Embrionário
Prof. Jorge Luiz Biologia EMBRIOLOGIA.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
EMBRIOLOGIA.
Embriologia.
E.E.E.M. ADOLFO FETTER EMBRIOLOGIA Maria Cecília Monteiro.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
Tipos de ovos e Segmentação
EMBRIOLOGIA.
Estudo do desenvolvimento
EMBRIOLOGIA Ramo da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário. Esse desenvolvimento faz parte de um processo maior, chamado ontogenia ou ontogênese.
Prof. Fabiano Izidoro Embriologia.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
ESPERMIOGÊNESE Espermátide Espermatozóide
Embriologia Embriologia.
EMBRIOLOGIA.
Classificação embriológica dos animais
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
EMBRIOLOGIA.
Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:
Desenvolvimento embrionário Introdução à embriologia Segmentação
GASTRULAÇÃO E ORGANOGÊNESE
EMBRIOLOGIA.
Tipos de Ovos - Quanto ao Vitelo A – Oligolécitos (Alécitos)
Revisão de Embriologia
 Marinho  De 5 a 8 cm de comprimento  Cefalocordado.
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA PROF. Regis Romero.
EMBRIOLOGIA HUMANA.
Etapas de desenvolvimento embrionário.
Classificação embriológica dos animais
Reprodução e Gametogênese
Embriologia É a ciência que estuda a formação dos complexos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma única célula indiferenciada: ZIGOTO espermatozóide.
EMBRIOLOGIA BALA Estuda a formação do embrião e suas modificações -Baseada em 4 critérios: -Classificação dos ovos -Segmentação -Gastrulação.
Embriologia Prof. ª Andréa Roveré.
GASTRULAÇÃO NEURULAÇÃO.
BIOLOGIA COLÉGIO QUIMIMO SISTEMA ANGLO DE ENSINO
Transcrição da apresentação:

Modulo V –especifica intensivo Prof. Regis Romero

QUESTÃO 1 – (RESOLUÇÃO) A) O âmnio é uma membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma câmara, achamada cavidade amniótica, cheia de líquido aquoso. B) Os táxons Testudinos (tartarugas), Lepidossauros (cobras e lagartos) e Crocodilianos (jacarés), que estão incluídos no grupo dos répteis, além das aves e mamíferos, constituem os táxons que formam o grupo dos Amniotas. C) O âmnio surgiu como proteção do embrião contra choques mecânicos, proporcionando também um meio interno mais ou menos constante físico-quimicamente para o desenvolvimento desse embrião. D) Por ser um anexo embrionário, o âmnio se desenvolve durante a gastrulação, estágio no qual os grupos de células, os blastômeros, mudam de posição, a partir dos movimentos morfogenéticos, e formam os folhetos germinativos. A decorrência da gastrulação é a organogênese, na qual o âmnio estará totalmente formado.

QUESTÃO 2 – (RESOLUÇÃO) Os ovos dos répteis protegem os embriões da desidratação e permitem a reprodução fora do ambiente aquático, possibilitando a colonização dos ambientes terrestres.

QUESTÃO 3 – (RESOLUÇÃO) a) As fases são mórula-blástula-gástrula-nêurula. Na fase nêurula formam-se a notocorda e o tubo neural. b) Os primeiros folhetos embrionários, ectoderme e endoderme, surgem na fase de gástrula. c) No desenvolvimento embrionário dos protostômios o blastóporo origina a boca. No desenvolvimento embrionário dos deuterostômios o blastóporo origina o ânus. Os humanos são deuterostomados.

QUESTÃO 4 – (RESOLUÇÃO) B) Organismos triblásticos apresentam três folhetos embrionários: ectoderme, endoderme e mesoderme. Celoma é a cavidade do embrião formada pelo celoma. Essa cavidade poderá ou não ser totalmente revestida pela mesoderme. Observação: Nos animais acelomados não existe essa cavidade. Nos pseudocelomados essa cavidade é parcialmente revestida pela mesoderme e nos celomados é totalmente revestida.

QUESTÃO 5 – (RESOLUÇÃO) a) Na fase de blástula. Pois é no blastocisto dos mamíferos que se formam as células-tronco do embrioblasto. b) As células da musculatura cardíaca originam- se do mesoderma, já as do fígado originam-se do endoderma.

QUESTÃO 6 – (RESOLUÇÃO) a) Vitelo (ou deutoplasma). b) Óvulos de mamíferos contêm pouco vitelo, pois nestes animais, geralmente, o embrião é nutrido pela mãe, através da placenta. Os embriões das aves desenvolvem-se completamente no interior de um ovo com casca, o que justifica a grande quantidade de vitelo presente no citoplasma do óvulo.

QUESTÃO 7 – (RESOLUÇÃO) a) A: zigoto; B: mórula; C: blástula; D: gástrula; E: nêurula. b) O zigoto é resultado da fecundação do gameta masculino com o feminino. É uma estrutura unicelular e diplóide. A fase de mórula é formada por um aglomerado maciço de blastômeros, resultantes de mitoses que ocorrem com a célula-ovo ou zigoto. A mórula é pluricelular e sem cavidade interna. A fase de blástula é originada da mórula. Apresenta uma camada de células externas denominada blastoderme e uma cavidade central, a blastocele. A fase de gástrula resulta da invaginação da blástula. Aparecem os dois primeiros folhetos embrionários: ectoderme e endoderme, uma cavidade denominada de arquêntero e um orifício, o blastóporo. A fase de nêurula caracteriza-se pelo aparecimento dos três folhetos embrionários: ectoderme, endoderme e mesoderme. Surgem também a notocorda e o tubo neural.

QUESTÃO 8 – (RESOLUÇÃO) Ovo oligolécito - segmentação holoblástica igual ex: mamíferos, invertebrados marinhos... Ovo heterolécito - segmentação holoblástica desigual ex: anfíbios... Ovo Telolécito - segmentação meroblástica discoidal ex: aves, répteis, peixes... Ovo Centrolécito - segmentação meroblástica superficial ex: insetos, crustáceos, aracnídeos...