Módulo I Formação Bíblica GÊNESIS Cap. 21 OS Patriarcas ISAAC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VELHO TESTAMENTO B OS PATRIARCAS.
Advertisements

Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara
Deus corrigi a rota Gênesis 31.3
A promessa: descendencia e terra
“ABRAÃO, EXEMPLO DE UM BOM PAI”
Gênesis 28,10-22 Naqueles dias, Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se.
Gênesis 18,1-15 Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor.
OS PATRIARCAS GÊNESIS
Gerando Frutos No Deserto
CAMPANHA DE JEJUM DAS PROMESSAS - ISAQUE
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
Catedral da Família Estudo opcional para célula
A doutrina bíblica da oração
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Abrão : pai exaltado
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Deus o chama de seu amigo
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
PRINCÍPIOS PARA O CRESCIMENTO EXPONENCIAL Genesis 12.1 a 20.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Série ANIMADOS.
GÊNESIS E E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus,
Viver minha Herança Josué 14:6-15.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O casamento de Isaque e Rebeca
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
JEJUM DA FERTILIDADE DE ABRAÃO

CAMPANHA DE JEJUM O HERDEIRO APOSTÓLICO
CAMPANHA DE JEJUM “DAS TRAJETÓRIAS DE VITÓRIAS DE ABRAÃO”
VELHO TESTAMENTO 2 PATRIARCAS GÊNESIS
NOVA EBD LIÇÃO 6.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
“Logo tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa e a todos os comprados por seu dinheiro, todo varão entre os da casa de Abraão,
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
OS PATRIARCAS GÊNESIS
Viva os sonhos de Deus Gênesis 37:1-7.

OS PATRIARCAS GÊNESIS
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
12.1 a 20   a 20   Nesta Palavra vemos uma ORDEM acompanhada de uma PROMESSA!
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino.
JEJUM DAS VITÓRIAS CONTRA OS FILISTEUS
O toque de Deus....
OS PATRIARCAS GÊNESIS
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo.” Efésios.
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS

PRÓXIMO CAPÍTULO GÊNESIS Capítulo 16 HAGAR É DADA POR MULHER A ABRÃO 1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Tinha ela uma serva egípcia,
VELHO TESTAMENTO 2 PATRIARCAS GÊNESIS

Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.

ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
FAMÍLIAS QUE ABENÇOAM GERAÇÕES
O núcleo central da Bíblia é a
A missão profética de Moisés
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
1- “Quando todas estas coisas tiverem acontecido com vocês – as bênçãos e as maldições anunciadas -, vocês meditarão nelas, nos países em que estiverem.
LIÇÃO 12 ISAQUE, O SORRISO DE UMA PROMESSA
Jacob - O Enganador.
encontros com meu amigo jesus
OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA. OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA MÓDULO 2.
OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA. OS PATRIARCAS SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA MÓDULO 3.
Atos 7. 1 Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: "São verdadeiras estas acusações? 2 A isso ele respondeu: "Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
“Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor. Então Josué prostrou- se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: Que mensagem.
Transcrição da apresentação:

Módulo I Formação Bíblica

GÊNESIS Cap. 21 OS Patriarcas ISAAC

ISAAC  Anjos anunciaram o nascimento de Isaac. Os anjos, a caminho de Sodoma. foram visitar Abrão para informar-lhe que "por este tempo da vida Sara terá um filho" (Gn 18.10). Sara riu-se ao ouvir isto. Disse o Senhor a Abraão: “Por que se riu Sara?” (Gn 18.13). E Sara negou dizendo: “Nãome ri", porquanto temia (Gn 18.15). Deus cumpre a Sua promessa a Sara. Ao cumprir-se o tempo determinado Deus visitou Sara e ela deu à luz um filho. Ele recebeu o nome de Isaac e foi circuncidado ao oitavo dia (Gn 21.1-4). Foi grande a alegria no lar de Abraão. Havia-se confirmado o fato de que Deus ouve as orações e cumpre as suas promessas. Sara disse: "Deus me tem feito riso. Todo aquele que ouvir se rirá comigo" (Gn 21.6). Sara estava então com a idade de noventa anos. Abrão despede Agar e Ismael. Quando Isaac foi desmamado, Abrão deu um grande banquete e viu que Ismael zombava. Prevendo que teria problemas decorrentes da permanência de Ismael em sua casa. Sara disse a Abrão para deitar fora Agar juntamente com seu filho Ismael, porque o filho da escrava não herdaria com Isaac (Gn 21,10). Deus disse a Abraão que ouvisse a voz de Sara, e Abrão despediu Agar e seu filho Ismael. Agar deixou de ser escrava de Sara, e habitou com seu filho Ismael no deserto de Para. (Gn 21,20-21).

Origem e Significado do Nome “Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.” (Gn 21:2) Abraão estava com 100 anos e Sara com 90 quando Isaac nasceu. Eram passados 24 anos desde que Abraão havia respondido positivamente ao chamado de Deus. Foi o próprio Deus quem escolheu o nome de Isaac (que significa ele riu) em alusão aos risos de incredulidade de Abraão (Gn 17:17), de Sara (Gn 18:12-15), e de alegria pelo nascimento do filho (Gn 21:5-7). O nome "Isaac" significa "ele ri" ou "ele riu". Estudiosos já debateram sobre quem esta rindo. A linhagem de Isaac é interessante. Sara não só era a esposa de Abraão, como também sua meia irmã (Gênesis 20:12). Este fato isolado pode ter interferido na concepção de um filho anos antes. Por causa de seu parentesco, Isaac pertencia aos dois lados da família de Terah (pai de Abraão).

Sua vida e história A Aliança Embora Abraão tenha tido um filho com a serva Agar (Ismael), encontramos em Gn 22:15-16 uma alusão a um único filho, assim como, também, o autor do livro de Hebreus se refere a Isaac como o filho unigênito, que significa único filho gerado por seus pais (Hb 11:17). É interessante notar, ainda, que a vida de Isaac se situa no meio da história de dois patriarcas mais famosos: Abraão tem 287 referências na Bíblia, Jacó tem 365 e Isaac tem 131. Embora não tenha sido tão proeminente quanto seu pai e seu filho na narrativa de Gênesis, Isaac foi fundamental no desenvolvimento da nação de Israel e no cumprimento da aliança de Deus com Abraão e seus descendentes. A Aliança Abraão saiu da sua terra e rumou para um lugar desconhecido em obediência ao chamado de Deus e confiando em suas promessas. No capítulo 17 de Gênesis vemos Deus expandindo o tema da aliança, quando afirma o papel de Isaac: “a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, filho que Sara lhe dará no ano que vem, por esta época” (17:21). O supremo ato de fé e obediência de Abraão está no possível sacrifício de Isaac, relatado no capítulo 22.

As Promessas Em Isaac, os quatro elementos da promessa feita a Abraão, registradas em Gn 12:1-3, começam a se cumprir: Terra – ele permanece em Canaã após a morte de seu pai aprofundando ali as raízes familiares em obediência a Deus; Descendentes – continua a linhagem através de Jacó, após o qual a multiplicação de descendentes acelerou; Relacionamento especial com Deus – foi temente a Deus e por ele grandemente abençoado; Bênção às nações – durante o tempo que Isaac morou em Gerar, já aparecem pequenos sinais de bênção para as nações.

O Servo Isaac Piedade e Paciência – “Certa tarde, saiu ao campo para meditar” (Gn 24,63). Ele estava meditando quando a caravana que trazia Rebeca se aproximou. Sua paciência é indicada pela disposição de esperar 40 longos anos até o tempo de Deus para o seu casamento com Rebeca. Vida de Oração – uma característica que se repete na história dos patriarcas é a dificuldade das esposas engravidarem. Sara, Rebeca e Raquel tiveram que esperar muitos anos para ter filhos. Isaac orou a Deus por sua esposa, e Deus respondeu a sua oração. Esaú e Jacó nasceram depois de uma espera de 20 anos (Gn 25, 19-28). Obediência e Fé – houve fome na terra (Gn 26) e Isaac deve ter tido a tentação de ir para o Egito a fim de fugir da escassez de alimento como o fez seu pai Abraão (Gn 12:10). Mas Deus lhe apareceu e disse: “Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei” (Gn 26:3). Isaac obedeceu e Deus o abençoou de tal maneira que seus vizinhos filisteus tiveram inveja dele. Depois de passar algum tempo em Gerara, Isaac mudou-se para Bersabéia e novamente Deus lhe apareceu confirmando as promessas feitas (Gn 26:24): “Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”.

O Servo Isaac Fraqueza e Egoísmo – ele fingiu que Rebeca era sua irmã quando foi morar em Gerara, porque sendo ela muito bonita, ele temeu por sua vida (Gn 26:7). Agindo assim, ele deixou Rebeca completamente desprotegida em relação ao assédio de outros homens. É marcante a semelhança de sua conduta com seu pai Abraão, que agiu duas vezes assim em relação a Sara: no Egito (Gn 12:10-20), e em Gerar (Gn 20:1-18). Novamente, Deus usou o rei filisteu Abimelec (“pagão de moral elevada”) para repreender Isaac por mentir movido pelo medo (Gn 10:8-11).

O Deus de Isaac É o Deus dos que aprendem a confiar nEle e em suas promessas, porque Ele é bom, porque é o Senhor da história e não mente. É o Deus daqueles que aprendem a esperar pacientemente pelo Senhor, e se  recusam a trilhar o caminho enganoso e vão das soluções manipuladas e dos  resultados instantâneos. É o Deus dos que começam a usufruir das promessas de Deus nesta terra, mas que esperam usufruir infinitamente mais na pátria celestial.