POSICIONAMENTO RELATIVO PÓS- PROCESSADO UTILIZANDO GPS DE NAVEGAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução SEAOF - Sistema Especialista para Auxílio a Operações Financeiras.
Advertisements

Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Posicionamento por Ponto Preciso (PPP)
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Sistemas de Posicionamento Global Introdução e Fundamentos
Capa Disciplina: GEODÉSIA APLICADA AO GEORREFERENCIAMENTO
Módulo GPS – Topografia IV
Software Básico Silvio Fernandes
Professor, Palestrante: Arildo
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
GPS Conceitos Básicos Universidade Federal de Viçosa
Monitoramento de Veículos
Avaliação de Desempenho Planejamento de Experimentos 2 Aula 2 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de.
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
Aula 6 Subprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
FCT/UNESP DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele.
SimGEN: Simulador de Sistemas de Navegação Eniuce Menezes de Souza João Francisco Galera Monico.
NAVSTAR-GPS Segmento de Controle
Os Sistemas de Posicionamento por Satélites
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Disciplina de Probabilidade e Estatística
Paulo Afonso Lobato Fernandes – CELG – Companhia Energética de Goiás
- Soluções em Geoprocessamento
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
Apresentação: Alezi Teodolini
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS.
Prof.ª Letícia P. Finamore
O IPTU e a Geomática Vanize Melim Eng. Civil.
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
ESTATÍSTICA.
Projeto multidisciplinar
IAG USP USPTitulo: UTILIZAÇÃO DO GPS NO MONITORAMENTO DO IWV DURANTE A CAMPANHA RACCI/LBA Autores: Luiz Fernando Sapucci João Francisco Galera Monico Luiz.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Sistema Globais de Geoposicionamento
Introdução ao GPS Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL - GPS
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração Implantação de sistemas integrados de gestão: um estudo exploratório.
GeoPB Envio de Informações de Obras Públicas
AULA 5 Sistema de Posicionamento Global
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DO INCRA
POSICIONAMENTO COM GPS NO REFERENCIAL SIRGAS
Pesquisa Mensal de Emprego
DEMARCAÇÃO EM UNIDADES DE DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS
Cartografia Os mapas – Elementos dos Mapas – Orientação pela Rosa dos Ventos- Projeções Cartográficas – Anamorfoses Gráficos – Sensoriamento Remoto – SIG.
INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA
GPS Sistema de Posicionamento Global
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
Marcelo B. Nogueira Bruno Xavier da Costa Adelardo A. D. Medeiros
GPS - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global)
“Traçador de Trilhas” Projeto de Formatura Luís Roberto Coimbra
GPS – Sistema de Posicionamento Global
Universidade de Brasília Faculdade de Educação Física Departamento de Pós-Graduação Biomecânica da Locomoção e Postura Academico (a): Kaira Natalice da.
Aula 03 Tipos de receptores GNSS, aplicações e especificações
PLANIMETRIA: levantamento topográfico planimétrico
Aula 02 Métodos de Posicionamento
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
GPS (Global Positioning System)
Introdução ao GPS CONTINUAÇÃO ... Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
Jornada Nacional de IC - UPM
NAVSTAR-GPS Disciplina de Levantamentos Topográficos e Geodésicos
Galileo Discentes: Alessandra Fagundes Jéssica Sauer Tamara Meira Disciplina: Levantamentos Topográficos e Geodésicos Docente: Profª Drª Daniele Barroca.
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
Aquisição de dados através do GPS de Navegação
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
ESTUDO DA VELOCIDADE DE DERIVA ZONAL DAS IRREGULARIDADES IONOSFÉRICAS UTILIZANDO RECEPTORES ESPAÇADOS DE GPS E RECEPTORES VHF – SICINPE 2008 Lilian P.
Evolução Tecnológica das Máquinas Agrícolas
Transcrição da apresentação:

POSICIONAMENTO RELATIVO PÓS- PROCESSADO UTILIZANDO GPS DE NAVEGAÇÃO Gabriel do Nascimento Guimarães Orientador: Paulo de Oliveira Camargo

INTRODUÇÃO Receptores GPS de navegação; Programas ASYNC e GAR2RNX; e Posicionamento Relativo por GPS de Navegação INTRODUÇÃO Receptores GPS de navegação; Programas ASYNC e GAR2RNX; e Lei 10.267/2001.

Receptores GPS de navegação Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Receptores GPS de navegação Sistema GPS (Global Positioning System); Principal motivo da popularização do GPS de navegação se deve a desativação da SA (Selective Availabitily – Disponibilidade Seletiva); e Esses receptores não registram as observáveis (pseudodistância – C/A e fase da onda portadora L1), somente estimam e armazenam as posições.

Programas ASYNC e GAR2RNX Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Programas ASYNC e GAR2RNX O Instituto de Engenharia de Levantamento e Geodésia Espacial (IESSG) da Universidade de Nottingham desenvolveu um programa comercial chamado GRINGO (GPS Rinex Generator); Na Universidade Politécnica de Madri, Espanha, foram desenvolvidos os programas gratuitos ASYNC e GAR2RNX; Os dados dos receptores são transmitidos para o computador em tempo real. Então a combinação de um simples coletor de dados ou notebook e os programas, torna os usuários de receptores GPS de navegação capazes de realizarem uma série de atividades e aplicações.

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Lei 10.267/2007 Estabelecida para visar a caracterização e o georreferenciamento de imóveis rurais; Levantamentos deverão atingir a classe P3 de precisão, com valor limite de +/- 0,500 m; e Utilização de GPS de navegação não é admitida, pois ele não registra as observáveis (pseudodistância e fase da portadora L1), o que inviabiliza um pós-processamento e ajustamento dos dados.

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação OBJETIVOS Avaliar os resultados do posicionamento relativo estático e estático rápido, em linhas de base de até 20 km, com receptor GPS de navegação, através do pós-processamento dos dados coletado por meio dos programas freeware ASYNC e GAR2RNX; e Investigar a utilização dos receptores de navegação para atendimento da Lei 10267/2001, para georreferenciamento de imóveis rurais.

SISTEMA DE COLETA DE DADOS GPS COM RECEPTOR DE NAVEGAÇÃO Posicionamento Relativo por GPS de Navegação SISTEMA DE COLETA DE DADOS GPS COM RECEPTOR DE NAVEGAÇÃO O sistema montado com o GPS de navegação para coletar dados, é composto de um receptor Garmin GPS 12XL, de uma antena externa RV 15, de um notebook, bipé, bastão e programas ASYNC e GAR2RNX.

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação

EXPERIMENTOS REALIZADOS Posicionamento Relativo por GPS de Navegação EXPERIMENTOS REALIZADOS Levantamento da Área Teste de Georreferenciamento da UNESP/ITESP; e Levantamento de linhas de base até 20 km.

Levantamento da Área Teste de Georreferenciamento da UNESP/ITESP Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Levantamento da Área Teste de Georreferenciamento da UNESP/ITESP O experimento foi realizado em uma área teste localizada no Assentamento Florestan Fernandes, implantada pela FCT/UNESP em conjunto com o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP).

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação

Georreferenciamento e Análise dos Resultados Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Georreferenciamento e Análise dos Resultados Linhas de base de aproximadamente 0,29 a 2,00 km; A coleta de dados foi realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2006, sessões de rastreio de 30 minutos; Máscara com 15o de elevação e taxa de coleta de 15 segundos; Duplas linhas de base foram formadas a partir do apoio básico implantado na Área Teste;

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Cada uma das 3 áreas foi levantada separadamente, e como estação base nos apoios foi empregado receptores GPS Trimble 4600 LS; O processamento do levantamento foi realizado com o software TGO (Trimble Geomatics Office), configurado para utilizar efemérides transmitidas e modelo Hopfield para correção do efeito da troposfera; e Como referência para análise e comparação dos resultados foram utilizados os resultados advindos do levantamento das mesmas áreas com o receptor Trimble 4600 LS.

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Precisões dos vértices das Áreas 01, 02 e 03 com os receptores Trimble 4600 LS e Garmin GPS 12XL, respectivamente. Precisão dos vértices das Áreas 01, 02 e 03 – Trimble 4600 LS Precisão dos vértices das Áreas 01, 02 e 03 – Garmin 12 XL

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Discrepâncias dos pontos que formam as Áreas 01, 02 e 03, respectivamente, com relação as coordenadas consideradas verdadeiras

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Acurácia entre os vértices comuns das Áreas 01 e 02 e das Áreas 02 e 03, obtido com o receptor de navegação.

Levantamento de linhas de base até 20 km Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Levantamento de linhas de base até 20 km O experimento foi realizado em uma área de estudo implantada na região de Presidente Prudente, a partir do posicionamento relativo com linhas de base de até 20 km. Um total de 20 pontos foram implantados na área teste e rastreados com receptor GPS, sendo 5 pontos em cada linha, num total de 4 direções, tomando como base a estação PPTE.

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação

Georreferenciamento e Análise dos Resultados Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Georreferenciamento e Análise dos Resultados Linhas de base de aproximadamente 1 a 20 km; A coleta de dados foi realizada entre os dias 03 e 04 de junho de 2006, sessões de rastreio de 30 minutos; Máscara com 15o de elevação e taxa de coleta de 15 segundos; Simples linhas de base foram formadas a partir do apoio básico da PPTE;

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação O processamento do levantamento foi realizado com o software TGO (Trimble Geomatics Office), configurado para utilizar efemérides transmitidas e modelo Hopfield para correção do efeito da troposfera; e Como referência para análise e comparação dos resultados foram utilizados os resultados advindos do levantamento das mesmas áreas com o receptor Trimble 4600 LS.

Precisão dos pontos das linhas de base com o receptor Garmin GPS 12XL Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Precisão dos pontos das linhas de base com o receptor Garmin GPS 12XL

Posicionamento Relativo por GPS de Navegação Discrepância das linhas de base com relação as coordenadas consideradas verdadeiras

CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES Posicionamento Relativo por GPS de Navegação CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES Com a divulgação do protocolo de entrada e saída de dados dos receptores Garmin e com a modernização do sistema GPS, conseqüentemente a desativação da SA, a utilização de receptores GPS de navegação está se tornando cada vez mais popular; A possibilidade de gravar os dados do receptor de navegação Garmin fez com que se tornasse possível à pesquisa para avaliar o posicionamento relativo;

CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES Posicionamento Relativo por GPS de Navegação CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES Os experimentos realizados com o receptor de navegação Garmin GPS 12XL, mostram que os resultados atendem a precisão e acurácia exigida no georreferenciamento, conforme estabelecido na Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, segundo a classe P3 de precisão (1); e Em trabalhos futuros, será avaliado o georreferenciamento de imóveis rurais com receptor de navegação, utilizando o método de posicionamento relativo estático rápido, semicinemático e cinemático.