2ª Guerra Mundial 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segunda guerra mundial
Advertisements

1 – Antecedentes/causas (década de 30):
1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
II GUERRA MUNDIAL.
2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
Escola Básica e Secundária de Santa Maria
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
2a. Guerra Mundial Formação de alianças Aliados Inglaterra França
Segunda Guerra Mundial( )
Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial.
SEGUNDA GUERRA CAUSAS: TRATADO DE VERSALHES ASCENÇÃO NAZI-FASCISTA
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Alojamentos nos campos de concentração
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
A CRISE DO ESTADO LIBERAL
2º Guerra Mundial.
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
2ª Guerra Mundial.
CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica.
II Guerra Mundial.
Exercícios de Vestibulares
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial - transformações sociais, políticas e culturais
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A CRISE MUDOU O MUNDO. EUA: NEW DEAL.
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
2ª Guerra Mundial.
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Segunda guerra mundial. O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam.
OPERAÇÃO BARBARROSA OS NAZISTAS CONTAVAM COM UMA RÁPIDA E DECISIVA VITÓRIA SOBRE OS SOVIÉTICOS, POIS NAS FRONTEIRAS RUSSAS HAVIA DE SOLDADOS.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A Segunda Guerra Mundial Prof. Alan Carlos Ghedini.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
A Primeira Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE II Natania A S Nogueira
Transcrição da apresentação:

2ª Guerra Mundial 1

Grupo: Bruna Salgueiro. Bruna Azevedo. Katharina Campelo. Sathya Santovito. Thamiris Rossato.

Como começou? Tríplice Entente. A menção é ao Tratado de Versalhes, que teve influência decisiva no desenrolar dos fatores que deram origem à II GM.

Devolução da Alsácia – Lorena pra frança. Exercito reduzido. Fatores posteriores à 1ªGM. Devolução da Alsácia – Lorena pra frança. Devolução da Polônia das Províncias de Posen. Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial

A ratificação do Tratado de Versalhes ocorreu em Garantir as fronteiras previamente estabelecidas, bem como a faixa de terra conhecida como Corredor Polonês. Atenção: o mapa NÃO mostra o corredor polonês (para os desavisados). Surge um sentimento de revanchismo alemão. Alemanha sofre forte crise econômica. - Greves, protestos e manifestações ameaçavam o governo alemão e outros países europeus. O governo alemão era o governo da República de Weimar, que se forma no final da 1ªGM.

Judeus passaram a ser perseguidos no país. Afirmava que os problemas alemães eram consequencia (além do tratado de Versalhes) de uma conspiração internacional. Judeus passaram a ser perseguidos no país. Não se esqueçam que o Hitler não chegou ao poder por mágica. Foi todo um processo desde a década de 1920, em que até preso ele foi (na cadeia, escreveu o Mein Kampf). Posteriormente torna-se chanceler e depois também presidente.

Inicia-se a Segunda Guerra Mundial!

Desejo de promover uma política expansionista e militarista. Problema: para alcançar objetivo Hitler teria que romper tratados e neutralizar os previsíveis inimigos. Iniciava um movimento expansionista. Autossuficiência econômica/ segurança e liderança na Ásia ocidental. Política do Apaziguamento.

Anschluss – processo de anexação da Áustria.

29 de setembro de 1938: ocorreu a conferencia de Munique. “A paz, pra nossa época” O governo alemão deu continuidade a sua política expansionista, desrespeitando o acordo de Munique. Hitler anexa a região dos Sudetos com a aprovação da Liga das Nações. Mas depois passa por cima do acordo e anexa a Tchecoslováquia.

1939 - Assinado pacto Germano- soviético. Tratado de não-agressão entre Alemanha e URSS em que ficava acordado que dividiriam o território polonês. Com isso Hitler pôde concentrar suas forças na frente ocidental.

Origens do Eixo: Itália e Alemanha: regimes políticos semelhantes, principalmente espaço territorial e competição pelos mercados internacionais. Com letra minúscula! Que feio isso! Ofensivas do eixo: - Invasão da Alemanha à polônia: guerra relâmpago (ataques rápidos, bombordeamento em pontos estratégico). Blitzkrieg Aliados  Eixo X

França Assinou o armistício com os nazistas- estabeleceu que norte e a costa atlântica ocupadas por Alemanha e o restante do território, direção de Paris. Norte: ocupação nazista; Sul: República de Vichy, colabora com os nazistas. Pétain objetivo de apaziguar os nazistas. = ataque aéreo á base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. Ataque dos japoneses com desejo de livrar da interferência norte-americana na Ásia.  Inicialmente, eram duas guerras separadas. Mas as alianças a levam a se tornar uma só, que envolvia todos os continentes do planeta.

=> Anunciava desejo de declarar guerra ao Japão. Japão pretende dominar a Ásia; a Itália ocupa a Albânia e a Abissínia (Etiópia); a Alemanha militariza a Renânia, em 1936, e anexa a Áustria, em 1938.

= Entram em guerra. Guerra Europeia e Asiática = GUERRA TOTAL! Entram em guerra porque Hitler rompe o acordo com Stalin e invade a URSS. Pacifico = Luta entre Norte Americanos e Japoneses. Leste Europa: URSS quer ir contra antigos Aliados. Gostaria que as meninas do grupo deixassem essa parte mais clara. Guerra Europeia e Asiática = GUERRA TOTAL! O conceito de Guerra Total extrapola o mero número de participantes. Ela siginifica que, além de todos os continentes estarem de alguma forma envolvidos, toda a economia desses países se volta para o esforço de guerra, bem como qualquer pessoa dos países em choque é considerada inimiga, pois as batalhas ocorrem em todos os lugares e não escolhem as vítimas.

: Impulsiona derrota japonesa. 1942 : Favoreceu aliados: : Impulsiona derrota japonesa. : soviéticos resistem ao avanço alemão.- BATALHA DE STALINGRADO Esta batalha significou uma importante reviravolta na guerra.

Na África. 1943: alemães vencidos pelos anglo americanos = ocuparam Sicília. Vitoria do Stalingrado – soviéticos esmagam alemães na batalha de Kursk. EM Stalingrado. E a Batalha de Kursk é outra. Conferencia de Teerã URSS, presidente norte americano, primeiro ministro. Estratégia de derrota alemã. (dia D) Decidem abrir uma nova frente de batalha.

Dia D : 6 de junho de 1944: Tropas aliadas => Normandia. Seria interessante colocar um mapinha aqui. Dominada pelos alemães. Operação overloard. Aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs.

O Ataque Nuclear a Hiroshima e Nagasaki. Na verdade, os motivos que levaram os americanos a jogar as bombas foi a intensa resistência japonesa (utilizando pilotos kamikazes) após a capitulação dos alemães. E também enviar um recado ao mundo (e especificamente à URSS) sobre seu poderio militar. Motivos: Surgimento na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Consequências: Explosões nucleares levaram o Império do Japão à rendição incondicional em 15 de agosto de 1945.

Hiroshima: Bomba atômica "Little Boy" possuia 60 kg de urânio. 6 de Agosto de 1945. Bomba atômica "Little Boy" possuia 60 kg de urânio. Bomba também afetou seriamente a saúde de milhares de sobreviventes. Noventa por cento da cidade foi arrasada pela bomba.

Nagasaki: 9 de Agosto de 1945. A "Fat Man" composta de plutônio. Destruição de 40% da cidade.

Consequências e Fim da Guerra: A guerra terminou em 1945 Os Aliados instauraram o Tribunal de Nuremberg para julgar os fascistas por crimes de guerra . Os nazistas responsáveis pela morte de judeus ou civis foram condenados à morte ou à prisão perpétua. ( nazistas ) Fundada a ONU (Organização das Nações Unidas) localizada em Nova York. URSS + EUA = Grandes Potencias mundiais. (rivalidade) Guerra Fria.

 Hitler anuncia, no Parlamento do Reich, o ataque contra a suposta agressora a Polônia.

Cenas do Gueto judeu, em Varsóvia.

Mussolini e Clara Petacci são pendurados pelos pés, na praça principal de Milão, Itália, após terem sido fuzilados.

Mães e filhos chegando em um campo de extermínio, cujo fim seria a morte por asfixia nas câmaras de gás. Uma câmara de gás no campo de extermínio de Auschwitz, onde os prisioneiros eram asfixiados com "Zyklon B“.