WSDL Web Services Description Language. Tecnologias Relacionadas Web Services SOAP (Simple Object Access Protocol) HTTP (HyperText Markup Language) UDDI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos Web Services
Advertisements

Web Services aplicado à Computação em Grade
Novas Arquitecturas baseadas em Web Services
Sistemas Distribuídos Baseados na Web
Web Services Um Web Service é um bloco de software que pode ser acedido pela Internet e usado remotamente por outras aplicações Infra-estrutura para a.
Web Services 2º Semestre 2009 > PUCPR > Pós em BD Bruno C. de Paula.
Web Services 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Sistemas Distribuídos Web Services
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Introdução aos Serviços Web
Universal Description, Discovery and Integration (UDDI)
Web Services Erika Hmeljevski Estefania Borm Leonardo Malagoli
Bruno Tardiole Kuehne Orientador: Prof. Dr. Marcos José Santana
SOA e Web Services Aluno: Thiago Caproni Tavares
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
Área de Desenvolvimento de Sistemas
DAS Sistemas Distribuídos para Automação Industrial
Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
Sistemas Distribuídos
SOA - Arquitetura Orientada a Serviços
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Tópicos de Sistemas de Informação A
Middleware e Sistemas Distribuídos
Software de Rede Willamys Araújo.
Minicurso PHP – Parte 2 João Paulo Ribeiro jpribeiro.com
Arquitetura CORBA e Objetos Distribuídos
Tópicos de Sistemas de Informação A
Tópicos de Sistemas de Informação A
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Web Services Desmistificando o pré-conceito.
Redes de Comunicação – Módulo 3
FIPA THE FOUNDATION FOR INTELLIGENT PHYSICAL AGENTS
ESB – SOA Aplicações Frank Rodríguez González.
Da Introdução à Prática
RPC and Web Service André Pereira.
Comunicação.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Padrões de Interação com o Usuário
Gerenciamento baseado na Web
Protocolo MODBUS [ Slide de Abertura com a presença de outras logomarcas ] A segunda opção é a mais apropriada para a presença de mais de duas marcas.
Web Services Equipe: Cláudia Brito Lyra Nunes da Silva
.NET com C#.  Conceitos e Características  Vantagens do SOAP  Descrição do WebService  Gerenciamento de Estados  UDDI  Novidades do Framework 2.0.
Integrando sistemas através de HTTP + XML. * Muitos processos manuais começam a ser realizados online. * Ferramentas desenvolvidas precisavam ser interoperáveis.
Web Services: Conceitos e Transações
Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computação - IC Redes de Computadores 2 Serviços Web Felipe Santos José Oswaldo.
The Petri Net Markup Language (PNML) Wellington João da Silva Mestrado Ciência da Computação.
SyncML Apresentação –Introdução Motivação Iniciativa SyncML –XML (eXtensible Markup Language) –Protocolos SyncML –Sincronização em duas vias –Conclusões.
© Copyright 2005 Rodrigo Rebouças de Almeida ( Estudo de caso: Café Expresso Ltda. A estória de João...
Web Services Marden Menezes Sharp Shooters.NET User’s Group Recife-PE11/11/2002.
1 Web Services Uma Introdução Jacques P. Sauvé DSC/UFCG 2003.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
TCP/IP.
Modelo OSI.
Camada de Aplicação Prof. Horácio. Objetivo Apresentar os detalhes específicos dos tipos de aplicação; Apresentar o modelo cliente-servidor; Apresentar.
Pesquisa sobre o uso de Web Service Alunos:Felipe Silveira Israel Andreis Programação Distribuída e Paralela Prof. Dr. Cláudio F. R. Geyer.
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Webservices.
SOA SOA – Arquitetura Orientada a Serviços Conceitos e Aplicações
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Web Services / SOA. O cenário de TI nas corporações Novas tendências batiam à porta das corporações Migraram o foco do “gerenciamento de dados” para o.
Web Services Conceitos e Tecnologias Amanda Modesto Suzanna Sandes.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Web Services Conceitos e Tecnologias Amanda Modesto Suzanna Sandes.
Frederico Silva Guimarães OWL-S.
Arquitetura de Sistemas de Software. ... continuação  Como vimos anteriormente, SOAP transporta e o WSDL descreve.  E o que faz a UDDI ?
Arquitetura de Sistemas de Software. Introdução as tecnologias Web Services: SOAP, WSDL, UDDI  No ano de 2000, a W3C (World Wide Web Consortium) aceitou.
Transcrição da apresentação:

WSDL Web Services Description Language

Tecnologias Relacionadas Web Services SOAP (Simple Object Access Protocol) HTTP (HyperText Markup Language) UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) XML (eXtensible Markup Language) XSD (XML Schema Documents)

WSDL Uma definição: –A WSDL é uma especificação que permite descrever Web Services segundo um formato XML.

Descrição dos Serviços Através da descrição do Web Services o provedor de serviços publica as especificações necessárias para o cliente invocar um serviço.

Independência de plataforma O cliente não precisa saber qual a linguagem do programação ou plataforma de execução em que o provedor de serviços está baseado. A descrição do serviço em conjunto com a infra-estrutura SOAP adjacente encapsula detalhes tanto no lado do cliente quanto no lado do provedor.

WSDL e XML Um documento WSDL é um documento XML que descreve Web Services como um conjunto de pontos de serviço (endpoints) que operam baseados em trocas de mensagens. As operações e mensagens relativas a um serviço são descritas de forma abstrata e em seguida ligados a protocolos de rede e formatos de mensagens concretos como o objetivo de definir um ponto de serviço.

WSDL é extensível WSDL é uma linguagem extensível e permite a descrição de pontos de serviço e suas mensagens independentemente de que formato de mensagens ou protocolo de rede é utilizado na comunicação.

Arquitetura WS Camadas –Descoberta –Publicação (UDDI /direta) –Descrição dos serviços (WSDL) –Troca de Mensagens baseadas em XML (SOAP) –Rede (HTTP, SMTP, FTP)

Interface e Implementação O uso de WSDL na arquitetura de Web Services é em geral dividido em duas partes: –interface do serviço –implementação do serviço. Cada parte pode ser definida de maneira independente e conseqüentemente reutilizada por outras aplicações.

Interface de Serviço Especificação de interface de serviço é uma descrição de serviço reutilizável que pode ser instanciada e implementada por diferentes implementações de serviços. Semelhante a IDL (CORBA).

Elementos da Interface de Serviço Tipos ( types ) –Definem os tipos de dados que são utilizados para descrever as mensagens. Para melhor interoperabilidade e independência de plataforma indica-se o uso de XSD (XML Schema Documents)...

Mensagens ( message ) –Representam uma definição abstrata dos dados que serão transmitidos. Uma mensagem é composta por diferentes partes lógicas que estão associadas com uma definição contida em um sistema de tipos. Elementos da Interface de Serviço

Tipos de portas ( portType ) –São conjuntos de operações abstratas, cada uma contendo mensagens de entrada e saída..... >... Elementos da Interface de Serviço

Operações (operation) –Definição abstrata de uma ação que um serviço pode executar.... >... Elementos da Interface de Serviço

Ligações ( binding ) –Especificam protocolos concretos além de especificações de formatação de dados para as operações e mensagens definidas em um tipo de porta particular. – Elementos da Interface de Serviço

Implementação do Serviço A implementação de serviço é um documento WSDL que descreve como uma interface particular é implementada por um determinado provedor de serviços. Os elementos que fazem parte da implementação do serviço são ports e services.

Implementação do Serviço Porta (port) –Especifica um endereço para uma ligação, definindo então um endpoint único.

Implementação do Serviço Serviço (service) –Modela um Web Service agregando um conjunto de portas relacionados entre si.

WSDL As definições de interface e implementação de serviços podem fazer parte de um mesmo documento WSDL. Um documento WSDL contém elementos que possuem significado para um Web Service.

Elementos da WSDL para seu XSD definitionsdocumentation messageportType input output faultoperation servicebinding port

Estrutura de um Documento WSDL Um documento WSDL é um conjunto de definições. Há um elemento “definitions” na raiz e outras definições no interior

This example uses a fixed XML format instead of the SOAP encoding Example 1 SOAP 1.1 Request/Response via HTTP [2] Definitions: Define a raiz do documento WSDL types: Define os tipos de dados que serão utilizados para trocar mensagens types: Indica-se o padrão XSD

Cont. message: Definição abstrata dos dados enviados e recebidos portType: Define um conjunto de operações disponíveis em uma determinada porta operation: Nomeia as operações de entrada e saída e ainda podem descrever erros (fault) fault: Leyout de retorno de qualquer falha

Cont. My first service binding: Especifica o protocolo e o formato de dados para operações e mensagens definidas por uma portType Input/output: Descreve os elementos que uma operação usa como parâmetros de entrada e saída service: Modela um Web Services agregando um conjunto de portas relacionadas documentation: Textos ou elementos adicionais, informativos, utilizados para documentação port: Especifica o endereço de um binding

Referências [1] Seely, Scott. SOAP: Cross Platform, Web Services Development, Using XML. New York: Prentice Hall, [2] W3C. Web Services Description Language (WSDL) 1.1, [online], 05/06/2002,