Iv seminário estadual de vigilância do óbito materno infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA SAÚDE Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna - Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro PLANO DE QUALIFICAÇÃO.
Advertisements

IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
VIGILÂNCIA DE ÓBITO MATERNO E INFANTIL NO HGRS
GRUPO 10 - JUAZEIRO PROJETO APLICATIVO
Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
Vigilância de Óbito Infantil e Fetal 2013
Óbitos Infantis e Fetais
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
Saúde da Família de Todos Nós
Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.
Monitoramento Infantil e Fetal DIVEP- Setembro, 2010
Monitoramento Vigilância de Óbitos DIVEP- Outubro , 2010
VIGILÂNCIA DO ÓBITO MATERNO NA 2ª DIRES
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
Ita de Cácia Aguiar Cunha
III Seminário Estadual de Vigilância do Óbito Materno e Infantil Salvador, 21 e 22 de julho de 2010.
REDE MATERNO-INFANTIL
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
IV Seminário Estadual de Viglância do óbito Materno e Infantil
ITABERABA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Mortalidade - Exercícios
Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SINASC – NASCIDOS VIVOS
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
SMS - ACI CLIPPING REDE DE PROTEÇÃO À.
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
Óbitos Infantis e Fetais
Óbitos Infantis e Fetais
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Presentación de Caso - Brasil
Fórum experiências exitosas em 2013
APIM Atenção à Primeira Infância e à Maternidade
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
Angelo Augusto Paula do Nascimento
“A SITUAÇÃO DE SAÚDE NO PARANÁ” Departamento de Vigilância Epidemiológica - DEVE Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS SESA - PARANÁ Curitiba,
Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal de Belo Horizonte
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Panorama da Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica no Brasil
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
A importância do estímulo ao parto normal
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
COMITÊ ESTADUAL DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
PROGRAMA FILHOS DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
Contando óbitos: do indivíduo ao coletivo. Brasil Quantos óbitos ocorrem no Brasil a cada ano? Qual a taxa de mortalidade no Brasil? Quais as principais.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
1.
Indicadores indicadores 37 mantidos 11 modificados 02 acrescidos Indicador do Estado - mantido.
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
Portaria nº 1.459, de Institui, no âmbito do SUS, a Rede Cegonha Rede Cegonha.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
UM CASO: A CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO MATERNO E INFANTIL: REDE CEGONHA SUL MATOGROSSENSE.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Iv seminário estadual de vigilância do óbito materno infantil Comitê de Mortalidade Materno Infantil de Paulo Afonso - BA Adriana caminha Barros

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO Município: Paulo Afonso - BA Microrregião: Paulo Afonso – Mesovale do São Francisco da Bahia, municípios pertencentes à microrregião: Abaré; Chorrocho; Glória; Jeremoabo; Macururé; Pedro Alexandre; Rodelas e Santa Brígida. População do Município: 108.419, sendo 93.457 na área urbana e 14.962 na área rural. População Total da Microrregião: 238.350 Macrorregião de Saúde: Norte Distâncias: Salvador - BA – 471 km; Aracajú- SE - 280 km; Recife – PE – 460 km.

Comitê Municipal de Prevenção de Óbitos Materno, Fetal e Infantil Criado em janeiro de 2010 através do decreto 3783/10. Principal objetivo: Analisar os óbitos maternos, neonatais e infantis ocorridos no Município, para propor ações nas diversas instituições, a fim de prevenir novas mortes evitáveis. Atuação: Técnico-científica e consultiva, sigilosa, com função eminentemente educativa.

Análise do sis pré-natal 2011 Foi realizada análise dos dados do SIS pré-natal para prepararmos o Plano de Ação 2011; Apenas 25,95% das gestantes atendidas no município estão cadastradas no SIS, destas 88,8% foram captadas precocemente; Apenas 11,1% delas tiveram + 6 consultas de pré-natal; Apenas 27,7% tiveram visita puerperal; Ao parir 41,6% tinham realizado todos os exames do 1º trim. e 22,2% do 2º trim.

Série Histórica – Óbitos em menores de 1 ano 2008 – 65 óbitos (90%investigados); 2009 – 63 óbitos (71% investigados); 2010 – 60 óbitos (76,7% investigados); 2011 – 27 óbitos (33% investigados).

Comitê Municipal de Prevenção de Óbitos Materno, Fetal e Infantil Valor Absoluto dos Números de Óbitos Infantis/2009.

Comitê Municipal de Prevenção de Óbitos Materno, Fetal e Infantil Histórico da Taxa de Mortalidade Infantil do Município de Paulo Afonso – BA.

Comitê Municipal de Prevenção de Óbitos Materno, Fetal e Infantil Análise da Mortalidade Materno Infantil através da Investigação de Óbitos no Município de Paulo Afonso – BA.

Comitê Municipal de Prevenção de Óbitos Materno, Fetal e Infantil Principais causas de Óbitos Infantis no Município de Paulo Afonso.

RESULTADOS ALCANÇADOS: Implantação do Comitê de Prevenção de Óbito Materno- infantil( decreto 3783/2010); Implantação de protocolo de atenção pré-natal; Implantação de protocolo de puericultura; Realização de todos os exames preconizados pelo Ministério, no município,com resultados em tempo hábil; Investigação de todos os óbitos ocorridos antes da implantação do Comitê (2008 e 2009);

RESULTADOS ALCANÇADOS Qualificação dos profissionais da Atenção Básica em Pré-natal de baixo e alto risco e Puericultura; Implantação da referência para pré-natal de Alto Risco; Melhora discreta na captação precoce das gestantes; Organização do fluxo da investigação dos óbitos pelas ESF; Agilidade na investigação hospitalar dos óbitos (HNAS e HMPA);

Nós críticos Presença de áreas descobertas de ESF; Baixa captação precoce de gestantes; Elevados índices de nascidos vivos com mães com menos 7 consultas no pré-natal; Inexistência de referência formal para UTI neonatal e para gestantes; Cadastro deficiente das gestantes no SISPRENATAL; Entrega fora do prazo da investigação dos óbitos pelos Hospitais e Unidades de Saúde da Família; Falta de investigação hospitalar dos óbitos ocorridos Hospitais de referencia; Preenchimento inadequado das DNV e DO.

Obrigada! Contatos: Comitê de Prevenção de Óbito materno Infantil de Paulo Afonso Adriana Caminha Barros –Médica Pediatra Fone (75) 88261409 – 32921726 adrianacaminhabarros@yahoo.com.br Josemary Lima S. Vieira – Sanitarista Fone (75) 32825832 josemaryvieira@hotmail.com