4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos de Eletrização
Advertisements

Processos de Eletrização
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Carga Elétrica e Campo Elétrico
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
ELETROSTÁTICA COLÉGIO – MV Profª Adriana.
ELETROSTÁTICA parte 1.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
ELETRICIDADE.
Eletrostática. Professor:Antenor
Eletrostática: carga elétrica
O que você deve saber sobre
ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ELETRICIDADE (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Modelo Atômico: Física – capítulo 09 Elétrons em Movimento
Física Aula 03 - Eletricidade
Processos de eletrização
Eletrostática Eletricidade.
Prof. Diones Charles Física II
Eletrizando corpos Prof.: Joni.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
Física Eletrostática – Processos de Eletrização Ilan Rodrigues.
Eletricidade.
Eletricidade Tudo depende do eletron.
Parte A - Eletrostática
Eletrostática Eletricidade.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Carga elétrica O modelo molecular para a matéria entende que esta é constituída de pequenas partículas, os átomos, que por sua vez, são constituídos.
ELETROSTÁTICA O modelo atômico simplificado consta de o núcleo atômico contendo prótons, nêutrons e uma eletrosfera. 1 - O núcleo possui dimensões.
Aula-1 A carga elétrica e a lei de Coulomb
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
Lei de Coulomb força elétrica
Eletricidade.
ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE.
Processos de eletrização
Eletrostática.
Carga Elétrica Processos de Eletrização Lei de Coulomb
PRINCÍPIOS EM ELETROSTÁTICA
Física Aula 01 – Eletricidade Prof.: Célio Normando.
Professor Murilo Ramos
Professor Murilo Ramos
Eletrização e força elétrica
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Revisão Rápida de Eletricidade Professor: Célio Normando.
Prof. Marcos G Degenhardt
Eletricidade 1. Eletrostática.
Eletrostática – Lei de Coulomb
POR ATRITO, POR CONTATO E POR INDUÇÃO.
Eletromagnetismo – Aula 2
Noções básicas e processos de eletrização
Professor Fabio Teixeira
Eletrostática Eletricidade.
Eletricidade e Magnetismo
ELETROSTÁTICA.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
ELETROMAGNETISMO ELETROSTÁTICA PROFESSOR :ADENAIR BEZERRA.
Revisão Rápida de Eletricidade Professor: Célio Normando.
Frente B: Eletricidade
Disciplina: Física III Prof a.: Drd. Mariana de F. G. Diniz.
Processos de eletrização
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
Transcrição da apresentação:

4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB E L E T R O S T Á T I C A I 1 – NOÇÃO DE CARGA ELÉTRICA 1.1 – PRINCÍPIOS DA ELETROSTÁTICA 1.2 – CONDUTORES E ISOLANTES  2 – PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO  2.1 – POR ATRITO 2.2 – POR CONTATO 2.3 – POR INDUÇÃO ELETROSTÁTICA 3 – ELETROSCÓPIOS 3.1 – PÊNDULO ELÉTRICO 3.2 – ELETROSCÓPIO DE FOLHAS 4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB

1 – Noção de Carga Elétrica – e Próton Nêutron Elétron O Próton, é formado por dois Quarks Up e um Quark Down. Quark Down = Quark Up = O Nêutron, é formado por dois Quarks Down e um Quark Up.

A carga elétrica é quantizada. Sua unidade no Sistema Internacional (SI) é o coulomb, e abrevia-se C. milicoulomb microcoulomb nanocoulomb picocoulomb A menor carga elétrica, Carga Elementar, é a carga do Elétron. Foi determinada na experiência de Millikan. Seu valor é:

Cargas de mesmo sinal se repelem, cargas de sinais opostos se atraem. 1.1 – Princípios da Eletrostática Todo corpo eletrizado, por indução eletrostática, sempre atrai um corpo neutro. Cargas de mesmo sinal se repelem, cargas de sinais opostos se atraem.

2º – Conservação da Carga Elétrica Em um sistema eletricamente isolado, a soma das cargas elétricas se mantém constante.

1.2 – Condutores e Isolantes Um corpo é dito isolante quando as cargas elétricas, que nele surgem, não tem liberdade para se mover sobre a superfície.

2 – Processos de Eletrização SÉRIE TRIBOELÉTRICA Na eletrização por atrito, os corpos adquirem cargas de sinais opostos.

2.2 – Eletrização por Contato Elétrons livres, migram do corpo neutro para o corpo eletrizado. Elétrons livres, em excesso, migram para o corpo neutro.

Elétrons livres da Terra sobem para o corpo. Ligação Terra Ligação Terra Elétrons livres da Terra sobem para o corpo. Elétrons livres do corpo descem para a Terra.

2.3 – Eletrização por Indução Indutor 2.3 – Eletrização Por Indução Induzido

3 – Eletroscópios Corpo A eletrizado. Corpo B eletrizado. Pêndulo eletrizado. Pêndulo neutro. Aproxima-se um corpo A eletrizado, do pêndulo neutro. Ao fazer contato, o pêndulo eletriza-se com carga de mesmo sinal que o corpo eletrizado. Aproxima-se então, outro corpo B eletrizado do pêndulo. Aproxima-se um corpo A eletrizado, do pêndulo neutro. Aproxima-se então, um corpo B eletrizado do pêndulo. B tem carga de mesmo sinal de A. B tem carga de sinal contrário de A.

3.2 – Eletroscópio de Folhas Corpo Eletrizado Corpo Eletrizado Ao aproximar um corpo eletrizado de um eletroscópio carregado, as folhas irão se abrir caso a carga do corpo seja igual a do eletroscópio. Ao aproximar um corpo eletrizado de um eletroscópio carregado, as folhas irão se fechar caso a carga do corpo seja contraria do eletroscópio. Ao aproximar um corpo de um eletroscópio de folhas, suas lâminas se abrem indicando a presença de cargas elétricas nesse corpo. No primeiro caso a carga do corpo eletrizado é negativa, no segundo caso a carga é positiva.

Um minuto de relaxamento...

4 – Força Elétrica – Lei de Coulomb + d + + 2d Para uma distância 2d entre as cargas, a força vale Para uma distância d entre as cargas, a força vale F Utilizando um aparelho chamado Balança de Torção, Coulomb demonstrou experimentalmente que a Força Eletrostática entre duas cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Gráfico F x d d FE F F/4 F/9 F/16 d 2d 3d 4d