Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagramas de equilíbrio binários
Advertisements

Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Equação de Bernoulli para fluidos reais
Figura 3 – Exemplo de planta modelada no software HYSYS
SOLUÇÕES – A SOLUÇÃO IDEAL E AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS
TMA 01 Misturas Simples Diferenciação entre substâncias Puras e misturas simples Assume-se em geral que em misturas simples não existe reação Termodinamicamente.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
Jeferson Correia (bolsista); Gabriel Casemiro Mariano (colaborador);
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
Marcela Martins Cicilio (bolsista); Agustinho Plucenio (colaborador/
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As atividades ligadas ao petróleo são totalmente dependentes de dutos de transporte de alta confiabilidade e produção, fatores.
Desenvolvimento de um Sistema de Visão 3D para Inspeção e Reparo Robotizado Submerso Alisson Suzzim Calgaroto (bolsista); Marcelo Ricardo Stemmer (co-orientador);
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As técnicas de controle avançado, como o Controle Preditivo (CP), são cada vez mais utilizadas na indústria de petróleo devido.
MODELAGEM AMBIENTAL Prof. Dr. Leonardo Fernandes Fraceto
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AVALIAÇÃO E MODELAGEM REOLÓGICA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA
MODELAGEM COMPUTACIONAL DE ESCOAMENTOS MULTIFÁSICOS EM TUBOS VENTURI
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
Métodos de Determinação da Massa Molar
MODELO FLUIDODINÂMICO PARA O FLUXO MULTIFÁSICO EM UM PRATO PERFURADO
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
Aplicação na indústria
Mestrando: Luiz Ferreira da Silva Filho
Aluno: Daniel de Andrade Lima
Aluna: Alessandra F. Acyoly Orientadores:
DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA POÇOS DE PETRÓLEO EQUIPADOS COM BOMBEIO CENTRIFUGO SUBMERSO Aluno: Tiago de Souza Barbosa Orientador:
Aluno: Manoel Reginaldo Fernandes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência.
Doutorando: Alcides de Oliveira Wanderley Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS.
Orientador: Hosiberto Batista de Sant’Ana
Estudo da Difusão da Parafina em Modo Estacionário Aluno: Ranieri Gabriel Ferreira Soares Orientadores: Prof. Afonso Avelino Dantas Neto Prof. Eduardo.
Título do Trabalho Nome Completo Bolsista, especificando a categoria (GRA, MSC ou DSC) Orientador: Prof. Dr. Xxxx Yyyy Co–orientador: Prof. Dr. Yyyy.
Dicente: Renan Pontes Cruz Orientador: Pablo Javier Alsina
Aluno(a): RUTHINÉIA JÉSSICA ALVES DO NASCIMENTO Orientador: PROF° OSVALDO CHIAVONE FILHO Colaborador: PROF° JACKSON ARAÚJO DE OLIVEIRA Determinação de.
Projeto e implementação de um sensor magnético sem fio aplicado ao método plunger lift Período: Março/2008 a Agosto/2008 (1º Semestre) Bolsista: Hundson.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
RECUPERAÇÃO DO MONOETILENOGLICOL(MEG)
André Luis Lopes Moriyama Bolsista ANP PRH-14
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
Fenômenos de Transporte
Leandro B. Resende (bolsista); Agustinho Plucenio (orientador)
Obtenção de Emulsões Asfálticas Polimerizadas
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Titulo : Modelagem do equilibrio líquido líquido dos sistemas que contém líquidos iónicos usando o método ASOG. Problema em questão: Conseguir uma metodología.
Simuladores de Processos: Destilação
SIMULAÇÃO E MONITORAÇÃO DE FORNOS CERÂMICOS A ROLOS COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO ENERGÉTICO Eng . Tales Gottlieb Jahn Prof. Vicente de Paulo.
MELHORIA NO DISPOSITIVO DE RETIRADA E INSTALAÇÃO DAS MOTO-BOMBAS DA COMPORTA DE EMERGÊNCIA - USINA JUPIÁ.
Áreas de atuação Análise do Comportamento Dinâmico de Equipamentos Rotativos através de Medição e Processamento de Sinais Desenvolvimento de Sistema de.
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
Workshop Interno PRH-14 Aluno: Luiz Nascimento
Graduando: Juan Vinícius Azevedo Alves
Doutoranda: Paula Katherine Leonez da Silva
André de Oliveira Traple (bolsista); Daniel Juan Pagano (orientador)
SOLDAGEM E SUA AUTOMAÇÃO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O desenvolvimento de um medidor de fração de água é motivado por ser um equipamento pequeno se comparado aos volumosos separadores.
Comportamento reológico de dispersões aquosas de bentonita e de polímeros utilizadas como fluidos de perfuração José Augusto da Costa Júnior Bolsista ANP.
Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Doutorando:
Obtenção de novos antioxidantes aplicados no biodiesel Aluno: Ítalla Medeiros Bezerra Orientadores: Profa. Tereza Neuma de Castro Dantas Prof. Afonso Avelino.
Aluno: Leodécio Elias Rodrigues
Aluna: Ana Paula Justino Soares
Modelagem computacional de Escoamentos Multifásicos em Diferentes Padrões Bolsista: Jhoni Anderson Schembek Silva Orientador: Prof. Emilio E. Paladino.
Fluidos e a Hipótese do Contínuo
Capítulo 1 - Conceitos e Definições
Israel Müller Zamporlini
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
Aluno: Cláudio Regis dos Santos Lucas
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Estudo de Depósitos Parafínicos Utilizando Tensoativos e Microemulsões em Sistema de Fluxo. Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes Orientadores: Prof. Afonso Avelino Dantas Neto Prof. Eduardo Lins de Barros Neto

Figura 1: Tubo bloqueado por depósito parafínico. Motivação Os hidrocarbonetos pesados tendem a precipitar enquanto fluem através dos dutos; Problemas operacionais; Prevenção da cristalização da parafina, aumentando a rentabilidade dos campos de petróleo. Figura 1: Tubo bloqueado por depósito parafínico.

Objetivos Selecionar produtos químicos e condições capazes de melhorar o escoamento; Interferir nas condições que causam a cristalização parafínica; TIAC, Viscosidade, Mecanismos de transporte e deposição (Difusão).

Desafios Avaliar a solubilização parafínica: solventes/microemulsões; Otimizar o fluxo de óleos pesados.

Metodologia Solução ideal - Coef. Atividade = 1. 1. Modelagem dos dados experimentais de TIAC da parafina; WON – equilíbrio líquido-sólido (Coef. Atividade - UNIFAC); Solução ideal - Coef. Atividade = 1. 2. Representação numérica dos dados experimentais.

TIAC dos sistemas parafínicos Figura 2: Fototrodo Mettler Toledo Figuras 3, 3.1: Curvas do comportamento e de TIAC da parafina

Figura 4: Modelagem dos dados de TIAC da parafina Resultados Figura 4: Modelagem dos dados de TIAC da parafina Cromatografia dos solventes, determinação dos componentes (frações molares).

Aplicação na Industria A nossa região bem como a do Recôncavo Baiano possui petróleo com elevado índice de parafinas; Reduzir os riscos das paradas de produção e os custos de manutenção das linhas de produção e dos equipamentos.

Benefícios Com o desenvolvimento de modelos preditivos de escoamento é possível selecionar substâncias que beneficie a remediação da deposição parafínica. A modelagem termodinâmica visa representar matematicamente os dados experimentais obtidos para os valores de TIAC da parafina.

Agradecimentos Muito Obrigada!