GENESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS SOLOS BRASILEIROS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
Basalto gabro.
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
Solo – Definição e Perfis
Alteração e Perfis de Solo
MINERAIS E ROCHAS.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Formação dos solos: fatores e classes
ROCHAS E MINERAIS.
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
Paisagens Geológicas Seven Sisters, Sussex (U.K.)
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Estrutura Interna da Terra
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Rochas.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Introdução a Ciência do Solo
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Materiais de Construção
Rochas.
As rochas – Arquivos que relatam a história da Terra
CLASSIFICAÇÃO DO SOLO E RELAÇÃO COM A PAISAGEM
RELAÇÕES DA PEDOLOGIA COM A FERTILIDADE DO SOLO
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
ORIGEM, FORMAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS SOLOS
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 3: ELEMENTOS DE GEOLOGIA
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
Sistema Brasileiro de classificação de solos – EMBRAPA, 2006
Luciane Costa de Oliveira
SOLOS COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Solos e Manejo de Solos
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
PEDOLOGIA.
Propriedades Físicas dos Solos
Conheces o ciclo das rochas?
Ciências Naturais – 8.º ano
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SOLOS E SOLOS DO BRASIL.
TIPOS DE ROCHAS.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
PEDOLOGIA Formação dos solos.
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Solos e Rochas.
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
Noções de morfologia do solo
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
II- Gênese, Evolução, Química e Mineralogia dos Solos
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
TIPOS DE ROCHAS.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
Transcrição da apresentação:

GENESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS SOLOS BRASILEIROS

OBJETIVO: Dar ao aluno uma visão geral dos fenômenos e processos de formação dos solos que o auxiliem na compreensão de suas propriedades físicas, químicas e biológicas, assim como as características morfológicas que são usadas para classificar os diferentes tipos de solos; caracterizar os principais tipos de solos brasileiros.

1. DEFINIÇÃO DE SOLOS: SÃO CORPOS NATURAIS CONSTÍTUIDOS POR PARTES SÓLIDAS, LÍQUIDAS E GASOSAS, TRIDIMENSIONAIS, DINÂMICOS, FORMADOS POR MATERIAIS MINERAIS E ORGÂNICOS, QUE OCUPAM A MAIOR PARTE DO MANTO SUPERFICIAL DAS EXTENSÕES CONTINENTAIS DO NOSSO PLANETA E QUE MANTÉM A VIDA ANIMAL E VEGETAL.

SOLO = F(MATERIAL DE ORIGEM, CLIMA,ORGANISMO, RELEVO,TEMPO). 2. FATORES DE FORMAÇÃO: SOLO = F(MATERIAL DE ORIGEM, CLIMA,ORGANISMO, RELEVO,TEMPO). O SOLO É RESULTANTE DA AÇÃO DO CLIMA E DA BIOSFERA SOBRE O MATERIAL DE ORIGEM, CUJA TRANSFORMAÇÃO EM SOLO SE REALIZA DURANTE UM CERTO TEMPO E É INFLUENCIADA PELO TIPO DE RELEVO.

TIPOS DE ROCHAS: ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS,METAMÓRFICAS E SEDIMENTARES. Material de Origem dos Solos ROCHAS: AGREGADO NATURAL FORMADO DE UM OU MAIS MINERAIS. TIPOS DE ROCHAS: ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS,METAMÓRFICAS E SEDIMENTARES.

ROCHAS

ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS São aquelas resultantes da consolidação do magma. Ocorre em subsuperfície: Rochas magmáticas intrusivas (rochas plutônicas). Ex: Granito Ocorre em superfície (lava vulcânica): Rochas magmáticas extrusivas. Ex: Basalto

Composição mineralógica e classificação das rochas ígneas em função do teor de Si, cor e modo de jazimento

ROCHAS METAMÓRFICAS: São rochas formadas a partir da transformação de outras rochas(ígneas e sedimentares) resultante de novas condições de temperatura e pressão a que são submetidas.

PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS

ROCHAS SEDIMENTARES São aquelas constituídas por partículas,denominadas sedimentos, que pode provir de diversas origens. A formação engloba a conjugação de vários processos: intemperização, erosão, transporte, sedimentação e diagênese. Principais rochas sedimentares: - Arenitos - Siltitos - Argilitos - Calcários (calcíticos ou dolomíticos)

IMPORTÂNCIA: Vestígios de seres vivos nelas preservados fósseis. IMPORTÂNCIA AGRONÔMICA: Cobrem 75 % da superfície da terra, contribuindo na formação da maioria dos solos.

DISTRIBUIÇÃO DOS TIPOS DE ROCHAS NO BRASIL

Intemperismo e formação dos solos: INTEMPERISMO: Conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da terra. Sob diferentes condições de temperatura e pressão, os minerais das rochas (minerais primários) sofrem profundas transformações em suas características químicas, dando origem a novos minerais (minerais secundários).

Minerais primários areia silte Minerais de argila 2:1 Minerais de argila 1:1 minerais de argila 0:1 (oxihidróxidos de Al e Fe)

RESISTÊNCIA A DECOMPOSIÇÃO: Piroxênios Feldspatos à decomposição Biotita resistência Feldspatos à decomposição Muscovita aumenta. Argilominerais Quartzo Oxihidróxidos de Al Oxihidróxidos de Fe

MATERIAL DE ORIGEM - IMPORTÂNCIA PRIMORDIAL EM MUITOS ATRIBUTOS DOS SOLOS, COMO: TEXTURA COR COMPOSIÇÃO MINERALÓGICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA

EXEMPLO: MATERIAS DE ORIGEM DE CONSTITUIÇÃO ARENOQUARTZOSA(ARENITOS) VÃO ORIGINAR SOB QUALQUER CONDIÇÃO CLIMÁTICA SOLOS DE TEXTURA ARENOSA. MATERIAIS DE ORIGEM DE ROCHAS COMO BASALTO, DIABÁSIO, MARMORE, ARDOZIA SOB CONDIÇÕES DE CLIMA QUENTE E ÚMIDO E EM RELEVO SUAVE TENDEM A ORIGINAR SOLOS PROFUNDOS E ARGILOSOS.

MESMO MATERIAL DE ORIGEM DEPENDENDO DOS FATORES DE FORMAÇÃO  SOLOS DIFERENTES.

MORFOLOGIA DE SOLOS

. Definição: é o estudo das formas dos objetos, retratando-os com palavras, desenhos, fotos. Morfologia do solo: é o estudo da aparência do solo no meio ambiente natural; descrição dessa aparência segundo as características visíveis à olho nu, ou prontamente perceptíveis. A morfologia do solo trata da forma, estrutura, organização do solo. Refere-se às propriedades detectadas pelo sentido da visão e tato (manuseio). Base dos Sistemas de Classificação de solos. -descrição no campo dos horizontes e/ou camadas do perfil do solo, que se distinguem entre si por processos como adições, perdas, translocações que ocorrem ao longo do tempo, sob influência do clima, organismos e relevo.

Horizontes do perfil do solo

O ou H: horizonte orgânico CONCEITOS BÁSICOS: O ou H: horizonte orgânico A: horizonte mineral superficial formado pela mistura de mat. org.com frações minerais. Influenciado pela ação do homem. B: horizonte mineral supsuperficial. É a máxima expressão dos processos pedogenéticos. C: camada mineral de material inconsolidado, pouco afetado por processos pedogenéticos, guardando características do material de origem. R: camada mineral de material consolidado.

Principais propriedades morfológicas Transição entre os horizontes Profundidade e espessura das camadas ou horizontes Cor Textura - Estrutura - Concistência

PROPRIEDADES MORFOLÓGICAS TEXTURA: Proporção entre as frações finas do solo. Textura muito argilosa: > 60% de argila Textura argilosa: 35 a 60% de argila Textura média: < 35% de argila e > 15% de areia Textura siltosa: > 50% de silte, < 15% de areia e < 15% de argila. Textura arenosa: < 15% de argila.

SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS

SOLOS TROPICAIS Latossolos (Oxissolos) Argissolos - Ultissolo ou arg. distrófico (v%<50 hor.B) - Alfissolo ou arg. eutrófico (v%>50 hor. B) - Nitossolos Neossolos (entissolos) Cambissolos (Inceptissolos)

LATOSSOLOS Apresentam Bw (B latossólico ) horizonte B intemperizado, sem acúmulo de argila. Características Avançado estágio de desenvolvimento pedogenético. Típicos de regiões tropicais de relevo plano a suave ondulado. São profundos (3 a 15 m Hor. A+B), homogêneos. A fração argila apresenta caulinita e Óxido de Fe e Al. Apresentam textura média a argilosa e são bem drenados. Quimicamente apresentam reação ácida, com baixa saturação por bases, baixa reserva de nutrientes e não raramente, altos teores de alumínio.

IMPORTÂNCIA: OCUPAM 40% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. 75 % DA ÁREA CULTIVADA NO BRASIL. SÃO OS SOLOS QUE PREDOMINAM NO CERRADO APESAR DOS PROBLEMAS COM AS PROPRIEDADES QUÍMICAS, SÃO SOLOS INTERESSANTES, POÍS APRESENTAM ÓTIMAS PROPRIEDADES FÍSICAS ( BOM PARA MECANIZAÇÃO)

TIPOS : LATOSSOLO VERMELHO LATOSSOLO VERMELHO – AMARELO LATOSSOLO AMARELO

LATOSSOLO VERMELHO - LV férrico: antigo Latossolo roxo - 2º lugar em área - LV férrico: antigo Latossolo roxo

LATOSSOLO VERMELHO – AMARELO: - OCUPA A MAIOR PARTE DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.

LATOSSOLO AMARELO: - Solos mal drenados. - São os solos da região amazônica. - Solos mal drenados.

ARGISSOLOS Apresentam Bt (B textural)  acúmulo de argila no horizonte B  %argila B/ %argila A > 1,8. CARACTERÍSTICAS APRESENTA ARGILA DE BAIXA ATIVIDADE NO HOR.B. HOR. B TEXTURAL APRESENTA CEROSIDADE E AGREGADOS GRANDES. SÃO PROFUNDOS, PODENDO SER BEM DRENADOS A IMPERFEITAMENTE DRENADOS. TEXTURA ARENOSA A MÉDIA NO HOR. A E MÉDIA A ARGILOSA NO HOR. B. FORTE A MODERAMENTE ÁCIDO, PODE SER EUTRÓFICO OU DISTRÓFICO.

TIPOS: - VERMELHO - AMARELO - VERMELHO-AMARELO(+ comum)

NITOSSOLOS: CARACTERÍSTICAS Originados de rochas básicas, além de sedimentos argilíticos e calcário. Apresentam textura argilosa ou muito argilosa (+ de 35 % de argila). Possui agregados grandes, com alta cerosidade. São solos bem drenados. Apresentam boa fertilidade e boa resposta à corretivos e fertilizantes. São resistentes à erosão e susceptíveis a compactação. Apresentam boa capacidade de armazenar água.

NEOSSOLOS CARACTERÍSTICAS Solos jovens, no início da formação (pequeno desenvolvimento). Não apresentam alterações expressivas em relação ao material de origem. Poucos espessos.

Sequência de Horizontes A–R A–C –R A-Cr-R A-Cr A-C O-R Obs. Não apresentam qualquer horizonte B diagnóstico.

Neossolo quartzarênico -Também chamado de areias quartzozas. - Solo sem contato lítico dentro de 50 cm de profundidade com sequência de horizontes A-C, porém apresentando textura arenosa em todos os horizontes, até, no mínimo, 150 cm a partir da superfície.

CAMBISSOLOS CARACTERÍSTICAS SOLOS EM TRANSFORMAÇÃO HORIZONTE B INCIPIENTE(Bi) Bi = +50 %SOLO C = +50 % ROCHA CARACTERÍSTICAS MUITO VARIÁVEIS