Sylvia Plath Foi uma poetisa, romancista e contista norte-americana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Nome:Letícia Aparecida Da Silva Nº 15 Série:3º”B”
Trabalho De Inglês Prof° : Vânia Aluno: Lucas n° 17 3° Ano B.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
ROSAS VERMELHAS Por:
Maria Teresa Maia Gonzalez
O sermão do padre durante o casamento
Autobiografia Ilustrada
Uma linda idéia á ser imitada......
Socorro Capiberibe APRESENTA:.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Discurso Direto.
DEUS ME DEU VOCÊ Sílvia Schmidt Clique para avançar.
FENG SHUI.
MINHA ÁRVORE DE AMIGOS.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
APRENDIZ DA VIDA!.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
By Geraldo RosaSJCampos - SP 31/10/2007 CASAR-SE DE NOVO... Arnaldo Jabor.
FENG SHUI.
Portão do Paraíso.
O que mantem um casal Uma Lição de Vida.
Saudade....
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Mini Portfolio Português.
CHARLOTTE BRONTË.
Eu sou um poeta.
Tema: Sou um poeta.
Tema: Sou uma poetisa.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A lua de Joana.
Sou uma poetisa.
Pronomes.
Fiquei sabendo que um poeta mineiro que eu não conhecia, chamado Emilio Moura, teria completado 100 anos neste mês de agosto, caso vivo fosse. Era amigo.
Aprendi Clique.
By Há uma indisfarçável e sedutora beleza na personalidade de muitos homens que hoje estão na idade madura. É claro que toda regra tem suas exceções,
Eça de queiros.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Eu sou um poeta.
Seis ajustes para um Casamento Feliz
Eu sou poeta.
Entrevista.
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Nome Nicoly dos santos conde silva. N 24 4ano A.
FRIDA KAHLO Arte Prof. Juliana Sena.
NOME : Aalyiah Marques Laurindo
Eu sou uma poetisa.
By Geraldo RosaSJCampos - SP 31/10/2007 CASAR-SE DE NOVO... Por Arnaldo Jabor
Eu sou poeta.
Irving Penn Trabalho realizado por:
“OS NOSSOS TRISTES ASSUNTOS”
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
The Great Gatsby By F. Scott Fitzgerald.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 17: O matrimônio.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Simbolismo em Portugal
As três experiências... (Clarice Lispector) Transição Automática.
E mais versos para crianças
Romantismo Álvares de Azevedo.
APRENDIZ DA VIDA!.
James Joyce ( ). Foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Procura-se o autor Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Decidi então que a partir do próximo amanhecer, vou mudar alguns detalhes.
William Shakespeare.
Transcrição da apresentação:

Sylvia Plath Foi uma poetisa, romancista e contista norte-americana. Nasceu em Massachusetts, 27 de Outubro de 1932 e faleceu em Londres, 11 de fevereiro de 1963. Foi uma poetisa, romancista e contista norte-americana.

Sylvia publicou seu primeiro poema na sessão infantil de Boston Herald, aos oito anos de idade.

Durante o verão após seu terceiro ano na faculdade, recebeu a posição de editora convidada na revista "Mademoiselle", morando por um mês na cidade de Nova York.

No final de fevereiro de 1955, na festa de lançamento da "St No final de fevereiro de 1955, na festa de lançamento da "St. Botolph's Review", em Cambridge, conhece o jovem poeta britânico Ted Hughes. Casaram-se no dia 16 de junho de 1955. O jovem casal de poetas passou o período de julho de 1957 a outubro de 1959 vivendo e trabalhando nos Estados Unidos, onde Plath lecionava inglês em Smith.

Mudaram-se para Boston, onde Plath assistia a seminários do poeta Robert Lowell. Além de Sylvia, a poeta Anne Sexton também frequentou esses seminários. Nessa época, Plath e Hughes conhecem também, W. S. Merwin, que admirou o trabalho do casal, firmando amizade com Sylvia e Ted por toda a sua vida. Robert Lowell William Stanley Merwin Anne Sexton

Assim como Anne Sexton, Sylvia Plath é creditada por dar continuidade ao gênero de poesia confessional, iniciado por Robert Lowell e W.D. Snodgrass. William De Witt Snodgrass

Com a descoberta da gravidez de Plath, o casal muda-se para a Inglaterra, na pequena cidade de North Tawton, em Devon. Nessa época, é publicada a primeira coletânea de poemas chamada "The Colossus". Em fevereiro de 1961, Plath sofre um aborto, que seria um dos seus temas principais, presente em grande número de poemas.

O casamento de Plath com Ted Hughes começa a enfrentar muitos obstáculos. Hughes mantém uma relação extra-conjugal com Assia Wevill. O casal separa-se no final de 1962. Plath retorna a Londres com seus dois filhos, Frieda e Nicholas, de três anos e um ano.

Reconhecida principalmente por sua obra poética Reconhecida principalmente por sua obra poética. Escreveu também um romance semi-autobiográfico, "A Redoma de Vidro" ("The Bell Jar"), sob o pseudônimo Victoria Lucas, escrito em 1961, com detalhamentos do histórico de sua luta contra a depressão.

Obras The Colossus (1960), coletânea de poemas; The Bell Jar (1963), único romance da autora; Ariel (1965), poemas; Crossing the Water (1971), coletânea de poemas; Johnny Pannic and the Bible of Dreams (1977), livro de contos e prosa; The Collected Poems (1981), poemas inéditos

O eu lírico Sylvia Plath   A identificação da poeta e do eu lírico Suas obras em versos: The Colossus, de 1960; Ariel, de 1965; Crossing the water, de 1971; e Collected poems, de 1981. Ariel

Obras em prosa The Bell Jar foi publicado em (1963) No Brasil publicado como “ A Redoma de Vidro”. Foi o único romance da autora. O Livro é uma espécie de relato ficcionalizado, pois retrata o tratamento de choque e a tentativa de suicídio da própria autora. Um mês após ser publicado The Bell Jar, Sylvia Plath suicida-se.

Johnny Panic and Bible of dreams

Johnny Panic and Bible of dreams Publicado em 1977 Com treze contos incluindo o título Ted Hughes ex-marido da autora foi o responsável pela publicação. Que além desta publicação foi responsável pela distribuição e publicação de suas poesias, contos, memórias e literatura. “fala do estranho conflito entre o que se esperava dela e o que ela finalmente produziu”.

Diários de Sylvia Começou a escrever aos 11 anos. Os diários publicados retratam a luta diária da poetisa, com suas identidades e conflitos. Foram publicados primeiramente em 1980, pela edição de Frances McCullough. Ted Hughes selou os diários por muitos anos. E os liberou para serem editados por Karen V. Kukil pela editora Anchor Books, com o título The Unabridged Journals of Sylvia Plath.

Os diários de Sylvia

Biografias

Biografias Ted Hughes escreveu alguns artigos sobre sua ex-esposa Sylvia Plath, mas nunca tocou no assunto da vida pessoal dos dois. Além de Ted, há algumas publicações de biografias da poetisa norte-americana, entre os autores estão: Janet Malcolm ( A mulher calada) reunião de biografias. Anne Stevenson ( Bitter Fame), publicado em 1989, sofreu ataques brutais e a própria Anne Stevenson acabou condenada ao pelourinho; o livro ficou com fama de ruim e é assim que continua a ser a vida no mundo de Sylvia Plath.

Cartas As cartas que Sylvia Plath escreveu eram todas destinadas a sua mãe, nelas a autora retratava a vida que vivia com Ted Hughes.

Filme: Sylvia Plath Ficha Técnica Dirigido por: Christine Jeffs. Produzido por: Alison Owen Gênero: Biografia, Drama e Romance. Tempo: 110 min. Lançamento: 2003.

Personagens Principais Sylvia Plath - Gwyneth Paltrow (Esposa de Ted); Ted Hughes - Daniel Craig Assia Wevill - Amira Casar (Amante e futura esposa de Ted) Nicholas Hughes – Filho de Silvia e Ted Frieda Hughes – Filha de Silvia e Ted

Obra cinematográfica As vezes o sonho é como uma árvore; E a árvore é minha vida; Um ramo é um homem com quem vou me casar; E as folhas meus filhos; O outro ramo é o meu futuro como escritora; E cada folha é um poema; E o outro ramo é uma brilhante carreira acadêmica; Mas enquanto fico tentando escolher... As folhas começam a ficar marrons e cair até a árvore ficar completamente nua .

Cenas escolhidas (05)Relacionamento amoroso (1) Aspirações

Cenas escolhidas (06) Lecionando ()Lançamento livro

(16) Última tentativa

Cor Vermelha O vermelho representa o poder, está relacionado com a vitalidade e a ambição. Lado positivo da cor: significa a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude otimista ante a vida. Lado negativo: expressa raiva, irritação, impaciência e luto (em algumas culturas). No filme, Sylvia Plath, a cor vermelha está presente na vida de dela.

Cor Vermelha na vida de Sylvia Plath Primeiro encontro Morte Casamento

Hipótese do significado do manto vermelho A definição de manto é “capa de grande cauda e roda, presa aos ombros, usado por soberanos, príncipes, cavaleiros de ordens militares etc”, junto com a definição citada antes, sobre a cor vermelha, podemos considerar que o manto vermelho que cobre o corpo de Sylvia Plath no filme, é para simbolizar o luto ou para homenageá-la, como sendo uma grande poeta e romancista.

Cor cinza (cenas 9,11,12) Representa a tristeza e temas fúnebres, em várias culturas. No filme essa cor é utilizada para mostrar a tristeza e a solidão de Sylvia.

Música de fundo A música de fundo apresentada no filme é para dar mais destaque nos momentos em que Sylvia está triste, confusa e pensante.

Modos de se vestir de Sylvia Quando ela está alegre: arruma o cabelo, veste roupas coloridas, principalmente a cor vermelha, usa batom vermelho e brinco de pérolas. Quando ela está triste: Veste roupas (cor cinza), não arruma o cabelo e não usa maquiagem.

Resumo do Filme Sylvia Plath é uma estudante norte-americana, que vai para a Inglaterra estudar. Ela escreve para uma revista e é criticada por Ted Hughes. Então ela vai a uma festa e o conhece. Os dois começam a namorar, se casam e tem dois filhos. Ted trai Sylvia com várias mulheres. E a última amante, Assia Wevill faz com que Sylvia e Ted se separem, pois os dois tem um filho. Sylvia, quando está com Ted sofre por não conseguir escrever e pelas traições do esposo. E ao se separar dele, mesmo sofrendo consegue escrever. No final do filme, ela comete suicídio, com gás de cozinha, deixando os dois filhos dormindo em um quarto, trancados.

Agradecimentos: Gostaríamos de agradecer ao colega Davi Pereira que gentilmente nos emprestou duas obras sobre Sylvia Plath, nas quais nos auxiliou na elaboração deste trabalho.

Alunas: Audrey Ludmilla do Nascimento Miasso Gislaine Camilo Lidiane Luciana Chagas Cérgoli Paula Carolina Baptista Tabuada Rosana Tamaki Otani Dayo Professora: Romilda Del Antonio Taveira

REFERÊNCIAS: http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&sa=1&q=cenas+filme+Sylvia+Plath&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0 http://www.sylviamovie.com/ (09/11/09 04h15) http://www.euroresidentes.com/portugues/cores-do-zodiaco/significado-vermelha.htm (01/11/09 13h25) http://www.cinemenu.com.br/filmes/sylvia-paixao-alem-de-palavras-2003/sobre-o-filme (08/11/09 9h) http://br.cinema.yahoo.com/filme/11464 (08/11/09 9h010) http://veja.abril.com.br/010409/p_092.shtml (08/11/09 9h20) http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/090323/entretenimento/gb_literatura_suic__dio (08/11/09 9h30) http://pt.wikipedia.org/wiki/Ted_Hughes (08/11/09 9h40) http://www.elsonfroes.com.br/sylvia.htm (08/11/09 9h50) http://pt.wikipedia.org/wiki/Sylvia_Plath (08/11/09 10h) http://www.uesc.br/seminariomulher/anais/PDF/MARCIA%20CRISTINA%20XAVIER.pdf(09/11/09 5h) http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor#Cultura_e_influ.C3.AAncia(09/11/09) http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinza (08/11/09 13h)