DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transmissão das Infecções
Advertisements

Apresentação de AIDS para CIPISTAS
D.S.T..
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
DST: conhecer para se proteger
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
HIV - AIDS Prof. Eduardo Furtado Flores.
AIDS / DST.
EJA – Educação de Jovens e Adultos
Doenças sexualmente transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Gravidez na Adolescência
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
DST/AIDS.
DST – doenças transmissíveis por contacto sexual
Biologia 2 Cap. 04 – Doenças humanas causadas por vírus I
Sida.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Reprodução e Sexualidade
Transmissão das Infeções
Sida.
VÍRUS e VIROSES David Zanetti.
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Infecções Sexualmente Transmissíveis
SIDA Trabalho realizado por:
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Sífilis Comp: Elica Barreto Eliene Oliveira Gilciene Pereira
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Doenças sexualmente Transmissíveis Regina Barbosa
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Flávia Larissa Leonora Silmara João Plínio
Principais Infecções Bacterianas
Alunos de Gestão em Saúde
DST/AIDS.
PROJETO - RONDON APRESENTA D.S.T..
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
Infeções sexualmente transmissíveis
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
Gravidez e DST.
Transcrição da apresentação:

DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ? Perguntar para a turma: p/ vcs o q significa DTSs?(3min)

O que são DSTs? Doenças sexualmente transmissíveis são aquelas que se adquire ou se transmite ao ter contato sexual (vaginal, oral ou anal). Podem ser transmitidas por outras vias. Contato ≠ ato; contato pode significar carícias e não penetração.

Quais são as DSTs mais comuns no Brasil? A AIDS não está entre as mais comuns em números, mas é de grande gravidade por não ter cura. Número de casos novos - 2003

Quais são os agentes causadores? →Bactéria: Sífilis - Treponema pallidum Gonorréia - Diplococcus gram Clamídia - Chlamydia trachomatis → Vírus: Herpes Genital - vírus das famílias Alfaherpesvirinae, Betaherpesvirinae e Gamaherpesvirinae) HPV AIDS - HIV Qual a importância de saber o tipo de agente causador da doença? R: Sabendo-se qual o agente causador, sabe-se qual o remédio q deve ser administrado.

Como são transmitidas? Pelo contato sexual De mãe para filho: Ex: AIDS- pela corrente sanguínea durante a gestação, no parto ou pela amamentação. Sífilis- no parto Pelo compartilhamento de seringas (Ex: AIDS) Pela transfusão de sangue Tanto o compartilhamento de seringas quanto transfusão sanguínea tb podem transmitir hepatite.

Quais são os sintomas mais comuns? Um dos sintomas das DSTs é a ardência ao urinar, mas pode ser tb uma infecção urinária causada por outros fatores ardência ao urinar

Quais são os sintomas mais comuns? → De uma forma geral: presença de feridas na genitália, próximas dela e no ânus. ardência e prurido (coceira) na região genital secreção branca ou esverdeada na genitália Todos estes sintomas podem ter outras causas, podem não significar uma DST, mas na dúvida, é sempre bom procurar um médico

Casos Assintomáticos AIDS e HPV– podem ser assintomáticas Sífilis – é assintomática em uma de suas fases. Importância epidemiológica Importância epidemiológica = qd assintomáticas, essas DSTs são mais facilmente disseminadas, pq mts vezes o portador não sabe da sua existência.

O que podem causar? Câncer de colo uterino ( HPV) Problemas cardiovasculares e neurológicos (Sífilis e AIDS) Infertilidade ( Clamídia e Gonorréia) Aborto espontâneo ( Herpes Simples Genital e Gonorréia) Infecção fetal (Sífilis, Gonorréia e Clamídia) Malformações congênitas (Sífilis) Meningite (Gonorréia) Câncer de colo uterino= apenas uma das doenças causada por HPV Clamídia e Gonorréia= se não tratadas (ou tratadas de forma incorreta) podem gerar lesões no sistema reprodutor. Infecção fetal= principalmente conjuntivite e estomatite. Malformações congênitas= falhas durante o desenvolvimento embrionário e fetal, fazendo com que alguns órgãos sejam formados incorretamente. Meningite= Infecção cerebral; o interior do cérebro, juntamente com o sistema sanguíneo, são os únicos lugares do corpo estéries. Qd algum microorganismo invade a meninge (uma das membranas que envolvem o cérebro) ocorre uma infecção no cérebro, a meningite.

DST Mas existe alguma forma de correr das DSTs? Oq vcs acham?

Tratamento Antibióticos ( antibacterianos) Corticóides ( antifúngicos) Cirúrgico (para remover lesões expostas) Drogas ou Coquetéis de drogas (antivirais) Mas se existe tratamento, pq as DSTs continuam representando um problema? Eu não posso ir até a farmácia comprar um remédio e ficar boa, como em um resfriado? Oq vcs acham?

Cura? Na verdade, se nós compararmos a população com DST e o número de pessoas q atingem a cura, percebemos q não é bem assim. Embora exista tratamento, grande parte dos casos de DSTs não são curados. Isto porque nem todas as pessoas que possuem DSTs apresentam sintomas; das que apresentam os sintomas, apenas uma parte procura atendimento; destas pessoas, nem todas recebem o diagnóstico correto; das que recebem o diagnóstico correto, apenas uma parte completa o tratamento; dos que completam o tratamento, somente uma parcela atinge a cura. Obs:Apenas uma pequena parte das pessoas que não possuem sintomas atingem a cura ( caso de clamídia, por exemplo, vc pode tomar um antibiótico por outro motivo e curar-se da clamídia)

Embora não seja uma das mais numerosas, existe uma doença que vem assustando o mundo inteiro... ...Você imagina qual é?

Não Tem Cura AIDS O que é? Sindrome da Imunodeficiência Adquirida -Debilita o sistema imunológico, atacando as células de defesa, tornando o corpo suscetível a doenças oportunistas. Agente causador : Vírus HIV Sistema imunológico= responsável pela defesa do organismo. células de defesa= os chamados glóbulos brancos doenças oportunistas= doenças que “se aproveitam” do fato do sistema imunológico estar frágil para se “instalarem” no organismo.

AIDS Sintomas Gânglios linfáticos volumosos (pode durar mais de 90 dias) → Fase aguda: (2 a 4 semanas pós-infecção) Febre Sudorese Cefaléia Fotofobia Faringite Vômitos diarréia Manifestações neurológicas

AIDS Formas de Transmissão através do contato sexual, da transfusão de sangue contaminado, da mãe para o bebê durante a gravidez ou na amamentação pela reutilização de seringas e agulhas

AIDS Tratamento Atualmente, há 17 drogas contra o HIV, que agem inibindo importantes enzimas virais, impedindo que estes se multipliquem. AZT Coquetel Anti-Aids