A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
A Dinâmica da Crosta Terrestre
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
Litosfera:.
Colégio Marista Patos de Minas
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
Professora Aleide Cristina
A Dinâmica da Litosfera
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
RELEVO.
MINERAIS E ROCHAS.
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Estrutura Geológica e Relevo
ROCHAS E MINERAIS.
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Rochas.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Estrutura Interna da Terra
Da superfície ao centro da Terra
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Rochas.
A superfície e o interior da Terra
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 7 – Estrutura geológica
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Relembrando a litosfera
1. A TEORIA DAS PLACAS - ¨ALFRED LOTHAR WEGENER¨, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Prof. Adrian Theodor Schartner Corbó
CAPÍTULO 04 – O PLANETA POR DENTRO E POR FORA
Professora: Alexsandra Ribeiro
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Patric Santana Silva nº 16
Geologia: Evolução da Terra e Fenômenos Geológicos
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
TIPOS DE ROCHAS.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Revisão – 1ª série do E.M. Geografia.
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Solos e Rochas.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Integrado em.
Estrutura geológica no Brasil
TIPOS DE ROCHAS.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
Transcrição da apresentação:

A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos ver somente as terras que estão emersas, ou seja, aquelas que estão acima do nível do mar. Se esvaziássemos os oceanos, enxergaríamos as terras submersas (do fundo do mar) e veríamos que lá também há crosta terrestre.

CAMADAS DA TERRA CROSTA: Parte mais superficial; primeira camada; formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos; é onde desenvolve a vida; (espessura é de 5 a 70 km). MANTO: Segunda camada; formada por silício, ferro e magnésio; temperatura varia de 100° C a 3500° C,; profundidade varia conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km) NÚCLEO: Corresponde 1/3 da massa da Terra; contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000°C.

TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL Nosso planeta não apresentava os continentes distribuídos da forma que vimos nas figuras anteriormente. Em 1915, Wegener, formulou uma teoria (Deriva dos Continentes), que dizia que a crosta teria se formado por “pedaços” como peças de um quebra-cabeça, flutuando sobre rochas derretidas pelas altas temperaturas do interior da Terra - o magma. Este cientista alemão sustentava que há 300 milhões de anos, todos os continentes estiveram unidos num super continente: a Pangeia. Este fragmentou-se inicialmente em duas partes, a Laurásia e a Gondwana. Fragmentaram-se novamente em várias partes, que se deslocaram pela superfície da Terra, até ocupar aproximada- mente as posições atuais.

PLACAS TECTÔNICAS E SEUS MOVIMENTOS MAS COMO OS CONTINENTES SE MOVIMENTAM? É que a crosta terrestre é formada por várias partes - placas tectônicas ou placas litosféricas. Elas se encaixam umas nas outras flutuando sobre um manto de rocha líquida-magma. Elas são constituídas pela crosta e parte superior do manto. Algumas quando se movimentam vão de encontro umas das outras: placas convergentes. (Ocorre entre as placas Nazca e Sul-americana). Outras se afastam umas das outras: placas divergentes. (Ocorre entre as placas Sul-americana e Africana). REGIÕES DE ENCONTRO ENTRE PLACAS No limite entre as placas, três fenômenos podem ocorrer: Vulcões Terremotos Afloramentos

Zonas de instabilidade geológica Zonas de instabilidade geológica. A linha laranja indica a localização dos principais vulcões e zonas de terremotos

ROCHAS A crosta terrestre e o manto superior são formados por rochas. As rochas são formadas por um conjunto de minerais. Minerais são substâncias naturais inorgânicas que formam a litosfera. Existe grande variedade de rochas com diferentes características, pois os minerais são diversos. Cada mineral apresenta propriedades particulares (cor, dureza e composição química). Os mais comuns são: Feldspato, quartzo, mica e calcita. calcita quartzo mica feldspato

TIPOS DE ROCHAS MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS: Surgiram do resfriamento do magma. Pode ocorrer de duas formas: Extrusivas ou Vulcânicas: Resfriamento rápido do magma em contato com o ar, na superfície da crosta terrestre. Não se formam cristais complexos a olho nu. A rocha tem aspecto homogêneo. Ex: Basalto (imagem) Intrusiva ou Plutônicas: O magma se resfria lentamente no interior da crosta. Há tempo de formação de cristais bem visíveis. Ex: Granito

Têm origem mais recente. SEDIMENTARES: Têm origem mais recente. Formadas a partir de rochas magmáticas ou de outros materiais existentes. Resultam do desgaste da decomposição e da desintegração das rochas da crosta. Constituem ambiente ideal para formação de fósseis. Com isso formam-se sedimentos. Apresentam camadas com cores e espessura diferentes. Existem 3 tipos, de acordo com o material de origem e o modo como se forma: Detríticas: Desintegração e deposição de sedimentos de rochas preexistentes: -arenito (formado pela compactação da areia) -argilito (formado pela compactação da argila)

Orgânicas: Formadas pelo acúmulo de restos orgânicos. -carvão mineral: deposição de restos vegetais muito antigos. Químicas: Formadas pelo acúmulo de substâncias químicas retiradas de outras rochas pela água. Constituídas principalmente por bicarbonato de cálcio. As de origem orgânica formam pelo acúmulo de conchas, corais e esqueleto de diversos animais marinhos Formadas pelo mineral calcita e dolomita. As de origem inorgânica fornecem o calcário. É o caso das estalactites e estalagmites, encontradas nas cavernas.

Mármore - transformação do calcário (rocha sedimentar). METAMÓRFICAS: Formadas a partir da transformação das rochas sedimentares ou magmáticas. Os minerais originais são modificados por fatores como pressão, temperatura e atrito, no interior da Terra. Mármore - transformação do calcário (rocha sedimentar).

Gnaisse - transformação do granito (rocha magmática). Quartzito -transformação do arenito (rocha sedimentar detrítica).

MINÉRIOS Minerais de valor econômico. Deles se extraem alguma substância para uso industrial. Porém a mineração causa algum impacto ambiental: -desloca grandes volumes de terra; altera o relevo; polui e muda o traçado dos cursos de água; esgota os recursos naturais; ameaça plantas, animais e até populações humanas. O Brasil é um dos países que possui maiores reservas de minérios em todo o mundo. MINÉRIO MINERAL JAZIDAS HEMATITA FERRO MG PIROLUSITA,MANGANITA MANGANÊS ÁFRICA DO SUL BAUXITA ALUMÍNIO PA CALCOPIRITA COBRE CHILE CALAVERITA OURO CASSITERITA ESTANHO RO

Usina de extração de minério de ferro da companhia Vale em Minas Gerais (Brasil) Minério de ferro - extração de hematita - Mina de Timbopeba / Local : Mariana - MG - Brasil / Data : 1994