Documento 85 Peregrinação da Cruz e do Ícone de N. Senhora JMJ Rio 2013 Semana Missionária CF 2013 Encontro de Revitalização PROCESSO E EMBASAMENTO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ VOLTA REDONDA PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL MISSIONÁRIA APRESENTAÇÃO O Projeto de Inclusão Digital.
O QUE É A PASCOM?.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
O Conselho Pastoral Paroquial
Anteprojeto Metodológico
VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
Desafios e perspectivas
DNJ – Dia Nacional da Juventude
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
ENCONTRO NACIONAL DE REVITALIZAÇÃO DA PASTORAL JUVENIL
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
André Luis S. de Moura – RS – Sul III Marcos de Lucca – SP – Sul I
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
Diocese de Amargosa.
Conselho Missionário Diocesano
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
1 COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Brasília 29 de junho de 2011.
Sínodo sobre nova evangelização
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
História da Pastoral da Juventude
Orientações para a Implantação do Ministério Jovem
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
REUNIÃO DE CASAIS” PARÓQUIA CRISTO REDENTOR - ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RJ – Responsável Padre Renê Luiz Oliveira “ 3º. Reunião de Casais” – 20/08/2014.
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Execução - Pistas de ação
Diocese de São João da Boa Vista
Pe. Samuel José de Carvalho, OCS
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
4º Encontro Nacional da Pascom 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores Santuário Nacional de Aparecida – 24 a 27 de julho de º Encontro Nacional.
Igreja e Comunicação rumo ao Novo Milênio
Evangelização da Juventude Desafios e Perspectivas Pastorais
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Pastoral da comunicação
Conselho Missionário Diocesano
100 anos: Boa nova em novos tempos! CENTENÁRIO
VOCAÇÃO E MISSÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS NUMA PARÓQUIA MISSIONÁRIA
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO DA CNBB
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
Objetivos Específicos Estratégias de Ação
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
Dias 9 a 12 de julho 2015 PUC Minas -Belo Horizonte – MG Hospedagem nas famílias em três paróquias e algumas casas religiosas Tema: O missionário presbítero.
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
Ministros Extraordinários da Eucaristia Em 2007 Participação de 03 encontros diocesanos; Participação de 03 encontros diocesanos; Encontro Comarcal de.
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
EXIGÊNCIAS E ORIENTAÇÕES PARA UM BOM ANDAMENTO DAS SMP NA DIOICESE/PARÓQUIA.
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
17ºPLANO DE EVANGELIZAÇÃO. DGAE DIRETRIZES – São rumos que indicam um caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da ação evangelizadora, princípios.
Peregrinação do Ícone da Sagrada Família. TEMA: “FAMÍLIA: UMA LUZ PARA A VIDA EM SOCIEDADE” LEMA: “VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO” (Mt 5,14) Data do Congresso:
COMPROMISSOS ASSUMIDOS NA AR 2015 NOSSO AGIR COMPROMISSOS ASSUMIDOS NA AR 2015 NOSSO AGIR 33º ASSEMBLEIA DO MCC REGIONAL NORDESTE 2 Campina Grande - Paraíba.
JUVENTUDE CURSILHISTA JUBILEU DE OURO DO MCC BRASIL ANO DE FESTA PARA A JUVENTUDE CURSILHISTA DO BRASIL.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

Documento 85 Peregrinação da Cruz e do Ícone de N. Senhora JMJ Rio 2013 Semana Missionária CF 2013 Encontro de Revitalização PROCESSO E EMBASAMENTO:

O PROJETO O Projeto, fundamentado no Documento 85, inspirado pelo dinamismo missionário da JMJ e pelas conclusões do Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil (2013), se realizará a partir da peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelas mãos dos jovens, nas dioceses brasileiras, no período de 2015 a 2017.

CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA:  Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional  Equipe de Subsídios  Bispos Referenciais Regionais da Juventude  Referenciais Diocesanos e Assessores

EIXOS DE AÇÃO PASTORAL: 1º. MISSÃO: favorecer experiências missionárias nas comunidades; contribuir com a sensibilidade e o surgimento de líderes proféticos e criativos. 2º. ASSESSORES: suscitar interesse dos adultos pela causa juvenil; aumentar o número de adultos assessores; oportunizar partilha, articulação e formação de assessores. 3º. ESTRUTURAS DE ACOMPANHAMENTO: fortalecer o Setor Diocesano da Juventude; valorizar: o protagonismo, o grupo, a Leitura Orante, a formação na ação; promover mais momentos e espaços juvenis nas paróquias.

CONFECÇÃO DE SUBSÍDIOS (folder):  Ações missionárias na Paróquia.  Trilha “Caminho da Fé”: de Tambaú a Aparecida.  Defesa da Vida (ecumênica): água, rios, pessoa humana.  Missão Juvenil para o JDJ (Jornada Diocesana da Juventude).  Missão Juvenil para o DNJ (Dia Nacional da Juventude). RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL: RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL:

CONFECÇÃO DE SUBSÍDIOS (folder):  Leitura Orante da Bíblia: textos missionários e marianos.  Celebrações missionárias: terço, novena.  Reuniões de Grupo.  MISSIONARIEDADE.  ASSESSORIA.  ESTRUTURAS DE ACOMPANHAMENTO e Setor da Juventude.  Nossa Senhora Aparecida: história. RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL: RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL:

RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL: RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL: OUTRAS INICIATIVAS :  Slide sobre o Projeto global: elaboração e divulgação.  Aplicativo para celulares e tablets (localização da imagem de Aparecida).  CD sobre Nossa Senhora Aparecida:  Reflexões do Papa Francisco sobre a questão missionária (CNBB).  JDJ nas escolas e universidades.  Divulgação dos materiais produzidos.  Seminário nacional sobre ecologia.

Jornada Diocesana Missionária. Atividades missionárias nas Paróquias. Missões populares juvenis em outubro (DNJ). Serviço voluntário na Fazenda da Esperança: Projeto “Espalhando Esperança”. Missões em Casas de Recuperação e em outras “periferias existenciais”. Vigílias (JDJ), encontros, romarias, terços missionários. Retiros querigmáticos. Peregrinação da Capelinha de Nossa Senhora Aparecida e terço. SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS: SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS:

Levantamento das modalidades de sofrimento juvenis. Seminários: marginalização juvenil, mortes e trabalhos escravos. Apoio às instituições que atuam com jovens marginalizados. “Bote-Fé” (ecumênico): dignidade à vida, mulher, ecologia. Celebração ecumênica: ecologia. Caminhada ecológica. Fórum sobre a água e gesto concreto. SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS: SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS:

Cartilha motivacional e informativa sobre todo o Projeto. Vídeo motivacional para o adulto: corresponsabilidade neste Projeto. II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil: Aparecida, RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL: RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL:

Envolvimento dos adultos nas experiências missionárias paroquiais. Fórum para os adultos sobre juventude. Escola permanente de capacitação de adultos. Capacitação para acompanhar projetos de vida dos jovens. Encontro regional de Assessores para troca de experiências. Retiro (diocesano, regional) para assessores. SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS: SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS:

Rede de assessores. Cadastro dos assessores capacitados do regional. Valorização dos carismas já existentes no local. Metas regionais para formação de assessores. Liberação de adultos formadores e assessores de jovens. Recursos econômicos (novos assessores). Divulgação do Projeto: Coordenador de Pastoral e outros. SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS: SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS:

Organização e motivação das etapas do Projeto: gerar processo. Motivação para incluir o Projeto nas programações: nos grupos e nos Planos. Motivação para envolver: Párocos, Diretores Espirituais dos Movimentos, Assessores das PJs, Clero, Consagrados Envolvimento dos jovens que participaram da “1ª. Missão Jovem na Amazônia” RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL: RESPONSABILIDADES DA CEPJ e EQUIPE CENTRAL:

Envolvimento de todas as expressões juvenis (Setor Diocesano da Juventude) Articulação com os Conselhos Paroquiais e Catequese de crisma. Formação permanente durante todo o processo. Conscientização das expressões: participação no Setor Diocesano da Juventude. Avaliação periódica no Setor Diocesano da Juventude. Concurso cultural: vida, ecologia, Nossa Senhora. Espetáculo musical juvenil sobre Nossa Senhora Aparecida. Divulgação permanentemente do Projeto e o seu desenvolvimento: encantar! Criação de mais espaços na paróquia para os jovens. SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS: SUGESTÕES PARA OS REGIONAIS, DIOCESES, PARÓQUIAS:

CRONOGRAMA

CRONOGRAMA GERAL: 2014 – ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO 2015 – ABERTURA, IMPLANTAÇÃO, INÍCIO 2016 – PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM 2017 – CELEBRAÇÃO DOS 300 ANOS

ABERTURA 18/04/2015 (sábado):  manhã: apresentação do Projeto aos Bispos.  noite: Vigília jovem. 19/04/2015 (domingo):  11h30: Missa de abertura e envio em rede nacional, com os bispos da 53ª. Assembleia.

MISSÃO JOVEM: 2015:  Missão jovem em outubro, nos regionais.  Missão Jovem em dezembro, na Arquidiocese de Palmas. 2016:  Missão jovem em outubro, nas dioceses.  Missão jovem em dezembro, Regional Norte :  Missão em torno dos rios do Brasil  Expedição missionária: Rio Paraíba do Sul (dia 20 ss)

ENCERRAMENTO: JULHO DE 2017:JULHO DE 2017:  PEREGRINAÇÃO NACIONAL ao Santuário.  Terço no Porto Itaguaçú (coligação).  Procissão até o Santuário.  Missa de conclusão.  Show às 14h (bandas e testemunhos).

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.A diocese define o itinerário. 2.Não haverá uma única imagem percorrendo o Brasil. 3.O Projeto diocesano: simples, prático, atraente, integrado; com forte protagonismo juvenil. 4.Alguns acontecimentos eclesiais: Sínodo dos Bispos (2014 e 2015), DGAE (2015), Congresso Eucarístico em Belém (2016), JMJ de Cracóvia (2016), 400 anos da Amazônia (2016), 10 anos do Documento de Aparecida e do Documento “Evangelização da Juventude” (2017), Encíclica do Papa sobre a Ecologia, nova Comissão Episcopal para a juventude. 5.Divulgação e convocação pelas: redes sociais, TVs, Rádios, site da CNBB e Jovens Conectados, s, spots, vídeos, mensagens, folder, slides, etc.

RESPONSÁVEL Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB Bispo Referencial- Dom José Luis Majella Assessor da Comissão Episcopal- P. Toninho Coordenação da Pastoral Juvenil- Iago Equipe de Subsídios- Renato Equipe Jovem de Comunicação- Felipe COORDENAÇÃO ATUAL

“Mãe Aparecida, ponho em vossas mãos, e levai até o Pai a nossa e vossa juventude,... quanta força, quanta vida, quanto dinamismo brotando e explodindo e que podem estar a serviço da vida, da humanidade. Amém” [Papa Francisco, julho 2013] ABR 2015