O QUE É A FÉ?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Advertisements

ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Dois modos de ler a Bíblia.
A VOCAÇÃO.
LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM O LÁPIS
Qualidades do Lápis... você as tem?.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Salmo 139 Bíblia Viva Salmo de Davi.
A História do Lápis O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
A HISTÓRIA DO LÁPIS O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:       - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
O SEGREDO DA FELICIDADE
O SEGREDO PARA SER FELIZ
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
Lição do lápis by
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
O Menino, a Avó e o Lápis.
O Lápis.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
Quatro velas estavam queimando calmamente.
Existe erro na Bíblia ?.
Jesus e a oposição dos fariseus
O ser humano responde a Deus
Avisos: Encaminhe e acompanhe os seus discípulos para a Escola de Discípulos, isso fará eles crescerem a cada dia. Você líder já pode acessar o site da.
O Lápis.
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna. É no amor a Deus e aos outros – dizem os textos que nos são propostos.
A qualidade de um Lápis.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
O Lápis.
EVANGELISMO PÚBLICO.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Súplica pela proteção divina
O SEGREDO PARA SER FELIZ
Carta de Paulo a Filemon
Você e o Lápis Aut. Com Som.
HAMILTON AA HISTÓRIA DO LÁPIS DESCONHEÇO O AUTOR.
Carta do Apóstolo Paulo
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Venha conhecer a felicidade
ETERNIDADE.
TAREFA MAIS IMPORTANTE
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
O SEGREDO PARA SER FELIZ
O menino observava o seu avô, escrevendo num caderno, e perguntou: -” Avô, está escrever algo sobre mim?” -“Sim, estou escrever algo sobre ti meu neto.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
O menino olhava a avó escrevend o uma carta. A certa altura, pergunto u: - Você está escrevendo uma história?
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma.
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
 A História do Lápis.
CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
Transcrição da apresentação:

O QUE É A FÉ?

Crer é razoável?

Crer é razoável? Manual pagina 13 Ler documento 1 Realizar tarefa Para dialogar

Crer é razoável A FÉ NÃO PODE SER DEMONSTRADA, MAS NÃO É IRRACIONAL. A necessidade de crer em Jesus Cristo ou em qualquer outra divindade não pode ser demonstrada por meio de raciocínios. O amor também não pode ser demonstrado com a razão. Crer de uma maneira irracional, é desumano e dá origem a superstição

A FÉ É RAZOÁVEL E APOIA-SE EM SINAIS OU INDÍCIOS Crer é razoável A FÉ É RAZOÁVEL E APOIA-SE EM SINAIS OU INDÍCIOS É razoável tudo quanto tem sentido. Admitimo-lo como válido, baseados em indícios ou sinais que nos dão «certeza moral», embora sem chegar à demonstração Os sinais que fazem que a fé seja razoável, podem dividir-se em dois tipos:

SINAIS EXTERIORES À PESSOA Crer é razoável SINAIS EXTERIORES À PESSOA A pessoa de Jesus; A mensagem da Bíblia, que nos dá a conhecer Deus; A vida da Igreja que, apesar das suas deficiências, é a transmissora da mensagem de Jesus ao longo da história; O testemunho de muitos crentes.

SINAIS INTERIORES À PESSOA Crer é razoável SINAIS INTERIORES À PESSOA Encontrar, na fé, resposta para as interrogações que a vida coloca; Tomar consciência de que o facto de acreditar nos torna mais pessoas; Compreender, de uma forma progressiva, a revelação e a fé cristã.

Fazem que a fé seja credível, convertendo-a numa opção razoável Crer é razoável A estes sinais podemos chamar SINAIS DE CREDIBILIDADE Fazem que a fé seja credível, convertendo-a numa opção razoável

A RAZÃO NA CIÊNCIA E NA FÉ Crer é razoável A RAZÃO NA CIÊNCIA E NA FÉ A razão é utilizada de maneiras distintas na ciência e na fé.

Crer é razoável NA CIÊNCIA: O objectivo é chegar a explicar como se produzem os fenómenos em estudo. O resultado do estudo científico tende a ser uma demonstração que toda a gente pode admitir como válida. O campo onde se move a ciência é o dos dados objectivos e empíricos.

Crer é razoável NA FÉ: Usa-se a razão com o objectivo de encontrar o sentido da vida, isto é, o caminho da felicidade. O resultado desta busca é uma série de opções razoáveis que orientam a própria existência. O campo em que se move a fé é a experiência humana global, tudo aquilo que configura a vida humana.

Crer é razoável IGREJA TESTEMUNHO PÁGINA 35 DO MANUAL BIBLIA JESUS

A fé em Jesus Cristo

A fé em Jesus Cristo Os contemporâneos de Jesus diziam: Quem é Jesus? Os contemporâneos de Jesus diziam: «Ele tem um demónio» (Jo10, 20) «De facto, este homem é mesmo o Profeta» (Jo7, 40)

Diferentes passos do encontro do homem com Jesus: A fé em Jesus Cristo Diferentes passos do encontro do homem com Jesus: 1º - “Tem piedade de mim!” 2º - Cego larga tudo. 3º - “Quero ver de novo”. 4º - Recupera a visão.

A fé em Jesus Cristo Manual adoptado Ler texto pagina 32 Identifica os diferentes passos do encontro do homem com Jesus.

A fé em Jesus Cristo A fé em Jesus implica Ser Segui-lo enviado Estar com ELE

Mas quem é realmente Jesus? A fé em Jesus Cristo. Ao longo da história, muitas pessoas viram em Jesus um líder, um mestre, um revolucionário, um profeta. Mas quem é realmente Jesus?

A fé em Jesus Cristo. Quem é Jesus? Filho de Deus Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem Salvador e Libertador

A fé em Jesus Cristo É difícil exprimir, na nossa linguagem, quem é Jesus, porque não há palavras adequadas que abarquem toda a realidade que Ele é.

Jesus anunciou, realizou e levou o reino de Deus à plenitude. A fé em Jesus Cristo Jesus anunciou, realizou e levou o reino de Deus à plenitude. Fez milagres, sinais e prodígios que revelam que o reino de Deus estava n’Ele.

A fé em Jesus Cristo FÉ Crer em Jesus Cristo inclui acreditar nas suas ideias, nos valores segundo os quais viveu, nos ideais que pregou. Para que haja fé, é necessário que se estabeleça uma relação de amizade com Ele.

A fé em Jesus Cristo FÉ A fé tem início quando a pessoa responde livremente ao chamamento de DEUS. Quem tem a iniciativa da relação entre DEUS e as PESSOAS, é sempre DEUS. DEUS não força, porque nos criou livres. Para chegar a ter fé, é preciso desejá-la e procurá-la.

A FÉ APOIA-SE EM RAZÕES: A fé em Jesus Cristo A FÉ APOIA-SE EM RAZÕES: Um cristão não crê porque sim, mas porque descobriu que acreditar em Jesus Cristo não é absurdo e vale a pena. A razão última para crer, é sempre a experiência que a pessoa faz de DEUS.

A fé em Jesus Cristo A fé não é um assunto meramente privado entre a pessoa e DEUS. A fé recebe-se no seio da Igreja e cresce dentro dela. É uma experiência essencialmente comunitária.

A fé em Jesus Cristo A fé vive-se em todos os momentos do dia. O normal é que quem vive a fé cristã, vá adaptando o seu estilo de vida e a sua pessoa ao estilo de vida e à maneira de ser de Jesus.

O sentido da vida que a fé cristã oferece

O sentido da vida que a fé cristã oferece O que é o sentido da vida? É o significado, orientação ou finalidade que uma pessoa atribui a tudo o que constitui a sua vida.

O sentido da vida que a fé cristã oferece O ponto de partida O sentido da vida do crente parte de uma certeza fundamental: saber que Cristo o ama…

O sentido da vida que a fé cristã oferece A finalidade O objectivo último que todos os cristãos devem pretender alcançar na vida, é a união com Cristo - ser um só com Ele, até poder dizer como S.Paulo: «eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim» (Gl2, 20)

O sentido da vida que a fé cristã oferece Para o cristão, a felicidade consiste em pensar, sentir e agir como Cristo… A identificação plena com Cristo é o que se chama salvação, porque liberta o homem das suas escravidões…

O sentido da vida que a fé cristã oferece Como será possível? Como pode chegar-se à identificação com Cristo? Não por meio de leis e mandamentos, pois trata-se da transformação do coração e só o amor de Deus é capaz de a realizar.

A fé em Jesus Cristo

Para pensar… O LÁPIS… Era uma vez um menino que olhava para a avó a escrever uma carta. A certa altura, perguntou: - Avó, estás a escrever uma história que aconteceu connosco?... E por acaso é uma história sobre mim? A avó parou de escrever a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou a escrever sobre ti, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou a usar. Gostaria que tu fosses como ele, quando crescesses. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

Para pensar… - Mas ele é igual a todos os lápis que vi na minha vida! - Tudo depende do modo como tu olhas as coisas. Há cinco qualidades nele que, se conseguires mantê-las, serás sempre uma pessoa em paz com o mundo. Primeira qualidade: podes fazer grandes coisas, mas não deves esquecer nunca que existe uma Mão que guia os teus passos. A essa mão nós chamamos Deus, e Ele deve conduzir-te sempre em direcção à Sua vontade.

Para pensar… Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar de escrever e usar o afia-lápis. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto sabe suportar algumas dores, porque elas te farão ser uma pessoa melhor.

Para pensar… Terceira qualidade: o lápis permite sempre que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entende que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

Para pensar… Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou a sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, cuida sempre daquilo que acontece dentro de ti. Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele deixa sempre uma marca… Da mesma maneira, sabe que tudo o que fizeres na vida, irá deixar marcas, procura ser consciente de cada acção que fizeres.