ÉTICA E FILOSOFIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga
Advertisements

Professor Marcelo Rocha Contin
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
O QUE É FILOSOFIA? A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno,
AULA 1: A FUNDAÇÃO DA FILOSOFIA
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Professor Marcelo Rocha Contin
FILOSOFIA O que faz um filósofo?
FILOSOFIA.
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
ÉTICA E FILOSOFIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.
ÉTICA E FILOSOFIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.
Filosofia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Origem e nascimento da Filosofia: histórico grego
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
A passagem do mito à Filosofia
A atitude e a experiência filosófica
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Revisão para Avaliação I
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Em busca de uma compreensão
Aula 1 Mito e Razão.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
1º ANO FILOSOFIA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO OS PRÉ-SOCRÁTICOS
FILOSOFIA 02/04/2017
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Filosofia O que é filosofia?.
O QUE É FILOSOFIA ? SUA IMPORTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª Aline da Costa Luz Curso e Colégio Específico
Filosofia Geral e Jurídica Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Mitologia e Filosofia Condições históricas.
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
FILOSOFIA.
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Unidade 1: A Origem da Filosofia
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
A FILOSOFIA.
O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO
Introdução filosófica ao judeu-cristianismo Delmar Cardoso
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Professor: Suderlan Tozo Binda
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
A Filosofia A Palavra Filosofia. ‘A palavra filosofia é grega’ É composta por duas outras: –Philos e Sophia Philo deriva-se de philia, que significa:
O que é filosofia?.
O nascimento da Filosofia
COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

ÉTICA E FILOSOFIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

Aula 5 – 13/09/2012 OBJETIVOS Ética na prática das empresas Trabalho sobre ética Resultado da ética

Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, http://opeteticafilosofia.pbworks.com Login e senha Como usar

Ao final o que levaremos ? APRESENTAÇÕES ÉTICA NA PRÁTICA RESULTADO DA ÉTICA

De que se trata ... Fundamentos teóricos e correntes filosóficas. As tendências e a formação filosófica da sociedade. A passagem do senso comum à consciência filosófica. Caracterização da reflexão e da prática filosófica frente ao mundo do trabalho. A investigação filosófica sobre: a questão do Conhecimento; a Lógica; cultura e a cultura midiática; a ideologia; a política e o poder. 40 horas – 7 CHTAE

Competências Nº Descrição Nível 1 Obter a compreensão da origem e da natureza do conhecimento humano em sua dimensão teórico e prática. F 2 Identificar a origem da Filosofia e as formas de aquisição de conhecimento. 3 Estabelecer os pontos centrais do campo conceitual da Filosofia. 4 Identificar e categorizar a questão da existência do pensamento filosófico como algo que inspira as diversas concepções de mundo. N 5 Diferenciar ética, moral e costumes

Competências Nº Descrição Nível 6 Compreender a importância da ética, moral e costumes em relação à formação da sociedade e o desenvolvimento do ser humano. N 7 Identificar os fundamentos teóricos e as correntes filosóficas de forma a compreender a problemática do conhecimento crítico em relação à formação da sociedade. 8 Formar juízos analíticos, através da lógica, para discutir os problemas da Filosofia, frente aos temas da Cultura Contemporânea. I

Competências Nº Descrição Nível 9 Formar juízos analíticos, através da lógica, para discutir os problemas da Filosofia, frente à atual estrutura social do Brasil e do mundo. I 10

Apoio bibliográfico Bibliografia Básica COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2002. ARANHA, Maria L. de A; MARTINS, Maria H. P. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.  

Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar ARANHA, Maria L. de A; MARTINS, Maria H. P. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1998. ARRUDA, Maria C.C de.; WHITAKER, Maria do Carmo.; RAMOS, José Maria Rodriguez. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. São Paulo: Atlas, 2001. ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2005. CORDI, C. et. all. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000. MOREIRA, Joaquim Manhães. A ética empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, 2002. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. São Paulo: 2001. ZAJDSZNAJDER, Luciano. Ser ético no Brasil. Rio de Janeiro: Gryphus, 2001.  

Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência IUDÍCIBUS, S. Análise de balanços. São Paulo: Atlas, 1998.   LOPES, J. C. e ROSSETTI, J. P. Economia monetária. São Paulo: Atlas, 1995 MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços. São Paulo: Atlas, 1996. ROSS, S.A, WESTERFIELD, R. W. e JAFFE, J. F. Administração financeira – finanças corporativas. São Paulo: Atlas, 1998.

Apoio bibliográfico - Livros de trabalho TÍTULO AUTOR/EDITORA PRINCIPE MAQUIAVEL

BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS Nossos encontros DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 09/08 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. A importância das informações financeiras para a gestão e sua relação com Marketing, preços. TODAS DE FORMA GERAL AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 16/08 Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 5 Diferenciar ética, moral e costumes 23/08 COMPETÊNCIA 6 30/08 06/09 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 1

BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 13/09 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 20/09 COMPETÊNCIA 2 22/09 SABADO LETIVO COMPETNCIAS 5,6,1,2 REVISÃO 27/09 AVALIAÇÃO INDIVIDUAL COMPETÊNCIAS 5,6,1,2 ENTREGA DO CHTAE 04/10 COMPETÊNCIA 3 06/10 TODAS AS MINISTRADAS AJUDA NO TRABALHO EM EQUIPE

BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 11/10 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 4 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 18/10 COMPETÊNCIA 7 25/10 COMPETÊNCIA 8

01/11 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 9 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/11 COMPETÊNCIA 10 22/11 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS COMPETÊNCIAS 1 A 10 TRABALHOS EM EQUIPE, CHTAE 24/11 SABADO LETIVO COMPETÊNCIAS 3,4,7,8,9,10 REVISÃO 29/11 AVALIAÇÃO INDIVIDUAL ENTREGA DO CHTAE 06/12 RECONSTRUÇÃO TODAS AS COMPETÊNCIAS

Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DATA Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 13/09 Competência 5 e 6 Trabalho individual CHTAE 1 horas 27/09 COMPETÊNCIAS 5, 6, 1, 2 INDIVIDUAL ESCRTIA TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 2 HRS 01/11 Competências 1,2, 3 Trabalho em equipe CHTAE 2 hrs 29/11 COMPETÊNCIAS 3,4,7,8,9,10 TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 2 HRS

Conteúdo Programático Competências Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes

Material adicional Livros digitalizados

Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

Retomando ... Serão retomados assuntos vistos na aula anterior

O que responder Filosofia

Trabalho em equipe Pesquisar e apresentar a partir das 22:00 hrs: O que é a filosofia? Importância da filosofia? O que busca a filosofia? O que representou cada um destes filósofos e o que eles falaram? Sócrates, Platão e Aristóteles? O que é a verdade e o que é o conhecimento?

FILOSOFIA

PHILO: AMIZADE / AMOR / DESEJO SOPHIA: SABEDORIA O QUE É FILOSOFIA PHILO: AMIZADE / AMOR / DESEJO SOPHIA: SABEDORIA

FILOSOFIA: AMOR A SABEDORIA FILÓSOFO: AMIGO / AMANTE DA SABEDORIA

A coruja da Filosofia é a A CORUJA E A FILOSOFIA A coruja da Filosofia é a Coruja de Minerva. Minerva – Athena

A Palavra “Filosofia” A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.

O Significado: Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Quem é o “filósofo”? Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Portando o “filósofo” não é o sábio, mas sim aquele que ama a sabedoria.

O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR A ORIGEM DAS COISAS DO MUNDO POR UMA VIA DIFERENTE DA VISÃO MITOLÓGICA.

LOCAL: MILETO DATA: SÉCULO VI a C

Primeiro Filósofo: TALES DE MILETO

MITO ------------ RAZÃO FILOSOFIA CARÁTER RACIONAL MITO ------------ RAZÃO

Filosofia O que marca o surgimento da Filosofia é seu caráter racional. Os homens passam de uma explicação mitológica do mundo para uma explicação racional. Ao perceberem as contradições e limitações dos mitos, eles reformulam e racionalizam as narrativas míticas, transformando-as em uma explicação inteiramente nova e diferente.

Filosofia – Cosmologia Conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza.

Mito e Filosofia O mito falava em deuses, como Zeus, Perséfone e Gaia. Narrava a origem dos seres celestes e terrestres como derivados das relações com os deuses. A Filosofia fala em céu, mar e terra. Ela explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos – úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.

Mito e Filosofia O mito narrava a origem através de genealogias derivadas de forças divinas sobrenaturais e personalizadas. A Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

Mito e Filosofia O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A Filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são;

Mito e Filosofia O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica, como também porque a confiança e a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador.

Mito e Filosofia A Filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; Além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo, mas da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.

O FILÓSOFO PITÁGORAS DE SAMOS SÉCULO V a C OBSERVADOR

O FILÓSOFO Não é movido por interesses comerciais – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; Não é movido pelo desejo de competir – não faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”;

O FILÓSOFO É movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.

• ESPANTO • ADMIRAÇÃO • DESEJO NATURAL DE SABER MOTIVOS • ESPANTO • ADMIRAÇÃO • DESEJO NATURAL DE SABER

(1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ? INTERROGAÇÕES FILOSÓFICAS INTERROGAÇÕES FILOSÓFICAS (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ? (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ?

CRENÇAS COTIDIANAS X QUESTÕES FILOSÓFICAS

• O QUE É O TEMPO ? • O QUE É A REALIDADE ? • O QUE É LIBERDADE ? • O QUE É NORMALIDADE ? • O QUE É SER BOM ?

ATITUDE FILOSÓFICA Tomar distância da vida cotidiana e de si mesmo; interrogar a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos.

ATITUDE FILOSÓFICA Decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.

ATITUDE CRÍTICA DUVIDAR Dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz”, ao estabelecido.

INTERROGAR Interrogar sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. Questionar sobre o porquê disso tudo e de nós e sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

ATIVIDADE FILOSÓFICA • REFLEXÃO CRÍTICA • RACIONAL • RADICAL • PROFUNDA • SISTEMÁTICA

A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia Cristiani Kobayashi UNIP

O que é Filosofia Philo / Philia = amizade, amor fraterno FILOSOFIA grego Sophia = sabedoria

O que é Filosofia FILOSOFIA Amizade pela sabedoria Amor e respeito pelo saber FILOSOFIA Indica um estado de espírito Pessoa que ama, deseja o conhecimento

O que é Filosofia FILÓSOFO Aquele que ama a sabedoria Tem amizade pelo saber Deseja saber FILÓSOFO

O nascimento da Filosofia Pitágoras = filósofo grego (séc.V a.C.) responsável pela invenção da palavra “Filosofia” Sabedoria plena e completa pertence aos deuses Homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

Pitágoras JOGOS OLÍMPICOS Comerciante Público Atletas Artistas Assistir os jogos e torneios Avaliar o desempenho e julgar o valor dos que competiam Satisfação da própria cobiça Sem interesse pelas disputas

O Filósofo Não é movido por interesses comerciais ou financeiros; Não coloca o saber como propriedade sua; Não é movido pelo desejo de competir; Não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores;

O Filósofo É movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar a vida; É movido pelo desejo de saber.

A Verdade Não pertence a ninguém; Não é um prêmio conquistado por competição; Está diante de todos nós; É algo a ser procurado; É encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.

O surgimento da Filosofia Gregos Começaram a fazer perguntas e buscar respostas para a realidade; Mundo Podem ser conhecidos pela razão humana Natureza Ser humano

O surgimento da Filosofia Pensadores gregos: Verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso; Verdade podia ser conhecida por todos por meio das operações mentais de raciocínio; Linguagem respeita as exigências do pensamento; Conhecimentos verdadeiros podem ser transmitidos e ensinados a todos.

Características Tendência à racionalidade Recusa de explicações preestabelecidas Tendência à argumentação Capacidade de generalização Capacidade de diferenciação = análise

Legado filosófico grego Conhecimento = leis e princípios universais Verdade = provas ou argumentos racionais Conhecimento não se impõe aos outros Conhecimento deve ser compreendido por todos Capacidade de pensar e conhecer é a mesma em todos os seres humanos Conhecimento só é verdadeiro quando explica racionalmente seus objetos

Legado filosófico grego Natureza segue uma ordem necessária Opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais; Essas leis podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. Surgimento da cosmologia Surgimento da física

Legado filosófico grego A razão (ou o nosso pensamento) também opera obedecendo a princípios, leis, regras e normas universais e necessários. Podemos distinguir o que é verdadeiro do falso; Razão obedece à lei da identidade, da diferença, da contradição e da alternativa.

Legado filosófico grego O agir humano exprime a conduta de um ser racional dotado de vontade e de liberdade As práticas humanas não se realizam por imposições misteriosas e incompreensíveis (forças secretas, invisíveis, divinas e impossíveis de serem conhecidas)

Legado filosófico grego Seres humanos naturalmente aspiram: Ao conhecimento verdadeiro (pois são seres racionais) À justiça (pois são seres dotados de vontade livre) À felicidade (pois são seres dotados de emoções e desejos) Os seres humanos instituem valores pelos quais dão sentido às suas vidas e às suas ações.

O QUE É O MITO? O MITO É UMA NARRATIVA QUE EXPLICA A ORIGEM DAS COISAS POR INTERMÉDIO DOS DEUSES E DA RELAÇÃO DIVINA E HUMANA. ANTES DA FILOSOFIA, OS ANTIGOS GREGOS BUSCAVAM UMA EXPLICAÇÃO PARA A EXISTÊNCIA DE SUA REALIDADE NOS MITOS.

EXEMPLOS DE MITOS GREGOS: IMAGEM: PARTENON GREGO - TEMPLO DA DEUSA ATENA O MITO DE EROS (DEUS DO AMOR); O MITO DE PROMETEU; O MITO DE PANDORA.

O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).

O MITO NA GRÉCIA Antes do surgimento da Filosofia, os gregos explicavam o surgimento do mundo através dos deuses (COSMOGONIA). A mitologia grega constituía a religião oficial dos gregos.

O MITO E OS POETAS Quem contava os mitos era um poeta. A tradição era oral, ou seja, era passada de pai para filho. Na Grécia os poetas mais conhecidos foram HOMERO HESÍODO.

A “TEOGONIA” DE HESÍODO Nesta obra Hesíodo, poeta grego conta como o mundo foi criado. THEOS em grego significa “deuses” e “GONIA” significa “Nascimento”. Assim TEOGONIA é o relato do nascimento dos Deuses.

CRONOLOGIA DOS DEUSES PRIMEIRA GERAÇÃO: SERES PRIMORDIAIS (Deuses da Criação) SEGUNDA GERAÇÃO: TITÃS (Filhos dos Seres Primordiais) TERCEIRA GERAÇÃO: OS DEUSES OLÍMPICOS (Filhos dos Titãs)

DEUSES DA CRIAÇÃO: A origem dos deuses e criação do Universo: Caos (Universo) gerou sozinho: Érebo (Escuridão) Nix (Noite) Eros (Amor, princípio organizador do mundo) Tártaro (Mundo Inferior, Inferno) Gaia (Terra) gerou sozinha: Urano (Céu) Pontos (Mar) Óreas (Montanhas)

OS TITÃS Titãs Oceanus Céos Créos Hipérion Jápeto Cronos, mais tarde com apoio de Gaia castrou Urano tornando-se senhor do Universo

OS DEUSES OLÍMPICOS

A GUERRA DE TRÓIA (ILÍADA E ODISSÉIA) - HOMERO

A GRÉCIA E SEUS FILÓSOFOS:

MITO E FILOSOFIA A Filosofia nasce com o objetivo de fornecer uma explicação lógico racional tanto para os fenômenos naturais quanto para a existência das coisas no mundo. Para se estabelecer como ciência, a Filosofia teve que romper com a explicação mitológica.

ABORDAGEM FILOSÓFICA: PENSAR FILOSÓFICAMENTE SIGNIFICA: ABANDONAR CRENÇAS E PRECONCEITOS; FAZER USO DA RAZÃO NA BUSCA PELA VERDADE; UTILIZAR-SE DA REFLEXÃO E DO PENSAMENTO CRÍTICO.

Fechar os conceitos

Para a próxima aula ... Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar

OBA !!!...

Obrigado

BOA NOITE OBRIGADO !!!!