ENCONTROS COM S. PAULO (7).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENCONTROS COM S. PAULO (6).
Advertisements

que tira o pecado do mundo
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Antes de entendermos e aplicarmos os ensinamentos do memorial da ceia do Senhor precisamos entender o que vem um pouco antes da ceia... Mateus ;
Saber Sobre a Ceia do Senhor
ENCONTROS COM S. PAULO (2).
ENCONTROS COM S. PAULO (8).
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A EUCARISTIA O MISTÉRIO DA FÉ O MAIOR DOS MILAGRES.
Oração Eucarística VII
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Confissão, Perdão e Libertação
MÚSICA: Viacrucis de J. Homs
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
TEMA: O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Três Passos Para o Céu.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
O Corpo e o Sangue de Cristo
DEUS TRINDADE.
Cristo Ressuscitou. Aleluia!!!.
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
INTRODUÇÃO Páscoa (Pessach, Hebraico) = Passagem;
CONTEMPLANDO E ADORANDO O CRUCIFICADO
I CORÍNTIOS 11:17-34.
Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
SER DE JESUS.
"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram
Renovando o Compromisso.
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Meus irmãos e minhas irmãs;
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
TOMAI O ALIMENTO ETERNO TU TENS PALAVRAS DE VIDA E AMOR!
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
BATISMO CEIA.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
UMA VIDA TRANSFORMADA PELA GRAÇA
TEMAS BÍBLICOS.
V Domingo do Tempo Comum
RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Grupo de Oração Fonte de Vida
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
“Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” Ef 2.6.
Jesus Filho De Deus Fernandinho.
Caríssimos, Realmente Jesus morreu e ressuscitou por todos e especialmente por mim e você. Na Cruz, portanto, Jesus manifestou o seu amor gratuito e.
Grupo de Jovens Kerigma 18 de Abril de 2015
VI DOMINGO TEMPO PASCAL
A VITÓRIA DA VIDA Pois Paulo disse: “Lembre-se de Jesus Cristo, da linhagem de Davi, ressuscitado dos mortos conforme a meu Evangelho”
Música: Jesus, Filho de Deus / Autoria: Fernandinho
PLANO DA SALVAÇÃO.
EU SOU O PÃO DA VIDA O PÃO DO CÉU EU SOU O REI DOS REIS O SALVADOR
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as escrituras.” I Coríntios 15: 3.
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Este é o plano simples de Deus para que você possa ser salvo...
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
O Espírito é Deus. O Espírito é Deus “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade.
Quem crer e for batizado será salvo. Mc Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.
Transcrição da apresentação:

ENCONTROS COM S. PAULO (7)

Nós pregamos Cristo crucificado

«1,23Nós pregamos (kêrýssomen) Cristo crucificado (estaurôménon), para os judeus escândalo (skándalon), para os gentios loucura (môrían)». (1 Cor 1,23) «2,2Na verdade, decidi não saber nada entre vós, senão Jesus Cristo, e este crucificado (estaurôménon)». (1 Cor 2,2)

mas a EVANGELIZAR, «1,17Na verdade, Cristo não me enviou a baptizar não com a sabedoria da palavra, para que não seja esvaziada a Cruz de Cristo». (1 Cor 1,17)

Pregar Cristo Crucificado Indica um método e um conteúdo: Sentido fúnebre - luto - dolorismo - resignação - coragem do herói - belicismo - kamikaze Argumentar - demonstrar - artes retóricas - malabarismo da linguagem + Mostrar com a vida, + dar testemunho, + identificar-se com Cristo. + Soberana dádiva da vida por amor, para sempre, para todos.

Fica ali exposto bem diante dos nossos olhos: «3,1Aos (nossos) olhos, Jesus Cristo exposto por escrito (proegráphê), Crucificado (estaurôménos)». (Gl 3,1) «1,18A palavra da cruz». (1 Cor 1,18) Fica ali exposto bem diante dos nossos olhos: - o nosso pecado - a nossa malvadez - o nosso veneno - a nossa violência - a atracção pela morte + o imenso amor de Deus + o perdão infinito + o remédio para os nossos males

Propiciatório Propiciatório «3,(…) 24Cristo Jesus, 25Deus o expôs (proétheto) como PROPICIATÓRIO (hilastêrion), por seu próprio sangue, mediante a fé». (Rm 3,24-25) Propiciatório Propiciatório

+ Quem é o Reino de Deus? + Quem está no meio de nós? + Qual é a Palavra da Cruz? + Estou crucificado com Cristo?

é Jesus Cristo!» «Senhor Mareh Iesû‘ Kýrios ’Iêsoûs Kýrios ’Iêsoûs Christós Kýrie eléêson Lc 17,13

A teologia é a Sabedoria de um Amor «crucificado», e só faz boa teologia «aquele que sabe que Outro morreu por ele». (Soren Kierkegaard) «o Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim» (Gl 2,20) «Cristo Jesus, o meu Senhor» (Fl 3,8) «o Senhor Nosso Jesus Cristo, que morreu por nós» (1 Ts 5,9-10)

«10,9Se confessares (homologéô) com a tua boca que Senhor é Jesus E acreditares no teu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo». (Rm 10,9) «12,3(…)Ninguém pode dizer Senhor é Jesus senão no Espírito Santo». (1 Cor 12,3)

«2,11Toda a língua proclame que Senhor é Jesus Cristo Para glória de Deus Pai». (Fl 2,11) «Quem é Senhor?» «Quem reconheces tu como Senhor?»

1 Coríntios 15,3-10 1 Coríntios 11,23-26

«15,3Transmiti-vos (paradídômi), em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo recebi (paralambánô): »»»

4e que foi sepultado (etáphê: aor2 pass. de thápô), que Cristo morreu (apéthanen: aor2 de apothnêskô) pelos nossos pecados segundo as Escrituras, 4e que foi sepultado (etáphê: aor2 pass. de thápô), e que foi ressuscitado (egêgertai: pf. pass. de egeírô) ao terceiro dia segundo as Escrituras, »»»

5e que se fez ver (ôphthê: aor. pass. de horáô). a Cefas (Kêphã), 5e que se fez ver (ôphthê: aor. pass. de horáô) a Cefas (Kêphã), e depois aos Doze. […] 8Em último lugar, fez-se ver (ôphthê) também a mim (emoí), 9(…)o mais pequeno dos apóstolos. 10é pela graça de Deus (cháriti dè theoû) que sou o que sou (eimi hó eimi), e a sua graça em mim não ficou vazia (kenê)». (1 Cor 15,3-5.8-10)

«11,23Na verdade, recebi do Senhor aquilo que também vos transmiti: »»»

“Isto é o meu corpo, que é para vós; isto fazei para memória de mim”. O Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, recebeu o pão, 24e dando graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é para vós; isto fazei para memória de mim”. 25Do mesmo modo fez com o cálice, depois da ceia, dizendo: “Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; isto fazei, sempre que o beberdes, para memória de mim”. »»»

26Portanto, sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, estais a anunciar a morte do Senhor até que Ele venha». (1 Cor 11,23-26)

A nossa história com Cristo Uma história de tal modo bela…

«8,17Se somos filhos, também somos herdeiros; herdeiros de Deus, com-herdeiros de Cristo; Se com-sofremos, também seremos com-glorificados». (Rm 8,17)

«6,3Ou ignorais que todos os que fomos baptizados para Cristo Jesus (eis Christòn Iêsoûn), foi na sua morte que fomos baptizados? 4Fomos com-sepultados com Ele por meio do baptismo na morte, para que, como foi ressuscitado Cristo dos mortos (…), assim também nós numa vida renovada caminhemos. 5Se, na verdade, com-crescidos (sýmphytoi) nos tornámos com Ele por morte semelhante à Sua, também o seremos na ressurreição». (Rm 6,3-5)

«6,6Isto sabendo que o nosso homem velho foi com-crucificado, para que fosse feito inoperante o corpo do pecado, para não servirmos mais o pecado». (Rm 6,6)

«2,11Fiel é a palavra: se, na verdade, com-morremos, também com-viveremos». (2 Tm 2,11)

«2,4Mas Deus, rico sendo em amor misericordioso, pelo muito seu amor com que nos amou, 5e estando nós mortos pelas transgressões, com-vivificou-nos com Cristo (…) 6e com-ressuscitou e com-sentou (synekáthisen: aor. de synkathízô) nos céus em Cristo Jesus». (Ef 2,4-6)

«2,12Com-sepultados com Ele no baptismo, em quem também fostes com-ressuscitados (…). 13Também a vós, estando mortos pelos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, com-vivificou-vos com Ele, fazendo-nos graça (charízomai) de todos os pecados». (Cl 2,12-13)

Com-crucificados com-mortos com-sepultados com-vivificados com-crescidos com-ressuscitados com-sentados nos céus

Os pinheiros sabem quando é a Páscoa

Altar com toalha branca Símbolo do túmulo, para sempre aberto (mas não vazio), do Senhor Ressuscitado

Altar com Chrismón e Evangeliário

Túmulo cristão (séc. IV) com Chrismón, galo, árvores com frutos

Tu, Senhor, Tu falas E um caminho novo se abre a nossos pés, Uma luz nova em nossos olhos arde, Átrio de luminosidade, Pão De trigo e de liberdade, Claridade que se ateia ao coração.

Lume novo, lareira acesa na cidade, És Tu, Senhor, o clarão da tarde, A notícia, a carícia, a ressurreição.

Passa outra vez, Senhor, dá-nos a mão, Levanta-nos, Não nos deixes ociosos nas praças, Sentados à beira dos caminhos, Sonolentos, Desavindos, A remendar bolsas ou redes.

Sacia-nos. Envia-nos, Senhor, E partiremos O pão, O perdão, Até que em cada um de nós nasça um irmão.