Considerações Cosmológicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundo: in Oliveira et al. (1999)
Advertisements

Aula 3 Data: 8/02/2013 Conteúdo:
A Origem da Vida -Módulo 5-
ARISTÓTELES (SÉCULO IV a.C.)
Atmosfera.
Ciências Naturais 7.º Ano
A Origem da vida.
Origem da Vida. pANSPERMIA.
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Composição e importância da atmosfera
ORIGEM DA VIDA.
Sistemas Terrestres.
Como surgiu a vida no ambiente terrestre?
Planeta Terra Posição do planeta Terra; Presença da atmosfera;
Origem da Vida.
A atmosfera.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Professora – Ana Maria 6° anos 2011
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
Origem da Vida Terra primitiva – originada a 4,5 bilhões de anos, após a explosão do Big Bang, era constuída de magma quente que após o resfriamento formou.
ORIGEM DA VIDA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
A origem da vida.
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
Vida na terra, qual a origem?
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Origem e evolução das células
ORIGEM DA VIDA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E MOLECULAR.
O PLANETA TERRA E A ORIGEM DA VIDA
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
Origem da vida II.
Trabalho de Física.
Os primeiros seres vivos:
Origem e evolução da vida
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
Origem dos seres vivos.
E.M.E.F. “PROFª DIRCE LIBANO DOS SANTOS” AULA: O SURGIMENTO DOS SERES VIVOS NA TERRA DISCIPLINA: CIÊNCIAS.
O núcleo.
1. Origem da Vida
Os primeiros seres vivos:
UMA POSSÍVEL ORIGEM... Profº Lásaro Henrique.
Teorias e origem da vida
UNIVERSO, SISTEMA SOLAR, TERRA
Generalidades Faz parte da Via Láctea Estrela
Radiação Solar. Balanço de Radiação
ATMOSFERA Neste curso, estuda-se a Meteorologia Física, que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química como,
Teorias Modernas sobre a Origem da Vida
Atmosfera Profa. Renata Medici.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Ciências Naturais – 8.º ano
Profª. Luciana Serralvo
Ciclos Biogeoquímicos
Ecologia (gr. Oikos = casa) Termo primeiramente usado por Ernest Haeckel ( ) Foco de estudo: A ecologia estuda as interações entre os seres vivos.
Teorias sobre Origem da Vida
Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude
Aulas On-line ORIGEM DA VIDA Ouse entender a VIDA
Teorias sobre O origem Da vida na terra.
Atmosfera e suas camadas
UMA VISÃO HISTÓRICA E MOLECULAR
+ Origem da vida Caderno 1 + Antes do século XX Abiogênese A vida brota da matéria bruta Biogênese A vida vem da vida Experimento de Pasteur.
Origem da Vida 2.
O Nascimento de uma Estrela
Terra, um planeta com vida
Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.
Prof. Pablo Paim Biologia
Atmosfera: o ar que nos rodeia
O planeta Terra Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro.
Transcrição da apresentação:

Considerações Cosmológicas Via-Láctea: Possui 100.000 anos-luz de comprimento e 10.000 anos-luz de espessura. Possui em torno de 150 bilhões de estrelas, além de matéria interestelar constituída por gases e partículas microscópicas

Considerações Cosmológicas Há evidências de que nossa Galáxia tem uma estrutura espiralada. Atualmente, considera-se a existência de pelo menos três braço espirais, num dos quais se encontra o Sol:

Considerações Cosmológicas

Considerações Cosmológicas Sol: Encontra-se a uma distância da ordem de 28.000 anos-luz em relação ao centro da Via-Láctea; Diâmetro de aproximadamente 1.400.000 km. Vista da Terra subentende um ângulo de 33 minutos. Massa de aproximadamente 333.000 vezes a massa da Terra. Matéria solar: 75% de Hidrogênio e 23% de Hélio. O restante corresponde a dezenas de outros elementos químicos. O Sol possui um intenso campo gravitacional ao seu redor, sendo portanto, o astro central do Sistema Solar.

Considerações Cosmológicas

Considerações Cosmológicas A Terra: A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar por ordem de distância ao Sol, encontrando-se a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol. As teorias prevêem que a Terra deve ter-se originado aproximadamente na mesma época de formação do Sol e dos demais planetas do Sistema Solar, há cerca de 5 bilhões de anos.

Considerações Cosmológicas Até aproximadamente 3,5 bilhões de anos atrás, o nosso planeta tinha uma atmosfera primitiva rica em hidrogênio, metano e amônia. Além disso, era castigado por altas doses de radiação UV, já que o Sol era 40% mais ativo e não havia oxigênio para filtrar os raios UV. Observação importante: Metano e amônia junto com radiação UV formavam N2 e CO2.

Considerações Cosmológicas

Considerações Cosmológicas Além disso, a persistência da atividade vulcânica por milhões de anos teria provocado a saturação de umidade da atmosfera.

Considerações Cosmológicas Teoria de Oparin-Haldane A ação de violentas tempestades, evaporação rápida, muitas descargas elétricas, bombardeamento por raios UV e chuvas torrenciais deram origem a aminoácidos.

Considerações Cosmológicas Um ser vivo deve ser isolado do meio ambiente e deve ser capaz de controlar suas reações químicas. Oparin considerou que os grupos amina e carboxila se ionizam e atraem moléculas polarizadas como a água. As moléculas de água isolam o agregado do meio, formando um coacervado.

Considerações Cosmológicas Coacervação:

Considerações Cosmológicas Como a substância oxigênio não estava presente na atmosfera primitiva, Oparin concluiu que os primeiros seres vivos provenientes do coacervado eram Heterótrofos (se nutriam da sopa protéica acumulada nos mares) e eram Fermentadores.

Considerações Cosmológicas Aleksandr Ivanovitch Oparin (1894-1980):

Considerações Cosmológicas Mas o período mais crítico vivido pela nossa atmosfera foi há aproximadamente 2 bilhões de anos atrás, quando surgiram os primeiros seres autótrofos: Esses organismos passaram a realizar a fotossíntese.

Considerações Cosmológicas A fotossíntese fornece 16 vezes mais energia do que a fermentação, mas gera um produto tóxico: oxigênio: nCO2 + nH2O + luz  { CH2O}n + nO2

Considerações Cosmológicas O excesso de oxigênio era fotodissociado em ozônio pelas reações O2 + h  O + O e O + O2 + M  O3 + M onde M é um catalizador (uma molécula não-reativa).

Considerações Cosmológicas Num ambiente altamente tóxico (oxigênio e ozônio), só havia uma solução para os organismos: eles viveram embaixo d’água por mais de 500 milhões de anos:

Considerações Cosmológicas Enquanto a concentração de oxigênio aumentava, os organismos foram obrigados a se adaptarem, até que nestes últimos 500 milhões de anos eles saíram da água para povoar a terra seca.

Considerações Cosmológicas Em uma análise abrangente, pode-se dizer que a composição química da atmosfera terrestre é fruto da vida que se desenvolveu no planeta há mais de 3,5 bilhões de anos.

Considerações Cosmológicas Nesse cenário, planetas como Marte e Vênus podem ser classificados como estéreis, uma vez que suas atmosferas estão em equilíbrio térmico. Observe a Tabela a seguir:

Considerações Cosmológicas Tabela 1: Composição química e termodinâmica da atmosfera de alguns planetas do Sistema Solar (%) Gás Vênus Marte Terra* Terra CO2 96,5 95 98 0,035 N2 3,5 2,7 1,9 79 O2 Traços 0,13 21 Argônio 1,6 0,1 1,0 * Composição provável antes do aparecimento da vida no planeta. Fonte: Jardim, W.F., 2001, A Evolução da Atmosfera Terrestre, Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola.

Considerações Cosmológicas Estrutura e a constituição da Terra: Para fins didáticos, dividimos a Terra em: Núcleo, Manto, Crosta e Atmosfera.

Considerações Cosmológicas

Considerações Cosmológicas Obviamente, nesse curso de Meteorologia Básica, veremos apenas a camada mais externa que é a Atmosfera.

Considerações Cosmológicas Referências Bibliográficas Jardim, W.F.: 2001, A Evolução da Atmosfera Terrestre, Cadernos de Química Nova na Escola, www.qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/evolução.pdf, data de acesso: 24 de junho de 2011. Lara Galvão, M. de: A Terra e a formação da Lua, www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/docs.../TerraLua.pdf, data de acesso: 25 de junho de 2011. Origem da Vida, www.supletivounicanto.com.br/.../03-origemdavida.pdf, data de acesso: 25 de junho de 2011.