O 25 de Abril.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
25 de Abril Nome : _____________________________________
Advertisements

D. Afonso ll.
ERA UMA VEZ….
História e Geografia de Portugal
25 de Abril de 1974.
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
A descolonização da África
O 25 de Abril explicado aos mais pequenos…
O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.
CRAVOS 25 DE ABRIL DE DE ABRIL DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro.
Origens 31 DE JUNHO DE DE JUNHO DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro.
Apresentação 2ºPeríodo
FELIZMENTE HÁ LUAR.
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
OTELO SARAIVA DE CARVALHO
A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO EM PORTUGAL
Pinturas e Direitos Reservados AVERYANON ALEXANDER
‘‘A Emboscada’’ Anos 60 Grupo ‘‘Os cotas’’
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
O Fascismo na Península ibérica
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
Independência do Brasil
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
Área de Integração Democracia e cidadania
Implantação da República Portuguesa
Aula n.º 33 A Oposição ao Estado Novo A Guerra Colonial 25 de Abril Independência das Colónias A Constituição de 1976.
Realizado por: Hilário, Vasco e Ricardo. Durante o Estado Novo ouvir rádio podia ser crime. Principalmente se fosse alguma emissora da Europa de Leste,
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
A conquista da liberdade
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
História e Geografia de Portugal
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
Revolução dos cravos 25 abril (1974)
O ESTADO NOVO.
O ESTADO NOVO António de Oliveira Salazar AUTORA / ESCOLA C O L É G I
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
Os primeiros movimentos de independência
A revolução do 25 de Abril de 1974 A revolução do 25 de Abril de 1974: Os motivos  A conjugação de diversos fatores como a debilidade da oposição política,
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
1 Curso Técnico Administrativo. Antes do 25 de Abril O país vivia mergulhado na tristeza e no medo; Não havia democracia, não se realizavam eleições livres.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
Capítulo 10 A independência se conquista no grito?
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
ABRIL 1974.
Portugal, do autoritarismo à democracia
Conflitos no campo.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O ESTADO NOVO História e Geografia de Portugal 6.º Ano.
Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário.
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
Maria Eduarda 5º ano B.  Em 1.823, foi convocada uma Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição do Brasil. Seus membros foram escolhidos.
25 de Abril Revolução dos Cravos O Antes, o Momento e o Depois.
PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Trabalho elaborado por: Romeu Gomes nº22 Tiago Freitas nº25 9ºC 1 Questões Páginas do manual: 196/197.
Os Regimes Ditatoriais
GUERRA DE INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.
A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.
O 25 DE ABRIL. Quando o Marcello Caetano substituiu Salazar, o povo de Portugal pensou que a situação em que se encontrava o pais iria melhorar, mas esse.
25 de abril História.
Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas da Guia
Transcrição da apresentação:

o 25 de Abril

O Estado Novo - PIDE O Estado Novo possuía uma polícia política, a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), que foi uma evolução da ex-PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), mais tarde DGS (Direcção-Geral de Segurança) e que perseguia os opositores do regime salazarista. Crachá da PIDE

O Estado Novo António de Oliveira Salazar manteve no país manteve uma política que defendia a conservação das colónias do "Ultramar", numa altura em que alguns países europeus iniciavam os seus processos de descolonização das suas colónias. Apesar da contestação Portugal manteve uma política de força, tendo sido obrigado, a partir do início dos anos 60, a enviar tropas para as colónias para lutarem contra os grupos independentistas em Angola, Guiné e Moçambique. Economicamente Portugal permaneceu pobre até à década de 1960, o que fez aumentar a emigração. Notou-se, contudo, um desenvolvimento económico a partir desta década.

A Revolução dos Cravos O golpe de estado militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num único dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças fiéis ao governo, que cederam perante a revolta das forças armadas. Este levantamento é conhecido por Dia D, 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelo MFA ( Movimento das Forças Armadas) na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Esta revolução trouxe a liberdade ao povo português e terminou com a sangrenta Guerra Colonial.

O cravo tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas solidárias com os soldados revoltosos,… alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram), começou a distribuir cravos vermelhos para os soldados, que depressa os colocaram nos canos das espingardas.

A Revolução dos Cravos Militares com cravos na ponta das metralhadoras.

Grândola Vila Morena Grândola, vila morena Terra da fraternidade O povo é quem mais ordena Dentro de ti, ó cidade Terra da fraternidade Grândola, vila morena Em cada rosto igualdade O povo é quem mais ordena Dentro de ti, ó cidade O povo é quem mais ordena Terra da fraternidade Grândola, vila morena À sombra duma azinheira Que já não sabia a idade Jurei ter por companheira Grândola a tua vontade Em cada esquina um amigo Em cada rosto igualdade Grândola, vila morena Terra da fraternidade Grândola a tua vontade Jurei ter por companheira À sombra duma azinheira Que já não sabia a idade Zeca Afonso

Trabalho de: Ana Catarina Nº1 6ºB