Mestre, onde moras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
traz à Igreja novo vigor!
Advertisements

A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
A Caminho de Jerusalém.
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
Vimos a Estrela.
Tome a sua Cruz.
Uma Morada para o Senhor
O ADVENTO é tempo de ESPERA:
veio morar no meio de nós
A VIDA venceu a morte.
Todos os Santos.
Batismo de Jesus.
Jesus Peregrino.
Igreja-Mãe.
O Chamado.
Cordeiro de Deus.
O Bom Pastor.
Escutai-o.
Baptismo de Jesus.
O Profeta.
Nesse segundo domingo do Advento,
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Pescadores de homens.
Nesse advento, a Liturgia apresentou vários personagens que prepararam os homens para a 1a vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira.
Pentecostes Vem Espírito Santo.
Jesus e seus Seguidores.
Uma Voz: "Preparai o Caminho".
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
O Batismo.
A Voz de Deus.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
Fé Vigilante Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar.
O Profeta.
Uma Virgem conceberá.
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Batismo de Jesus.
Eis o Cordeiro de Deus.
Ao longo da história, Deus toma a iniciativa de chamar o ser humano para participar de seu projeto de salvação e espera respostas audaciosas, como a.
IMACULADA.
Marta e Maria.
"Dá-me de beber".
Palavra sem dono.
A Primeira pedra.
Marta e Maria.
Deus Trindade.
Mãe de Deus.
JOÃO é seu nome.
Ide e Evangelizai.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Trindade.
Tu és o Cristo.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
Uma Voz clama no deserto: "Endireitai o caminho para o Senhor"
Nesse mês dedicado à Bíblia, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras bíblicas.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O Chamado.
Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Transcrição da apresentação:

Mestre, onde moras

Após as festas natalinas, iniciamos os domingos do Tempo Comum, apresentando nas leituras do Evangelho, o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos. A Leituras falam do CHAMADO de Deus.

Na 1ª Leitura, SAMUEL, no silêncio da noite, se ENCONTRA com Deus, que o "chama". (1Sm 3,3b-10-19) - A Vocação é sempre uma iniciativa misteriosa e gratuita de Deus. O Profeta torna-se profeta porque um dia escutou Deus a chamá-lo pelo NOME e a confiar-lhe uma missão. - A Voz de Deus se faz ouvir no silêncio da noite. Longe das preocupações do dia a dia, o ambiente é mais favorável para ESCUTAR os apelos e os desafios de Deus.

- Samuel não reconhece logo a voz de Deus. Só consegue após quatro vezes e com a ajuda do sacerdote Eli. Deus não desiste diante de nossa surdez... - Samuel responde: "Fala, Senhor, o teu servo escuta". É a expressão de uma total disponibilidade, abertura e entrega face aos desafios e aos apelos de Deus. * A Vocação de Samuel ilustra a vocação de todos nós.

Não podemos profanar esse templo. (1Cor 6,13c-15a.17-20) Na 2ª Leitura, Paulo afirma que, pelo Batismo, o cristão se ENCONTROU com Cristo e se tornou templo do Espírito Santo. Não podemos profanar esse templo. (1Cor 6,13c-15a.17-20) No Evangelho, temos o ENCONTRO dos PRIMEIROS DISCÍPULOS com Jesus. (Jo 1,35-42) O Texto faz parte da semana inaugural no Evangelho de João e apresenta um modelo de chamado e de seguimento de Jesus.

O chamado nasce do testemunho de João Batista, a partir do qual formou-se uma corrente. Ninguém chega a Jesus sozinho... - João Batista reconhece o Cristo que "passa" e aponta a dois discípulos, André e Filipe: "Eis o Cordeiro de Deus…" - Os Dois Discípulos seguem o Cristo de longe, timidamente. - Cristo vai ao encontro deles e começa o Diálogo:

"Que procurais"? - "Mestre, onde moras"? - "Vinde e vede"… Foram e permaneceram com ele todo o dia… - No dia seguinte: André leva o irmão Pedro até Cristo: Felipe chama Natanael: "Encontramos o Cristo". * Só podemos encontrar Jesus, se alguém nos fala dele. O Batista introduziu seus discípulos a Jesus, em seguida os discípulos procuraram outros candidatos.

Nós também estamos à PROCURA de algo e de alguém... VOCAÇÃO: Busca e Convite: O Cristão é, antes de tudo, aquele que acolhe o chamado de Deus para seguir Jesus Cristo. Esse seguimento tem um caminho a percorrer... - "O que estais procurando?" São as primeiras palavras de Jesus no evangelho de João. Nós também estamos à PROCURA de algo e de alguém...

Como os discípulos, procuramos saber quem é Jesus... * O que estais buscando na vida? - "Mestre, onde moras?" A resposta dos discípulos é movida pelo desejo de comunhão. Os discípulos não estão interessados em teorias sobre Jesus. Querem criar laços de intimidade com ele. "Onde moras?"

- "Vinde e Vede" Para criar intimidade com Jesus, são convidados: "Vinde e vede". É o encontro com Jesus na intimidade, na simplicidade e acolhimento... "Então eles foram e viram onde Jesus morava. E permaneceram com ele naquele dia". E o resultado da experiência aparece:

* Discípulo de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-lo aos outros irmãos.

- Samuel reconheceu a voz de Deus e acolheu prontamente... - João Batista: reconheceu a presença de Cristo no meio da multidão e o indicou como Salvador. - Os Discípulos também reconheceram a presença de Cristo, com alegria o anunciaram a seus amigos e o seguiram prontamente… Deus também nos chama e convida para fazer parte da Comunidade de Jesus...

Cristo conta contigo!... Temos a mesma disponibilidade de Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta"? Cristo conta contigo!... - Temos o mesmo ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram? - Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 15.01.2012

MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Mestre onde moras CD: Mestre onde estás Autores: Gustavo Balbinot/Osmaar Coppi Paulinas COMEP Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com