CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Materiais utilizados na Indústria Eléctrica e Electrónica
Advertisements

Aula de Física Agosto de 2013
Telerruptor Tem como função comandar um circuito eléctrico de vários sítios, através de botões de pressão. As instalações com comando por telerruptor substituem.
Díodo Zener
Quadro eléctrico de uma habitação
Interrupção simples com lâmpada de incandescência
Iniciação à electricidade
POSTO DE TRANSFORMAÇÃO
Campainha comandada por botão de pressão
Comutação de lustre É empregue sempre que se deseja comandar de um só lugar dois circuitos, com uma ou mais lâmpadas.
Comutação de escada ou de quarto
Estrutura atómica da matéria
Automático de escada O automático de escada é um aparelho controlado à distância, por botões de pressão, que comanda um circuito e o faz de seguida abrir.
Eletricidade I
Constituição atómica da matéria.
Dupla comutação de escada
Interrupção simples com lâmpada fluorescente
Comutação de escada com inversor
LED – Díodo Emissor de Luz
Protecção das pessoas quando utilizadoras das instalações eléctricas
Campainha comandada por botão de pressão
Interrupção simples com lâmpada de incandescência
Tomadas monofásicas com terminal de terra
Em grego significa indivisível.
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
ELETRODINÂMICA.
Analise de Circuitos em Corrente Continua – Editora Erica
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Corrente elétrica.
1° Aula – Práticas Profissionais
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Prof. Filipa Vicente
Electricidade vs Perigo?
INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE FORÇA MOTRIZ
Eletricidade Básica Prof. Demilton Cruz do Carmo
Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA.
Física II ELETRODINÂMICA Prof. Diones Charles Ensino Médio.
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
CORRENTE ELÉTRICA.
CSM TAP.
AULA 2 – Conceitos básicos de eletrônica
Energia.
ESGB EI2 – EFA 2009/2012.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Corrente Elétrica (i):
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
Eletricidade Básica Prof. Raul Diaz Rosas.
Entendendo a Eletricidade Revisão: C
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
CORRENTE ELÉTRICA.
Filipa Vicente Escola Manuel de Figueiredo. Filipa Vicente Escola Manuel de Figueiredo nÉnÉ uma grandeza física que mede a dificuldade que.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
LED – Diodo Emissor de Luz
Electricidade Educação Tecnológica.
Filipa Vicente Prof. Filipa Vicente Filipa Vicente Prof. Filipa Vicente nÉnÉ uma grandeza física que mede o número de electrões.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
Temos: R3 em serie com R4 e com R5. Resulta em:
Unidade 2 Circuitos elétricos e eletrónicos
Eletricidade e Magnetismo
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO (EJA)
Prof. Filipa Vicente
5.5 Resistência elétrica. 5.5 Resistência elétrica.
5.3 Tensão ou diferença de potencial. 5.3 Tensão ou diferença de potencial.
CORRENTE ELÉTRICA MATÉRIAMATÉRIA É TUDO AQUILO QUE POSSUI MASSA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO. É TUDO AQUILO QUE POSSUI MASSA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Revisão do Segundo Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
Transcrição da apresentação:

CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO

Estrutura atómica da matéria A matéria quer se encontre no estado sólido, liquido ou gasoso é constituída por moléculas, as moléculas por átomos e os átomos por electrões, protões e neutrões. Os protões e os neutrões encontram-se no núcleo dos átomos. Os electrões têm carga eléctrica negativa e giram em órbitas electrónicas à volta do núcleo dos átomos. Os electrões das últimas órbitas electrónicas que conseguem sair ficam livres e designam-se por electrões livres. Órbita electrónica Electrão livre

Intensidade da corrente eléctrica A intensidade da corrente eléctrica (I) é o movimento orientado desses electrões livres ao longo dos condutores eléctricos. Electrões livres Condutor eléctrico Os condutores eléctricos (cobre, prata, alumínio) têm muitos electrões livres por isso são usados para conduzir a corrente eléctrica. Os isoladores eléctricos (plástico, borracha, baquelite) não têm electrões livres por isso não conduzem a corrente eléctrica.

Tensão ou diferença de potencial Para que haja um movimento orientado dos electrões livres é necessário aplicar ao condutor eléctrico uma tensão (U) através da utilização de um gerador eléctrico (pilha, bateria, dínamo ou alternador). Na figura vemos o gerador (bateria) que é responsável por criar uma tensão (U) ou diferença de potencial que vai ser responsável pelo movimento orientado dos electrões livres que se encontram nos condutores eléctricos e que ao passarem no filamento da lâmpada (receptor) vão provocar a emissão de luz.

Circuito eléctrico Qualquer circuito eléctrico é constituído por gerador, receptor, condutores eléctricos e geralmente por um aparelho de comando. Gerador Receptor Condutores Aparelho de comando Geradores de corrente contínua: Pilha, bateria de acumuladores ou dínamo. Gerador de corrente alternada: Alternador. Receptores: Lâmpada, campainha, motor, electrodomésticos. Aparelhos de comando: Interruptor, botão de pressão. Condutores eléctricos: Condutor de cobre com um isolamento exterior de plástico.

Simbologia Pilha Campainha Bateria de acumuladores Motor Dínamo Um circuito eléctrico é representado por um esquema eléctrico através de símbolos. + _ Pilha Campainha Bateria de acumuladores Motor Dínamo Interruptor Alternador Botão de pressão Lâmpada Condutor M + _ G _ G ~

Esquemas eléctricos Um interruptor a comandar uma lâmpada. + _ O circuito eléctrico está aberto porque o interruptor não permite a passagem da corrente eléctrica logo a lâmpada estará apagada. + _ O circuito eléctrico está fechado porque o interruptor permite a passagem da corrente eléctrica logo a lâmpada estará acesa.

Receptores ligados em série + _ 9 Volt 3 Volt Os receptores são ligados uns a seguir aos outros. Inconvenientes da ligação em série de receptores: Se um dos receptores avariar (por exemplo uma lâmpada fundir) a corrente eléctrica já não passa para os outros receptores ou seja, o circuito fica interrompido para os restantes receptores. A tensão aplicada pelo gerador ao circuito divide-se pelo número de receptores.

Receptores ligados em paralelo + _ 9 Volt Nó ou derivação Os receptores são ligados uns aos terminais dos outros. Vantagens da ligação em paralelo dos receptores: Se um dos receptores avariar (por exemplo uma das lâmpadas fundir) os outros continuam a funcionar porque a corrente continua a poder passar por eles. A tensão aplicada pelo gerador ao circuito é a tensão que fica aplicada em cada receptor independentemente do seu número. Por estes motivos é que todos os receptores das nossas casas estão ligados em paralelo.

Esquema multifilar Um interruptor a comandar uma lâmpada de incandescência, 230 V ~ N F Caixa de derivação Terminal ou borne Tensão aplicada ao circuito: 230 Volt Tipo de corrente eléctrica: Corrente alternada O Neutro (N) vai ligar directamente ao receptor ou receptores. A Fase (F) vai ligar ao aparelho de comando, sai do aparelho de comando e vai ligar ao receptor ou receptores. O receptor só funciona quando lhe chega o Neutro (N) e a Fase (F).

Esquema multifilar Um interruptor a comandar duas lâmpadas de incandescência. 230 V ~ N F Observar que os receptores estão ligados em paralelo.

Esquema multifilar O interruptor 1 comanda a lâmpada 1 e o interruptor 2 comanda a lâmpada 2. 1 2 N 230 V ~ F 1 2

Esquema multifilar Botão de pressão a comandar uma campainha. 230 V ~ 8 V N F Transformador A função do transformador é baixar a tensão de 230 Volt para 8 Volt, já que nos circuitos de sinalização os receptores funcionam com uma tensão reduzida.

Esquema multifilar Ligação de tomadas monofásicas com terra. 230 V ~ N F Terra A cor azul do isolamento do condutor identifica o Neutro (N). A cor preta ou castanha do isolamento do condutor identifica a Fase (F). A cor verde/amarela do isolamento do condutor identifica o condutor de terra.

Lucínio Preza de Araújo Multímetro O multímetro é um aparelho de medida que permite medir a Intensidade da corrente eléctrica, a Tensão ou diferença de potencial, a Resistência eléctrica, verificar a continuidade eléctrica, etc. Grandeza eléctrica Unidade Intensidade da corrente eléctrica (I) Ampére (A) Tensão ou diferença de potencial (U) Volt (V) Resistência eléctrica (R) Ohm () Lucínio Preza de Araújo