A Visitação de Maria a sua prima Isabel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Advertisements

Oração Eucarística Sobre a Reconciliação II
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
A bendita entre as mulheres
A bendita entre as mulheres
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
Glorificarei Teu Nome ó Deus Com cânticos Te celebrarei.
O SENTIDO DO NATAL “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel”.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
Maria Visita sua prima Isabel
4º Domingo do Advento A Virgem conceberá o “Deus Conosco”
Personagens bíblicas. Advento.
Maria Visita sua prima Isabel
Então é Natal.
A Visitação de Nossa Senhora a
Ainda não visitastes este site?
O motivo dominante da Liturgia desta solenidade é o da oferta, da entrega total a Deus. Cantado na antífona de entrada, repetindo o refrão do Salmo.
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Bendita seja a Mãe do Salvador!
Assunção da Virgem Maria
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
5º IV Domingo do Advento.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Ave Maria Comentada.
São João Batista.
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
1ª Leitura 2ª Leitura Evangelho Leituras desta Missa
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
O Verbo se fez carne.
V Domingo do Tempo Comum
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
Assunção de Maria.
São Vicente de Paulo. São Vicente de Paulo Foste para os pioneiros, Pai, amigo e companheiro Neste Solo brasileiro, Te escolheram padroeiro. São Vicente.
a sua prima Santa Isabel
JOÃO é seu nome.
“Hoje apareceu para nós o Salvador, que é Cristo Senhor”. Divisaram os profetas este dia, à distância de séculos, e o descreveram.
Uma Mulher.
Uma Mulher.
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
Grupo de Jovens Kerigma 18 de Abril de 2015
VI DOMINGO TEMPO PASCAL
O povo te chama de nossa Senhora, por causa de nosso Senhor
Maria dirigi-se, impelida pela caridade, à casa da sua parenta. Quando ai entrou, Isabel, ao responder sua saudação, tendo sentido o menino estremecer.
Logo depois de ter narrado a Anunciação, o evangelista São Lucas faz-nos de guia, seguindo os passos da Virgem em direção a “uma cidade de Judá” (Lc1,39).
1.
CARTA ESCRITA POR LUCAS PARA TEÓFILO
A VISITAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA.
Caríssimos, “Ao tornar-se ‘filho de Maria’, o filho do Altíssimo quer fazer-se preceder e anunciar pelos pobres e humildes: quer cercar-se de simplicidade.
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM VIRGEM MARIA DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte VIII.
XXVI Domingo do Tempo Comum
Uma Mulher.
Domingo lV do Advento 20 Dezembro 2015
Escola Bíblica Dominical
O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE VÓS Ciclo C FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU A “Canção de berço” de Reger coloca-nos.
Escola Bíblica Dominical
Deus vem salvar o seu povo: Alegrai-vos e dai graças
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Advento    .
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Cabrera ( Osona ) Ciclo A II DOMINGO do Tempo Comum II DOMINGO do Tempo Comum Domingo, 19 de Janeiro de 2014 Música: “ Ressoni el Nadal” séc. XII.
A Epifania do Senhor 2014 Música: “Regina caeli“
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Transcrição da apresentação:

A Visitação de Maria a sua prima Isabel 4º Domingo do Advento C Lucas nos mostra: A Visitação de Maria a sua prima Isabel

Na celebração, acendemos a 4ª e última vela. A coroa do advento está toda iluminada significando a luz de Deus está conosco na pessoa de Jesus. Estamos preparados para celebrar santamente o Natal do Senhor.

Nesta celebração predomina a presença de Maria, escolhida para ser a Mãe de Jesus. Θεοτόκος = Theotókos = Mãe de Deus

A expectativa do natal no leva a refletir e reviver a história do imenso amor de Deus pela humanidade.

O Salvador, Filho de Deus, vem ao nosso encontro na simplicidade da vida do povo, como na simplicidade se dá o encontro de Maria com sua prima Isabel. Deus restabelece a aliança, e espera a nossa fidelidade na construção de um novo céu e de uma nova terra.

O profeta Miquéias anuncia que o verdadeiro Rei nascerá em Belém. 1° Leitura (Mq 5, 1 - 4a) O profeta Miquéias anuncia que o verdadeiro Rei nascerá em Belém. Neste texto podemos perceber a critica que anula o poder que se instalou em Jerusalém, poder que traiu os objetivos da realiza de Davi.

O oráculo privilegia Belém, lugar humilde e pequeno que será o berço daquele que será o Rei de Israel, como quando Deus escolheu Davi, de Belém, de Belém também nascerá o Rei Jesus que reinará de modo diferente e trará o Reino novo. Os reis tiranos mantinham-se no poder graças a alianças estruturas de pecado e de morte. O líder Jesus terá outro tipo de sustentação: A força de Deus e o nome glorioso do Senhor, trazendo a Paz para todos os povos.

Profecia de Miquéias: Mq 5, 1 - 4a Assim diz o Senhor: 1Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da terra, 4e ele mesmo será a Paz. Palavra do Senhor. Graças a Deus!

convertei-nos para que sejamos salvos. Sl 79 Fazei, Senhor, brilhar a vossa face, convertei-nos para que sejamos salvos. Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor! Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação! Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a e ao rebento que firmastes! Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos a vida e louvaremos vosso nome!

2° Leitura (Hb 10, 5 – 10) Cristo cumpre a vontade do Pai, aceitando a missão de vir ao mundo para salvar a humanidade. Para este grupo de cristãos em grande perigo de rejeitar a fé em Jesus como salvador por ter dificuldade em aceitar a forma humilde e dolorosa de Deus se apresentar e pela demora da salvação acontecer o autor apresenta o Valor sem igual do sacrifico de Cristo. Jesus, o Filho de Deus feito carne é o único sacrifício capaz de trazer a salvação ao povo.

Carta aos Hebreus: 10,5-10 Irmãos: 5Ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: ‘Eis que venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei –, 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas. Palavra do Senhor. Graças a Deus!

Lc 1, 39 – 45 Neste Evangelho nos é narrada a exaltação de Maria, serva do Senhor e a proclamação da grandeza de seu Filho. Maria é bendita por acolher o projeto de Deus para todos os povos. À luz da experiência da morte e ressurreição de Jesus São Lucas quer iluminar a caminhada da comunidade cristã. O relato mostra o encontro de duas mães agraciadas com o dom da fecundidade:

Isabel = Idosa e estéril Maria = Virgem O texto também mostra o encontro de duas crianças no ventre materno: Jesus = o salvador João = Precursor e arauto do salvador Pelo impulso do Espírito Santo Isabel proclama Maria Bendita e bem-aventurada.

Bendita porque é Missionária de Deus Bem-aventurada porque acreditou na Palavra do Senhor. Isabel era marginalizada por ser estéril, já não tinha mais esperança de vida por causa da idade avançada e da incapacidade de conceber. Maria, a serva do Pai, torna-se a mãe do salvador. A Trindade Santa chega na vida dos humildes que esperam em seu poder.

Podemos assim refletir o significado dos nomes de todos os envolvidos neste texto: Jesus = Deus salva João = Deus é misericórdia Zacarias = Deus se lembrou Isabel = Deus é plenitude Maria = A amada. Maria é motivo de benção porque se tornou o lugar privilegiado onde se experimenta Deus.

Evangelho De São Lucas 1,39-45 9Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou:“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!