Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas. Luz Monocromática: É a luz visível composta por uma única frequência (uma cor) Ex: lâmpadas amarelas de sódio Luz Policromática: É a luz visível constituída pela combinação de várias frequências (várias cores) Ex: Luz do sol, lâmpadas comuns
Fontes de luz Fonte Primária (Luminosos): São corpos que produzem a própria luz que emite. Ex: Sol, Estrelas, Lâmpada acesa. Fonte Secundária (Iluminados): São corpos que apenas reflete a luz recebida. Ex: Lua, Roupas, Lâmpada apagada.
Classificação das fontes de luz Fonte Puntiforme (Pontual): Fontes em que não são consideradas suas dimensões; Fonte Extensa: Quando suas dimensões são importantes para o estudo.
O objeto é visto com nitidez; Meios de propagação Transparente: Permite a passagem de luz de maneira regular EX: Ar, Vidro comum; O objeto é visto com nitidez;
O objeto é visto sem nitidez; Translúcido: Permite a passagem de luz de maneira irregular; EX: Papel vegetal, Vidro fosco; O objeto é visto sem nitidez;
Não consegue visualizar através do objeto; Opaco: Não permite a passagem de luz; EX: Madeira, tijolo; Não consegue visualizar através do objeto;
Princípios da óptica geométrica Princípio da propagação retilínea dos raios luminosos Todo raio de luz percorre trajetórias retilíneas em meios transparentes e homogêneos. Princípio da independência dos raios luminosos. Dois raios de luz, ao se cruzarem, seguem independentemente, cada um, a sua trajetória.
Princípio da reversibilidade dos raios luminosos A trajetória seguida pelo raio de luz, num sentido, é a mesma quando o raio troca o sentido de percurso.
Introdução à Óptica Geométrica Raios de luz: São linhas orientadas que representam graficamente, a direção e o sentido da propagação da luz; Convergente Divergente Paralelo
Fenômenos de propagação dos raios e luz Quando a luz atinge a fronteira de separação entre dois meios, pode ocorrer: Reflexão Regular Reflexão Difusa n1 n2 Absorção Refração
Formação de sombra Sombra
Formação de penumbra Sombra Formação da Penumbra só ocorre quando há uma fonte primária extensa Penumbra
Eclipse solar
Eclipse lunar
Câmara Escura p p’ MN = o => tamanho do objeto M’N’ = i => tamanho da imagem p => distância do objeto ao orifício p’ => distância da imagem ao orifício
Mesmo princípio da câmara escura
Cor da Luz Vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta Freqüência do vermelho: f = 4.1014Hz Freqüência do violeta: f = 8.1014 Hz
As cores Primárias de luz são: Vermelho, Verde e Azul (RGB) Vermelho + Verde + Azul = Branca Azul + Verde = Ciano Azul + Vermelho = Magenta Cores Secundárias Verde + Vermelho = Amarelo Adding colours Magenta Ciano Branca Amarelo
Somente a luz vermelha é refletida Seeing colour A cor de um objeto, depende da luz com que é incidido. Por exemplo, o livro vermelho, reflete somente a luz vermelha, absorvendo todas as outras. Homework Luz Branca Somente a luz vermelha é refletida
Ao ser incidido pela luz branca o objeto violeta reflete a luz violeta O objeto branco ao ser refletida pela luz branca reflete todas as cores Luz branca Luz branca
Shorts reflete a luz azul Using coloured light Para objetos de diferentes cores, a luz se comporta como o exemplo abaixo; Camiseta reflete a luz vermelha Luz Branca Shorts reflete a luz azul
Diferentes luzes incidindo no objeto Luz Vermelha A camiseta reflete a luz vermelha O shorts aparece preto Camiseta aparece preta Luz azul Short aparece o azul
PONTOS CONJUGADOS POR UM SISTEMA ÓPTICO Ponto Objeto (P.O): É o vértice do pincel de luz incidente no sistema óptico. P: (P.O.R) P P: (P.O.V) P P∞ (P.O.I)
PONTOS CONJUGADOS POR UM SISTEMA ÓPTICO Ponto Imagem (P.I): É o vértice do pincel de luz emergente do sistema óptico. P∞ (P.I.I) P: (P.I.R) P P: (P.I.V) P
Reflexão regular e Leis da reflexão 1ª Lei : O raio incidente ( Ri ), a normal ( N ) e o raio refletido ( Rr ) estão contidos num mesmo plano ( são coplanares ). 2ª Lei : O ângulo de incidência ( i ) é congruente ao ângulo de reflexão ( r ) ( são iguais na medida ).
Imagem de um objeto pontual
Imagem de um corpo extenso Obs: Dizemos que a imagem formada é DIREITA, pois não há inversão entre o “cima” e o “ baixo ”. A imagem e o objeto são simétricos em relação ao espelho e de mesmo tamanho. O objeto e a imagem são enantiomorfa,ou seja, não se sobrepõem.
Campo Visual de um espelho plano Corresponde a toda região que um observador consegue ver por reflexão. Obs: o campo visual é tanto maior quanto mais próximo estiver o observador do espelho
Deslocamento e Velocidade da imagem
Associação de dois espelhos planos Onde: n = nº de imagens formadas p/ cada um objeto α = ângulo formado entre os dois espelhos planos. Obs: Quando α = 180º, os dois espelhos se dispõem como um único espelho plano. Portanto, n = 1 imagem. Quando α = 0º, os dois espelhos são paralelos entre si. Portanto, n é um número infinito de imagens.