HTML HyperText Markup Language. 2 Origem O HTML foi criado, juntamente com o HTTP nos laboratórios do CERN, na europa para permitir a consulta de documentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdades Integradas Santa Cruz
Advertisements

HTML e CSS – Básico, módulo 1
HTML - HiperText Markup Language Tecnologia para Web
Sumário Aula n.º 18 Formatações Tamanho Cor Parágrafos Alinhamento
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Prof. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Internet - 1 Estilos de ligações m Listas de ligações m listas de descrições de itens contendo ligações m ligações dispersas auto-descritivas m evitar.
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
HTML – Hyper Text Markup Language
Imagens 4 Para incluir uma imagem usamos a tag Formato: Ex1. Ex2. Ex3. 4 Para transformar.
Programas Utilitários Básicos
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Wagner Santos C. de Jesus Roberto Cordeiro Walts
Geórgia Maria e Maria das Graças
Html 4 – Formatação de Páginas
Links Rollover image Tabelas
Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Fernanda Barroso Abril,2006
Html (2 º parte) Fernanda Barroso UM.
Construção Web Design Aula 02 – HTML e CSS.
HTML O que é? HiperText Markup Language
A Linguagem HTML.
Protocolo HTTP e HTML Prof. Danton Cavalcanti Franco Junior
Criação de páginas Web HTML.
AULA DE HTML BÁSICO.
HTML Básico João Araujo.
Linguagem de Programação para WEB
HTML Técnicas em Programação para Internet
Aulas ministradas por:
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 04 1º Semestre UNIJUÍ.
Material elaborado por
Programação WEB HTML.
Estrutura HTML – Parte I
Ambientes de Desenvolvimento XML-XHTML Paulo Sousa ISEP/IPP Portugal.
HTML HyperText Markup Language Uma linguagem de marcação.
Curso de JavaWeb Módulo 1 e 2 Instrutores: Rodrigo Cardoso
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
C URSO DE HTML 40 horas Instrutor: Antonio Itamar Júnior.
Profª Angela Tissi Tracierra. Tags... As tags... fazem a formatação de fonte no texto que envolvem no documento HTML. Juntamente a essas tags utilizam-se.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Ferramentas para Sistema Web
Criação de Páginas Web A Internet HTML Básico TIC 9º Ano
Profª. Elizangela M. F. da Silva Responsável: Carlos Alberto da Silva.
TECNOLOGIA WEB XHTML Aula 5 Profa. Rosemary Melo.
7 - Criação de Páginas Web
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
Fundamentos e Tecnologia em Web
Internet - 1 Listas m Tipos de listas q listas não ordenadas ( ) atributo type controla o aspecto do símbolo (disc, circle, square) q listas ordenadas.
1 Sistemas Multimídia Fundamentos Básicos - HTML Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago.
Karine Alessandra Córdova
HTML Estrutura e Sintaxe.
Karine Alessandra Córdova
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
HTML Prof. Geyson Silva.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Workshop Linguagem de Hipertextos Formatação de Páginas para Web com CSS.
Prof. Wolley Profa. Érika
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
1 Prof. Esp. Andrew Rodrigues HTML.
WWW e HTML HTML - Básico Curso de Formação de Usuários WWW e Projetistas de Paginas HTML Organização: LSI - EPUSP.
Hypertext Markup Language.  Ë uma linguagem de marcação de textos utilizada para publicação de texto na WWW ( World Wide Web). Com esta linguagem é possível.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :16 1 FRAMES Os Frames são divisões na tela do browser em diversas telas pequenas.
1 Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :38 Prof. João Ricardo Anrêo O TAG - que será usado dentro dos tags, e servirá apenas.
WebSites Dinâmicos Professor: Márcio Ferreira da Silva.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
Design para Web 3 XHTML(continuação) Ferramentas para Web I.
Transcrição da apresentação:

HTML HyperText Markup Language

2 Origem O HTML foi criado, juntamente com o HTTP nos laboratórios do CERN, na europa para permitir a consulta de documentos dos vários departamentos. –HTML: HyperText Markup Language –HTTP: HyperText Transfer Protocol Agora, o HTML é mantido pelo world wide web consourcium (

3 Objectivos Independência entre plataformas –Conseguido usando simbolos ASCII e não formatos proprietários –Ajudado pelo desenvolvimento de browsers para todas as plataformas Formatação de Estrutura e Visualização –Foram criados dois tipos de comandos, uns para estruturar documentos e outros para alterar a forma como são visualizados

4 server cliente html files webserver Arquitectura HTML browser

5 Sintaxe Um ficheiro HTML é um ficheiro de texto normal (pode ser feito com o notepad) em que se etiquetam as partes relevantes. Cada etiqueta tem um nome e engloba determinada informação. Se uma etiqueta se chama p, para formatar parágrafos, isto seria um parágrafo anotado: Texto do parágrafo

6 Sintaxe Cada etiqueta pode conter atributos, para classificar de alguma forma a informação que está a anotar; O seguinte exemplo, coloca um atributo para indicar que queremos o parágrafo centrado: Título Chamamos tags às etiquetas.

7 Estrutura de um documento Título Conteúdo do documento Cabeçalho Conteúdo

8 Estruturar Informação Para parágrafos, utiliza-se a tag ; Para títulos utiliza-se as tags a, conforme o nível do título (título, subtítulo,...). Para representar listas, utiliza-se as tags e, respectivamente para lista não ordenadas ou ordenadas; Para representar cada item da lista, utiliza- se a tag.

9 Estruturar Informação Também podemos criar listas de definições, em que a lista está delimitada por, o termo a definir está entre e a definição entre. Existe ainda a tag de uso genérico como sejam: –Zonas coloridas; –Alinhar zonas;

10 Exemplo Exemplo 1 Exemplo 1 Um exemplo simples! Um Dois

11 Exercício Utilizando o notepad, crie um documento HTML com o seguinte aspecto:

12 Imagens Para incluir imagens utilizamos a tag que deve conter um atributo chamado src com o nome do ficheiro da imagem. Devemos ainda colocar o atributo alt para browsers que não possam mostrar a imagem. Deve ser uma frase representativa da imagem. Podemos ainda especificar se queremos uma borda ou não (utilizando o atributo border ).

13 Formatar a Informação Não sendo um uso 100% correcto, podemos colocar o texto: –em bold ( bold ) –em itálico ( italico ) –à máquina ( truetype ) Podemos dividir blocos de informação com um risco horizontal ( ) Podemos obrigar à mudança de linha ( )

14 Links Chamamos um documento em HyperTexto por poder conter links, ou seja, ligações para outras páginas desenvolvidas, ou não, por nós. Um link é colocado num documento utilizando a tag em que o atributo href deve indicar para que página queremos saltar. Um exemplo, para ir para a página da U.M. U.M.

15 Links Os links não se usam apenas para referenciar páginas externas, mas também para referencias num mesmo documento; No local a referenciar, utiliza-se uma tag do estilo... Quando se quiser referenciar esse local, utiliza-se um link na forma...

16 Links Ainda em relação à utilização de links, existem alguns cuidados a ter, como sejam: –Os URL devem ser sempre o mais completos possível (não esquecer o tipico ou ainda o www, quando existe) –Testar todos os links, pelo menos uma vez durante o desenvolvimento. –Utilizar apenas links de confiança (que não desapareçam daí a uns dias)

17 Parte II

18 Image Maps Misturando links com imagens, criaram-se os image maps. Ou seja, uma imagem torna- se interactiva podendo aceder-se aos mais diversos links clicando em zonas da imagem; É possível, por exemplo, criar um menu apenas com uma imagem em que se define um Image Map para associar partes do desenho a determinados links.

19 Image Maps A definição de um image map pode ser vista como um par: –A imagem a ser clicada –Um conjunto de definições de zonas geométricas em que cada uma destas zonas está associada a um link. A definição de zonas clicáveis (definição do mapa) é colocado entre tags ; Cada zona, deve ser definida pela tag.

20 Image Maps A definição da área clicável contem os seguintes atributos: –Shape (rect, circle, poly) –Coords left-x, top-y, right-x, bottom-y center-x, center-y, radius x1, y1, x2, y2,..., xn, yn

21 Image Maps Atributos (cont.) –href (o link) –nohref (sem link) –alt (alternate text) A tag tem, também um atributo, obrigatório: name (um identificador do mapa)

22 Image Maps Por fim, na tag em que colocamos a imagem, devemos indicar que mapa ela deve usar. Para tal, utiliza- se o atributo usemap com o nome que demos ao mapa.

23 Image Maps (exemplo)

24 Image Maps (exercício) Utilizando o notepad, crie um Image Map para a imagem Com as seguintes áreas: Rectangulo de 20,25 a 84,113 Poligono com 90,25 162,26 163,96 89,25 e 90,24 Circulo com centro em 130,114 e raio 29 Rectangulo de 19,156 a 170,211

25 Tabelas Cada tabela é delimitada pela tag Cada linha é delimitada pela tag Cada célula é delimitada pela tag Podemos unir células utilizando os atributos –colspan – número de colunas a juntar –rowspan – número de linhas a juntar Cada célula pode especificar algumas propriedades, como por exemplo, a cor de fundo (bgcolor), alinhamento (align), etc.

26 Exercício Imite a seguinte página:

27 Parte III

28 Frames As Frames permitem organizar documentos de uma forma mais estrutural. Para criar um conjunto de frames, precisamos de: –Uma página mãe, que dispõe as outras –Uma página por cada zona da página mãe –Dar um nome a cada zona da página mãe É uma forma prática de construir um índice de navegação.

29 Frames No documento pai das frames, devemos especificar como é que as frames vão ser divididas. Especifica-se, portanto, tudo dentro das tags Esta tag deve ter um atributo, chamado cols ou rows, com a percentagem das linhas/colunas a criar, separados por virgulas Dentro desta tag, deve existir uma zona chamada para aqueles browsers que não as consigam mostrar!

30 Frames