Formatando a página.

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Transcrição da apresentação:

Formatando a página

Margens esquerda e superior são configuradas com o valor de 3 cm, enquanto as margens direita e inferior recebem o valor de 2 cm.

O papel: ajustar o Tamanho do papel para A4

Formatando a fonte Para a digitação do texto deverá ser ajustada a Fonte para Times New Roman, Estilo da Fonte Normal, Tamanho 12 , Cor da Fonte Automático (preta). Para as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas, será utilizado o Tamanho 10.

Formatando o parágrafo O espaço simples é o espaço em que normalmente os documentos word estão ajustados. Este espacejamento será utilizado nas citações de mais de três linhas, nas notas de referência, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração.

O espaço duplo será utilizado para a digitação de todo o texto, para separar as referências no final do trabalho (digitadas em espaço simples), separar os títulos das subseções do texto que os precedem ou os sucedem.

Na folha de rosto e na folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha para margem direita.

Citações de mais de três linha, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda .

Notas de rodapé As notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. Se for utilizado o recurso de inserir cabeçalho e rodapé, o texto aparecerá em todas as folhas. Se for utilizado o recurso de inserir nota, não atende as normas da ABNT.

Por isso, sugerimos utilizar o recurso de inserir caixa de texto. A numeração da nota de rodapé deve ser sobrescrito.

Alguns teclados possuem o recurso para a introdução imediata. Para os teclados que não possuem este recurso, utilizar: Alt + 0185 para o Nr ¹ Alt + 0178 para o Nr ² Alt + 0179 para o Nr ³

Numerando as páginas Para fim de numeração, contaremos todas as folhas do trabalho após a folha de rosto, porém somente receberão número a partir da primeira folha da parte textual. Por isso as folhas sem numeração devem ser confeccionadas em um arquivo a parte do principal, pois o Word sempre contará estas folhas, não havendo recurso para cumprir a norma. A Fonte utilizada é a Nr 10.

Posição do Número Existe a necessidade de formatar a posição do número, que deverá permanecer a 2 cm da borda superior e a 2 cm da borda direita da folha. Obs: ajustar a impressora para o tamanho do papel.

Numeração progressiva Para atender as normas, sugerimos fazer a numeração manualmente, desabilitando os recursos que realizam a numeração automática.

São utilizados os algarismos arábicos, limitados até a seção quinária, alinhados com as margens esquerdas, separadas somente por um espaço, antes do título. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando os recursos de negritos, itálico ou grifo, caixa alta ou versal e outro.

Inserção e Formatação de Tabelas Observar que tabela é diferente de quadro.

Citação e Referência

Citação Citação é a menção, no texto, de uma informação colhida de outra fonte. Utilizada para dar credibilidade sobre as questões defendidas.

Citação citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Utiliza-se a expressão Apud, que significa citado por.

Citação Citação direta: transcrição textual da obra do autor consultado. Citação indireta: texto baseado na obra consultado.

Diferenças entre sistema de chamada e referência

Sistema de chamada Sistema de chamada: indicam no texto as citações. Sistema autor-data

Sistema autor-data São posicionadas junto ao texto.

Referência Referência: o conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento e que permitem sua identificação individual.

Referências A lista de referências deve ser apresentadas em ordem alfabética de autores, pessoais ou entidades, e títulos, ao final do trabalho; mesmo quando apresentadas em nota de rodapé, aparecerão também repetidas na lista ao final do trabalho.

Documentos Convencionais Livro Folheto Trabalhos acadêmicos

Erros comuns Textos com dados técnicos sem a citação de onde pesquisou os dados e a referência.

Entrevista Citação: (OSMAR, 2006) Referência OSMAR, Ricardo M. Entrevista realizada no Sistema de Informações Geográficas da Amazônia, Manaus, AM, em 23 mai. 2006.

Erros comuns Citação direta com uma página e meia. Fazer resumo do texto transformando em citação indireta.

Erros comuns Citação de um único autor. A pesquisa deve ser realizada em diversas obras, procurando autores reconhecidos.

Erros comuns Cópia de dados manual, exemplo: Plano de Emprego da Artilharia. Cita no texto e coloca o plano como anexo. Se o documento foi confeccionado pelo autor, fará parte do trabalho como apêndice.

Conclusão: Leiam a ATAD (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Dissertações e Teses; utilizem corretamente o método; busquem os seus orientadores.