Atividade 5 Objetivos: Conhecer as regras CSS “width”, “margin-left:auto” e “margin-left:right” e verificar que elas não funcionam no IE a menos que coloquemos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdades Integradas Santa Cruz
Advertisements

HTML - HiperText Markup Language Tecnologia para Web
Vamos Relembrar o que vimos na última aula!!
Internet - 1 Folhas de estilo m Forma está a tornar-se importante, a par do conteúdo m Sistematizar o design de uma colecção de documentos implica definições.
Internet - 1 Atributos nucleares m Atributos que podem aparecer em todas as marcas q Interesse em particular para suportar estilos m ID q Este é o início.
CSS ( Folhas de Estilo).
Como salvar imagens do 1º Clico em Imagens 2º Digito o nome ou assunto que quero pesquisar e clico em Pesquisa Google.
CSS-Folha de Estilo.
Programas Utilitários Básicos
Encontro Linguagem HTML; 13. Hospedagem na WWW.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Html 4 – Formatação de Páginas
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 6.
Construção Web Design Aula 02 – HTML e CSS.
Página pessoal de Fábio Oliveira
A Linguagem HTML.
AULA DE HTML BÁSICO.
CSS Programação Web.
HTML Técnicas em Programação para Internet
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 04 1º Semestre UNIJUÍ.
Aula02 TAGS Estrutura de uma página html Como salvar página web
HTML Construindo páginas.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Introdução à Programação para WEB
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Estrutura HTML – Parte I
Instrutor: Tarso Nunes Aires  HTML foi escrito para definir o conteúdo de um documento  Porém, tags como, atributos de cores e etc.
Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata
Treinamento em HTML & CSS
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Introdução ao CSS Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com.
HTML 1ª aula.
HTML: trabalhando com Fontes
CSS incorporado – Formatando textos utilizando estilos em cascata
Profª Angela Tissi Tracierra. Tags... As tags... fazem a formatação de fonte no texto que envolvem no documento HTML. Juntamente a essas tags utilizam-se.
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Atividade 1 DDW2 Profª Janaina Moreno.
DESENVOLVIMENTO WEB I Usando listas para menus. Uma lista NÃO-ORDENADA... Curso Técnico de Informártica Duração de dois anos Formação Técnica Estágio.
Ferramentas para Sistema Web
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
WIC’ 2015-I WorkShop para o Ingressante em Ciência da Computação Curso de Desenvolvimento para WEB – HTML5.
APRESENTANDO O TECLADO
Clicando com o mouse, você verá o passo a passo
Unidade 3 – Introdução ao CSS Prof.: Henrique Santos
Criando uma formatação
TECNOLOGIA WEB XHTML Aula 5 Profa. Rosemary Melo.
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
Internet e Programação Web
Curso Técnico em Informática | URCAMP | Denise Aristimunha de Lima | 2010 CSS Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata Parte I.
Programação para Internet
O que é a AmaWebs? A AmaWebs é um Software Constructor de Páginas Webs que lhe permite criar, publicar e fazer manutenção da sua pagina na internet. Este.
O que é CSS? O CSS (Cascading Style Sheets) ou Folhas de Estilo em Cascatas é uma documentação que define as regras de formatação que serão aplicadas aos.
Fundamentos e Tecnologia em Web
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
HTML Prof. Geyson Silva.
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Frames em HTML COLÉGIO DA IMACULADA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Prof. Tales Kunz Cabral 3º Módulo.
Posicionamento Prof. Wolley. Centralizando conteúdo Abrir o arquivo responsabilidade_social.html.
Design Gráfico Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 06 Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 06.
1 Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :38 Prof. João Ricardo Anrêo O TAG - que será usado dentro dos tags, e servirá apenas.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 2/6/ :48 1 Digite os comandos abaixo no Bloco de Notas. Grave com o nome exerc5.htm Exemplos.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
Transcrição da apresentação:

Atividade 5 Objetivos: Conhecer as regras CSS “width”, “margin-left:auto” e “margin-left:right” e verificar que elas não funcionam no IE a menos que coloquemos uma tag <!DOCTYPE...> no alto da página (mesmo que não saibamos direito o que ela significa). Atividade 6 Objetivo: Brincar um pouco com as cores, antes de compreender totalmente os aspectos técnicos envolvidos. O exemplo vai consistir em mudar a propriedade “color” de <h1> e “background-color” de <body> Atividade 7 Objetivo: Montar uma barra de navegação horizontal. Conhecer as tags <ul> e <li>

Atividade 5 Partiremos do arquivo teste02.html, usado na atividade 4. Salve-o como teste03.html. A regra CSS que utilizamos era: body { font-size: 18px; } Que define que o tamanho da fonte é 18px. Vamos acrescentar uma regra a mais: font-size 18px; width: 800px; “width” em inglês significa “largura”. Estamos definindo uma largura de 800px para o corpo de nossa página web.

Teste no Internet Explorer – não vai funcionar. Teste em qualquer outro navegador – funciona. Isso é normal em desenvolvimento web. Cada empresa lança seu navegador com características próprias. Para que a propriedade width funcione no IE, adicione a seguinte tag no alto da página: <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Pode copiar e colar, não é necessário digitar tudo isso. Também falaremos sobre o significado desta tag no futuro; por enquanto, basta saber que é uma tag que informa ao navegador qual versão de HTML estamos usando. Agora que nosso <body> tem uma largura, podemos centralizá-lo na tela. Acrescente mais duas linhas de CSS: body { font-size:18px; width: 800px; margin-left:auto; margin-right:auto; }

margin-left signifca “margem esquerda” e margin-right significa “margem direita. “auto” siginifica “automático” Estamos dizendo ao navegador que: 1) deixe nosso <body> com uma largura de 800px 2) crie margens à esquerda e à direita de um tamanho automaticamente ajustado ao tamanho da tela. Quer entender melhor? Deixe apenas “margin-left: auto” (apague a linha “margin-right”. O navegador vai criar uma margem à esquerda de um tamanho automaticamente ajustado, de modo a jogar o <body> para a direita. Deixando apenas “margin-right:auto”, o navegador vai... ah, você já pegou a idéia.

Atividade 6 Vamos trocar a cor de fundo do <body>. Insira mais uma linha de código, de modo que nosso CSS para o body fique assim: body { font-size:18px; width: 800px; margin-left:auto; margin-right:auto; background-color:darkgray; } A página (o body, o corpo da página), deve ficar cinza escuro (darkgray). Agora vamos mudar a cor de texto do título: insira uma linha a mais no CSS do <h1> para que ele fique assim: h1 { font-size:700%; text-align:center; color:white;

Se tudo deu certo até aqui, sua página deve estar com esta aparência:

Dê uma olhada nas páginas da w3schools.com: - CSS colors - CSS colors names Lá você vai encontrar listas enormes de opções de cores. Algumas representadas por números (antecedidos por “#” como #001122) e outras representadas por nomes como “black” ou “red”. Experimente trocar “darkgray” e “white” por alguns nomes ou números destas listas. Por exemplo: body { font-size:18px; width: 800px; margin-left:auto; margin-right:auto; background-color:blue; } h1 { font-size:700%; text-align:center; color:#CC3300; Mais adiante falaremos mais sobre os aspectos técnicos deste tipo de código.

Atividade 7 Vamos incluir uma pequena barra de navegação no alto da página. Insira dentro da tag <body> o seguinte código: <ul> <li>Pagina inicial</li> <li>Sobre mim</li> <li>Contato</li> Verifique na apostila o significado destas tags. Elas representam uma lista. Uma lista não-ordenada. “ul” significa “unordered list”. Cada uma das tags <li> são um “list item”, um item da lista. Experimente trocar “ul” por “ol” como no exemplo abaixo: <ol> “ol” significa “ordered list”. O navegador vai colocar números na frente de cada uma das <li>.

Em nossa barra de navegação vamos usar uma lista não ordenada Em nossa barra de navegação vamos usar uma lista não ordenada. Em vez de números, o navegador coloca bolinhas na frente das <li>. Sua página deve ter ficado assim:

Agora o truque vai ser aplicar CSS para que esta lista fique com a aparência de uma barra de navegação. Vamos começar tirando as bolinhas da frente das <li>. Insira o seguinte código CSS em seu arquivo (não se esqueça que todos os códigos CSS têm de estar dentro da tag <style>). ul{ list-style:none; } Estamos dizendo que, para nossa ul, não queremos nenhum estilo (none). Agora vamos centralizar a lista na tela. Acrescente mais esta linha: text-align:center;

Sua página deve ter ficado assim:

O próximo passo é fazer as <li> ficarem uma ao lado da outra, em vez de uma em cima da outra. Vamos portanto inserir um código CSS para as li: li { display: inline; } Estamos dizendo ao navegador que exiba as <li> enfileiradas, em linha (inline). O resultado deve ser:

Finalmente vamos dar um espaço entre as <li>, usando um código CSS que já utilizamos no <body>, o margin-right. Insira mais esta linha: li { display: inline; margin-right: 50px; } E o resultado será:

Pausa!! Nosso curso está bastante focado em “faça isso, agora faça aquilo”. É porque está no começo. O melhor a fazer neste ponto é reler o primeiro slide - onde estão os objetivos de cada atividade - e avaliar o quanto você atingiu estes objetivos. Com o avançar das aulas vamos esclarecendo e detalhando mais os conceitos. Também vamos nos preparar para ferramentas mais avançadas do que o simples bloco de notas.