2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segunda guerra mundial
Advertisements

1 – Antecedentes/causas (década de 30):
1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
II GUERRA MUNDIAL.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segunda Guerra Mundial
Escola Básica e Secundária de Santa Maria
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
FASCISMO NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
Segunda Guerra Mundial( )
Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial.
SEGUNDA GUERRA CAUSAS: TRATADO DE VERSALHES ASCENÇÃO NAZI-FASCISTA
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Alojamentos nos campos de concentração
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
A CRISE DO ESTADO LIBERAL
2ª guerra mundial ( )  Conflito entre os países imperialistas e política por querer dominar os povos “inferiores”
2º Guerra Mundial.
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
2ª Guerra Mundial.
CONTEXTO PRÉ-GUERRA Conseqüências da 1ª Guerra: derrota e humilhação alemã. Nacionalismos exagerados e democracias frágeis no continente Crise econômica.
II Guerra Mundial.
Exercícios de Vestibulares
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial - transformações sociais, políticas e culturais
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
2ª Guerra Mundial.
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Segunda guerra mundial. O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam.
OPERAÇÃO BARBARROSA OS NAZISTAS CONTAVAM COM UMA RÁPIDA E DECISIVA VITÓRIA SOBRE OS SOVIÉTICOS, POIS NAS FRONTEIRAS RUSSAS HAVIA DE SOLDADOS.
Diário de Anne Frank Nomes: Nº: Hugo 13 Júlia 16 Luiz C. 19 Sabrina 25
Colégio Adventista de Diadema
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Início da guerra Agosto de 1939: assinatura do pacto de não-agressão entre Alemanha e U.R.S.S. A Polônia seria dividida entre eles.
 Este papel, redigido e assinado pelo Chanceler Adolf Hitler no dia 31 de Agosto de 1939, dá a ordem para todas as Forças Armadas do Terceiro Reich invadirem.
II Grande Guerra Mundial
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE II Natania A S Nogueira
Transcrição da apresentação:

2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de multa; em 1923 1 dólar valia 4 bilhões e 200 mil marcos. Com ajuda dos E.U.A a Alemanha tenta se reerguer, em 1920 é criado o Partido Nacional Socialista. Em 1923 Adolf Hitler é preso por tentar um golpe militar a frente do seu Partido Nazista. Em 1929 com a crise, 6 milhões de desempregados as idéias deu um regime totalitário Nazista ganham corpo e adeptos: Extinção dos incuráveis (homossexuais, doentes mentais),Partido único; Nacionalismo extremado; Expansionismo, Controle dos sindicatos; Controle da educação, Controle dos meios de comunicação (censura e propaganda); Uso da violência, perseguição aos judeus (tidos como principal causa da crise) Entre 1930 e 1932 o partido nazista salta de 170 para 230 membros no Reichstag alemão. Após o fracasso de sucessivos chanceleres, o presidente Hindenburg indicou Hitler como chefe do governo (1933). Com a morte de Hindenburg, ele assumiu o título de presidente do Reich Alemão. Hitler criou uma ditadura unipartidária, começou então o rearmamento, ferindo o Tratado de Versalhes, reocupou a Renânia em 1936 e deu os primeiros passos para sua pretendida expansão do Terceiro Reich.

O CONFLITO (1939 a 1945) O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos, Brasil, Canada) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ). O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha e utilizando a Blitzkrieg (guerra relâmpago) que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia. Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas. De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. - O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

Blitzkrieg

FASES E BATALHAS DA 2ºGUERRA Primeira fase: avanço do Eixo (1939/1941) > 1940: Blitzkrieg ( guerra relâmpago) contra Países Baixos, Bélgica e França Invasão da União Soviética Ataque japonês à Pearl Harbor – EUA > destruiu grande parte da frota norte-americana na região, deu aos japoneses posição bélica ofensiva. No dia seguinte o Congresso dos EUA declararam guerra ao Japão.

Segunda Fase: refluxo do Eixo (1942/1945) Stalingrado (União Soviética): soviéticos derrotaram exército alemão invertendo a situação Pacífico: EUA na Ofensiva Desembarque na Itália: segunda frente Dia D (Normandia, França: terceira frente)

Terceira Fase: 1945: Derrota final do Eixo: · Queda alemã (maio de 1945); · Queda japonesa (agosto de 1945);

O HOLOCAUSTO

AS CONSEQUENCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL No plano político, a Segunda Guerra Mundial produziu, entre outros, os seguintes resultados: O esmagamento dos imperialismos alemão, italiano e japonês; O enfraquecimento dos imperialismos inglês e francês; Ascensão dos Estados Unidos como potência imperialista hegemônica no mundo; Ascensão da URSS como potência militar dominante na Europa Oriental; Ascensão dos movimentos de libertação nacional nos países explorados pelo colonialismo europeu, em alguns casos combinando nacionalismo com revolução social (como na China); Deflagração da Guerra Fria, como um teste de força entre os Estados Unidos e a União Soviética; Fundação da Organização das Nações Unidas, em Junho de 1945, em substituição à Sociedade das Nações. O número de vítimas da Segunda Guerra Mundial foi sem precedentes. Morreram aproximadamente 46 milhões de pessoas: cerca de 26 milhões de soviéticos, 4 200 mil alemães, 4 320 mil poloneses (a maioria judeus), 2 milhões de japoneses, 400 mil americanos e 370 mil ingleses.