O Fim da guerra e o reordenamento político

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
Advertisements

I GUERRA MUNDIAL
I GUERRA MUNDIAL.
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
Primeira Guerra Mundial
GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
1ª Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial
A 1ª Guerra Mundial
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
CONGRESSO DE VIENA.
Antecedentes da Guerra
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
O Mundo após a Primeira Guerra
2ª Guerra Mundial.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 – 1918 )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
O choque de Imperialismos
A GUERRA COMO INSTRUMENTO DOS REIS
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 –1918)
PRIMEIRA GRANDE GUERRA
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Conceitos Históricos: Guerra; Neocolonialismo; Imperialismo.
A Primeira Guerra Mundial ( )
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID ESCOLA ESTADUAL RAUL CÓRDULA 1º GUERRA MUNDIAL.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A NOVA GEOGRAFIA POLÍTICA DA EUROPA
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1º AULÃO DE HISTÓRIA – CMB/PREVEST – PROF VICENTE
A Segunda Guerra Mundial
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
A Era Napoleônica ( ).
A Primeira Guerra Mundial
I Guerra Mundial ​ ( ) ​ BLOG: ospyciu.wordpress.com / Prof. Paulo Leite1.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: ( ) A Guerra Para Findar Todas as Guerras
1ª Guerra Mundial 1ª Guerra Mundial.
1ª Guerra Mundial O fim da Belle Époque.
Aula 3 - História Geral A 1ª Guerra Mundial a 1918
Primeira Guerra Mundial
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
A Segunda Guerra Mundial
Apogeu e declínio da influência europeia
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
Desenvolvimento tecnológico
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
ENTRE-GUERRAS. República de Weimar Em 1918, uma sucessão de revoltas operárias precipitou a abdicação de Guilherme II e o estabelecimento do regime.
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 1 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
A EUROPA DOS 27.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
A Primeira Guerra Mundial
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
Transcrição da apresentação:

O Fim da guerra e o reordenamento político A assinatura do Armistício a 11 de novembro de 1918 põe fim à Primeira Guerra Mundial. Após o conflito, surge um novo mapa político mundial. Assiste-se a uma reorganização do equilíbrio do poder mundial. Assiste-se à desagregação dos Impérios e da velha ordem europeia. Nascem novos países. Celebração em Paris do Armistício, 11 de novembro, 1918.

O Fim da guerra e o reordenamento político A Europa perde a sua supremacia. Assiste-se à ascensão dos Estados Unidos como potência mundial. O comunismo ascende na Rússia. O pós-guerra é marcado por uma forte instabilidade económica e política. Começam a definir-se os regimes autoritários. Celebração em Paris do Armistício, 11 de novembro, 1918. A Alemanha fica mergulhada numa profunda crise económica.

A PAZ Após o fim da Primeira Guerra Mundial havia uma forte crença na manutenção de uma paz duradoura e universal. Woodrow Wilson apresentou ao Congresso americano os Catorze Pontos que visavam definir os contornos da paz na Europa e no mundo. O cão de guerra açaimado pela Liga das Nações, como forma de garantir a paz. Presidente Woodrow Wilson apresenta ao Congresso os Catorze Pontos que irão constituir a base do processo de paz.

Catorze Pontos de Wilson Diplomacia Transparente; Liberdade dos Mares; Liberdade de Comércio; Redução do Armamento; Imparcialidade nas decisões sobre as colónias; A Rússia deve escolher livremente o seu destino político; Respeito pela integridade da Bélgica; Respeito pelo território francês e restituição da Alsácia-Lorena; Reconhecimento das fronteiras italianas com base na nacionalidade; Direito de autodeterminação aos povos da Áustria-Hungria; Autodeterminação e garantia de independência dos Estados balcânicos; Os turcos devem ser governados por um governo turco, e os não turcos governados por si próprios; Independência da Polónia com acesso ao mar; A Sociedade das Nações como garante da independência política e territorial de todos os Estados.

A Paz de Versalhes A 28 de junho é assinada a Paz em Versalhes, na Galeria dos Espelhos. Os termos da paz são definidos pelas potências vencedoras. Aos países vencidos, nomeadamente à Alemanha, foram impostas duras condições, consideradas humilhantes para os alemães. As condições dos tratados de paz nem sempre tiveram acordo unânime por parte das potências vencedoras. Após a paz de Versalhes, o mapa político é redesenhado. Os países aliados assinam o Tratado, com exceção dos EUA. Assinatura do tratado de paz na Galeria dos Espelhos, em Versalhes.

O Fim da Guerra e o reordenamento político e territorial A Primeira Guerra Mundial consagrou a vitória das democracias e pôs fim aos impérios autocráticos, antidemocráticos e antinacionalistas. Com o fim dos impérios nascem novos países, outros tornam-se independentes e há territórios recuperados por parte das potências vencedoras. Os novos países assentam nos princípios democráticos e parlamentares. Mapa da Europa após a Primeira Guerra Mundial.

Territórios recuperados e adquiridos A França recupera a Alsácia-Lorena. A Itália recebe as terras irredentas. Mapa dos territórios perdidos pela Alemanha

Territórios recuperados e adquiridos A Bélgica, que tinha sido invadida pelos alemães, recupera a sua independência e são-lhe concedidas as cidades de Eupen e Malmedy. Mapa dos territórios perdidos pela Alemanha

Territórios recuperados e adquiridos A Roménia recebeu a Transilvânia e a Bessarábia. A Grécia recebeu a Trácia. Mapa dos territórios perdidos pela Alemanha

A Nova Geografia da Alemanha A Alemanha perdeu 1/7 do seu território e ficou dividida em dois. O corredor de Danzig separava a Prússia Oriental do resto da Alemanha. Cidade Livre de Danzig e o corredor que dá à Polónia a saída para o mar. Mapa dos territórios perdidos pela Alemanha

A Nova Geografia da Alemanha A Alemanha perde o território do Sarre que passa para a administração da Sociedade das Nações. Durante um período de 15 anos a região do Sarre ficava sob administração da Sociedade das Nações e as suas minas de carvão foram cedidas à França como compensação dos prejuízos da guerra. Posteriormente, após o período de 15 anos, o destino do Sarre seria decidido através de um plebiscito. Região do Sarre Mapa dos territórios perdidos pela Alemanha

Os Termos da Paz As condições impostas pelos Aliados para a assinatura da paz com a Alemanha foram extremamente duras: a Alemanha foi obrigada a responsabilizar-se pelo conflito; foram impostas pesadas indemnizações de guerra; o seu território ficou dividido; a sua frota de guerra foi cedida à Grã-Bretanha;

Os Termos da Paz As condições impostas pelos Aliados para a assinatura da paz com a Alemanha foram extremamente duras: os recursos das suas minas passaram para a França; os ativos financeiros que a Alemanha detinha no estrangeiro foram confiscados; algumas patentes deixaram também de ser propriedade alemã; o exército alemão foi reduzido para 100 000 homens e o Estado-Maior extinto; Foi exigida a desmilitarização.