DINÂMICA A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a DINÂMICA. Então, na DINÂMICA vamos estudar os movimentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aristóteles Galileu Newton
Advertisements

INTRODUÇÃO À FÍSICA Gilson Rocha.
Primeira Lei de Newton.
Professor: Marcelo Alano
Mecânica Vetorial para Engenheiros Dinâmica
LEIS DE NEWTON.
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Leis de Newton "Se consegui ver mais longe que os outros, foi porque me ergui sobre os ombros dos gigantes que me precederam" - Isaac Newton, referindo-se.
Estudo das causas do movimento
RELATIVIDADE ESPECIAL
O que você deve saber sobre
Introdução ao estudo da física I
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON
Leis de Isaac Newton.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Física Leis de Newton.
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
DINÂMICA.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
F O R Ç A S (1) Prof. Cesário.
As Leis de Newton Por: Vanessa Carvalho e Filipa Farinha.
OS FUNDAMENTOS DA FÍSICA
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Da Terra à Lua FQA Leis de Newton Prof.ª Marília Peres
Al.1.2 “Será necessário uma força para que um corpo se mova?”
1ª Lei de Newton – Lei da Inércia
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
LEIS DE NEWTON 1ª LEI – INÉRCIA:
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Teoria Da Relatividade
SISTEMA DECIMAL DE MEDIDAS
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Física Grega (Aristotélica) - Thales, Aristóteles, Arquimedes, ...
Leis de Newton do Movimento
FORÇA
Espaço, Tempo e Relatividade
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Leis de Newton Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
As Leis de Newton.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Leis de Newton.
Definição de Grandeza física
1) O que é Cinemática? Parte da Física que se ocupa em estudar os movimentos, independente de suas causas.
PROFESSORA: CAROL MALTA
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
LEIS DE NEWTON.
LEIS DE NEWTON Bruno Sepulveda.
Isaac Newton atribuiu como a causa do movimento, a aplicação da força.
Até agora descrevemos apenas os movimentos  cinemática As forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite prever o movimento.
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Clique na imagem acima e assista ao vídeo sugerido
Leis de Newton Prof. Ademir Amaral.
CEEP NEWTON FREIRE MAIA Leis de Newton e suas Aplicações PROFESSOR: ADEMIR DISCIPLINA: FÍSICA TURMA: 1 ANO.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
Professor: Fábio Jaime Raimundo
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Estática Estática Histórico
Teoria da Relatividade Especial
Cinemática Professor John Disciplina Física A.
Impulso e quantidade de movimento
Física I 2009/2010 Aula 01 Forças e Movimentos I.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Colégio Maria Imaculada
Transcrição da apresentação:

DINÂMICA A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a DINÂMICA. Então, na DINÂMICA vamos estudar os movimentos dos corpos e suas causas, utilizando também os conceitos de CINEMÁTICA que já estudamos.

UM POUCO DE HISTÓRIA – ARISTOTELES, GALILEU e NEWTON. Aristóteles(384-322a.C.) elaborou uma teoria para explicar os movimentos dos corpos, que permaneceu até a Idade Média e apenas no Renascimento começou a ser reavaliada. Um dos aspectos dessa teoria referia-se ao fato de que um corpo somente estaria em movimento se fosse continuamente impelido por uma força. Realizando experiências, Galileu Galilei(1564-1642) constatou que a tendência natural dos corpos, livres da ação de forças, é permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Sendo assim, pode haver movimento mesmo na ausência de forças.

Isaac Newton aceitou e desenvolveu as idéias de Galileu Isaac Newton aceitou e desenvolveu as idéias de Galileu. Em sua obra Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, enunciou as três leis fundamentais do movimento, conhecidas como as Leis de Newton. Sobre estas leis foi estruturada a Dinâmica atual. A teoria da Relatividade de Einstein(1879-1955) apresentou fatos novos que Newton desconhecia considerando corpos em movimentos em velocidades próximas da luz. Mesmo assim, os princípios da Mecânica Clássica de Newton continuam válidas para o comportamento macroscópico e global da matéria.

Isaac Newton é um personagem muito importante na história da ciência, principalmente pelas contribuições que deixou para a física e a matemática. Não havia até o século XIX nenhum personagem tão admirado quanto Newton. ISAAC NEWTON e a maçã

DINÂMICA

Definições INÉRCIA ?

Definições INÉRCIA ? Vídeos 1 , 2 e 3

Definições INÉRCIA: É A PROPRIEDADE DA MATÉRIA DE RESISTIR A QUALQUER VARIAÇÃO EM SUA VELOCIDADE EM RELAÇÃO A UM REFERENCIAL.

Definições MASSA: É A QUANTIDADE DE MATÉRIA DE UM CORPO. É A MEDIDA DE SUA INÉRCIA.

Definições MASSA: é uma grandeza que atribuímos a cada corpo obtida pela comparação do corpo com um padrão, usando-se por exemplo o princípio da balança de braços iguais.

Outros tipos de balança de consultório, digital comercial, mecânica

Definições Originalmente se definiu como unidade de massa, a massa de um litro de água a 150C. Essa massa foi chamada de um QUILOGRAMA (1 KG). Mais tarde percebeu-se o inconveniente desta definição, pois o volume da água varia com a pureza da mesma. Passou-se, então, a adotar como padrão de massa um certo objeto chamado "PADRÃO INTERNACIONAL DE MASSA".

Tal padrão é conservado no Museu Internacional de Pesos e Medidas, em Sèvres, Paris. A massa deste objeto é de 1 kg. Dentro do possível, fêz-se que a massa deste padrão fosse igual à massa de 1 litro de água destilada a 150 C. O quilograma-padrão que é um pequeno cilindro de platina(90%) e irídio(10%).

balança de braços iguais.

balança de braços iguais.

balança de braços iguais.

Quando necessitamos comprar carne, verduras, frutas, legumes, arroz, feijão, açúcar e outros produtos utilizamos as medidas de massa como o grama e o quilograma. A unidade fundamental de massa chama-se quilograma. Apesar de o quilograma ser a unidade fundamental de massa, utilizamos na prática o grama como unidade principal de massa.

Nas situações envolvendo produtos domésticos como carne, arroz, milho, feijão, frutas, verduras entre outros podemos utilizar o grama (g) ou o quilograma (kg). Obs: A palavra grama, empregada no sentido de "unidade de medida de massa de um corpo", é um substantivo masculino. Assim 200g, lê-se "duzentos gramas".

Quando estamos fazendo referência a pesos muito grandes, como cargas de caminhões, de trens, de navios e de aviões, utilizamos a tonelada (t). A tonelada é igual a 1.000 quilogramas (kg) ou 1.000.000 de gramas (g).

Outra medida de massa muito utilizada na pesagem de animais e produtos agrícolas, como o fumo e o algodão, é a arroba, que corresponde a 15 quilogramas (kg).

O grama é a principal medida de massa existente, as medidas maiores são chamadas de múltiplos e as menores, submúltiplos.