A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Castanha Lili.
Advertisements

A gota de água que precisava de tomar banho
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
O Sorriso de Deus.
O corvo e o jarro.
RESUMO DO LIVRO A FLORESTA
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
A lenda da noite Certo dia índio pequeno estava querendo dormir, mas o sol não deixava. O pai dele contava uma história que um espírito do mal aprisionou.
Tita, a coelhinha diferente…
Tita, a coelhinha diferente…
História do livro activo
Tente ler sem chorar!!!.
O Palhaço e o Nariz.
Assim é a Vida....
A Boneca e a Rosa.
O ESPELHO Uma história de Amor.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
Sentar-se à janela do AVIÃO
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite...
Até onde vai A sua amizade? Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia.
Um bonito conto de Paulo Coelho
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
O menino que virou um demônio colorido
Eufrásia Bica.
CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSINHOS
IGREJA.
O MENINO QUE QUERIA VER "DEUS".
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Esta é a história de um homem a quem eu definiria como umbuscador... Esta é a história de um homem a quem eu definiria como umbuscador... Um buscador.
A BONECA.
A MAIS BELA FLOR O estacionamento estava deserto quando me sentei para ler embaixo dos longos ramos de um velho carvalho. Desiludido da vida,
As crianças são seres espirituais
O PEIXINHO QUE DESCOBRIU O MAR
A Pipa e a Flor Os caminhos do amor.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
O Sorriso de Deus.
O menino que queria ver Deus.
VIDA É AMOR HOME PAGE: APRESENTAÇÃO DO SITE A MENINA E O PÁSSARO
A MAIS BELA FLOR.
O ESPELHO.
Aladim e a lâmpada maravilhosa
Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora.
A MAIOR FLOR DO MUNDO (José Saramago) As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças sendo pequenas, sabem.
NÃO SOBREVIVI, MAS VOLTEI...
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Certa vez, mamãe e papai levaram Marli e seus dois irmãozinhos menores – Cláudia e José – para passearem no campo. Os passarinhos voavam baixinho, as.
A Marca de Amor.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PASTEL, GUARANÁ E DEUS!!!   Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu.
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
Último Folheto!!!.
Uma mensagem A D Arte e Formatação Vera Affonso.
A lenda da noite Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela.
O PALHAÇO E O NARIZ.
AS TRÊS ÁRVORES Autor Desconhecido.
A Bruxinha Míope História.
Era uma vez uma menina chamada Flori.
A Menina Gotinha de Água de Papiniano Carlos
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
By Búzios Slides A MENINA E O PÁSSARO Avanço automático.
Não sei precisar quando, mas um dia acordei muito triste. Apesar do dia estar claro e ensolarado, eu estava muito cinza. Como um robô me levantei...
A MAIS BELA FLOR O bosque estava quase deserto, quando o homem sentou-se para ler, embaixo dos longos ramos de um velho carvalho.
O Urso Polar que não gostava do frio
o sapo encontra um amigo
Um monstrinho no jardim…
A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano
A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano
A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano
Transcrição da apresentação:

A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano Editora: Caminho Adaptação

As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples… Quem me dera saber escrever essas histórias… José Saramago

Se eu tivesse aquelas qualidades, poderia contar, com pormenores, uma linda história que um dia inventei… …seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…

… havia uma aldeia. …e um menino.

… sai o menino pelos fundos do quintal, e, de árvore em árvore, como um pintassilgo, desce o rio e depois por ele abaixo… … havia uma aldeia.

Em certa altura, chegou ao limite das terras até onde se aventurara sozinho. Dali para diante começava o “planeta Marte”. Dali para diante, para o nosso menino, será só uma pergunta: «Vou ou não vou?» E foi.

O rio fazia um desvio grande, afastava-se, e de rio ele estava já um pouco farto, tanto que o via desde que nascera. Resolveu cortar a direito pelos campos, entre extensos olivais, ladeando misteriosas sebes cobertas de campainhas brancas, e outras vezes metendo pelos bosques de altas árvores onde havia clareiras macias sem rasto de gente ou bicho, e ao redor um silêncio que zumbia, e também um calor vegetal, um cheiro de caule fresco.

Ó que feliz ia o menino! Andou, andou, foram rareando as árvores, e agora havia uma charneca rasa, de mato ralo e seco, e no meio dela uma inclinada colina redonda como uma tigela voltada. Deu-se o menino ao trabalho de subir a encosta, e quando chegou lá acima, que viu ele? Nem a sorte nem a morte, nem as tábuas do destino… Era só uma flor.

Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou, de cansado Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou, de cansado. E como este menino era especial de história, achou que tinha de salvar a flor. Mas que é da água? Ali, no alto, nem pinga. Cá por baixo, só no rio, e esse que longe estava!... Não importa.

Desce o menino a montanha, atravessa o mundo todo, chega ao grande rio, com as mãos recolhe quanta de água lá cabia, volta o mundo atravessar, pelo monte se arrasta, três gotas que lá chegaram, bebeu-as a flor com sede. Vinte vezes cá e lá… Mas a flor aprumada já dava cheiro no ar, e como se fosse uma grande árvore deitava sombra no chão.

O menino adormeceu debaixo da flor O menino adormeceu debaixo da flor. Passaram as horas, e os pais, como é costume nestes casos, começaram a afligir-se muito. Saiu toda a família e mais vizinhos à busca do menino perdido. E não o acharam.

Correram tudo, já em lágrimas tantas, e era quase sol-pôr quando levantaram os olhos e viram ao longe uma flor enorme que ninguém se lembrava que estivesse ali. Foram todos de carreira, subiram a colina e deram com o menino adormecido. Sobre ele, resguardando-o do fresco da tarde, estava uma grande pétala perfumada…

Este menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de milagre.

Quando depois passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos.

FIM

Este era o conto que eu queria contar Este era o conto que eu queria contar. Tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças. Mas ao menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas, e talvez mais tarde venham a saber escrever histórias para crianças…

Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?...