A Zoologia em Instrumentos de Avaliação – Provas do Ensino Fundamental Marília Duarte, Tabata Caldeira e Tamires Ito
Questão Objetiva 1
Eixo do PCN: Vida e Ambiente Conteúdos Conceituais: evolução, origem da vida. Conteúdos Procedimentais: interpretação da tirinha, relacionar imagem e respostas. Conteúdos Atitudinais: nenhum. Formulação da raiz: clara, sem informações supérfluas e pistas. Alternativas: todas com o mesmo comprimento, apenas uma correta, duas erradas não muito plausíveis, concordam gramaticalmente com a raiz.
Questão Objetiva 2
Eixo do PCN: Vida e Ambiente Conteúdos Conceituais: seleção natural e variabilidade genética. Conteúdos Procedimentais: interpretação de gráfico (esquema). Conteúdos Atitudinais: nenhum. Formulação da raiz: clara, sem informações supérfluas e pistas, negrito no exceto. Alternativas: todas com o mesmo comprimento, apenas uma correta, erradas são plausíveis, concordam gramaticalmente com a raiz.
Questão Dissertativa
Eixo do PCN: Vida e Ambiente Conteúdos Conceituais: classificação dos seres vivos, obtenção de energia. Conteúdos Procedimentais: nenhum. Conteúdos Atitudinais: nenhum. Clareza de linguagem.
Conteúdos Evolução Seleção Natural Classificação dos seres vivos
Questão Objetiva Como uma cobra venenosa percebe sua presa? o Pela visão o Pelo olfato o Pelo calor o Por vibrações no ar
Questão Dissertativa “Mês passado minha cachorrinha teve 4 filhotes. Eles adoram brincar juntos e correr na grama junto com o gato do vizinho! Eles dão muito trabalho, não podem ficar sozinhos nem por um segundo! Comem tudo que veem pela frente, temos que tomar cuidado para que comam apenas a ração. Depois de brincar o dia todo, eles caem exaustos! Adoro ver suas barriguinhas subindo e descendo enquanto dormem... Mas hoje tive a triste noticia que o papagaio da minha avó morreu. Ela teve ele por muito tempo, desde que minha mãe era criança.” Identifique a partir do trecho do diário de Marilia as cinco características exclusivas dos seres vivos e circule onde cada uma aparece.