China: Um universo dentro do mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
CHINA.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Subdesenvolvimento.
TRABALHO DE HISTÓRIA 3º C Noturno..
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
CHINA.
China O Dragão do Século XXI
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
CHINA. CHINA CHINA: HISTÓRIA ATÉ SÉCULO XV – NAVEGAÇÕES PORTUGUESES FRANCESES BRITÂNICOS ALEMÃES JAPONESES.
CHINA.
Fonte: PhotoDisc/Royalty Free
CHINA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
CHINA.
O DRAGÃO e os TIGRES ASIÁTICOS
China e o mundo contemporâneo
Países socialistas: URSS e China
Associação de Nações do Sudeste Asiático
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
Indústria = Européia > EUA Europa = Séc.XVIII, mas = I G.Md.
CANADÁ.
Revolução Chinesa Revolução Chinesa Webster Pinheiro Webster Pinheiro.
CHINA: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DE SUA ECONOMIA
Regimes totalitários na Ásia
A NOVA CHINA.
Capítulo 22 – Os países emergentes
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
URSS.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Revoluções do século XX (I)
CHINA.
China.
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
Correção das Atividades do Livro China
CAPÍTULO 24: CHINA.
LESTE ASIÁTICO Os Tigres asiáticos: Japão
Evandro Albuquerque de Andrade
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
CHINA.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
Japão e os tigres asiáticos
Alunos:João Victor João Vitor Felipe Aquino
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Colonização Africana Colonização Africana.
CHINA.
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab);  “Política do filho único” imposto no final da década de 70;  Desproporção.
1960: China e URSS rompem relações
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
CHINA. MURALHAS DA CHINA Construída em 220 A.c – Km Evitar invasão dos povos nômades do norte (Mongóis).
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Rússia e Europa Oriental
China: a potência do século XXI
Industrialização Brasileira
Tigres Asiáticos Geografia Geral Prof. Sérgio Nart.
ASPECTOS SOCIOECONOMICOS ASPECTOS NATURAIS
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

China: Um universo dentro do mundo Geografia 9º Ano Saraiva

Processo de modernização chinês Terceiro maior país em extensão (9.573.000Km²). Maior população do planeta (1,3 bilhão de habitantes). Na China localizam-se extraordinárias obras antigas: Grande Muralha; Grande Canal; Três Gargantas

Grande Muralha

Grande Canal

Três Gargantas

Processo de modernização chinês Do século XIII em diante contato com o Ocidente pelas rotas comerciais. No século XVI os portugueses fundam Macau. Início do século XIX domínio ocidental, com os interesses dos britânicos. Chineses X Britânicos Guerra do Ópio.

Processo de modernização chinês Séculos XVII e XVIII grande desenvolvimento cultural ( Expansionismo Manchu). Segunda metade do século XIX crescimento populacional, o aumento dos impostos e a corrupção grande império à decadência e fragmentação de parte do território. Movimentos nacionalistas contrários à ocupação estrangeira intensificaram-se em 1912 imperador deposto período republicano.

Processo de modernização chinês Crise social longa guerra civil Nacionalistas ( aliados a países estrangeiros, liderados por Chiang Kai – Shek) X comunistas (Mao Tsé-Tung e Partido Comunista Chinês). 1949 fim da guerra civil, com a vitória dos comunistas República popular da China. Chiang Kai-shek e seus comandados refugiaram- se em Taiwan e fundaram a República da China ou China Nacionalista (economia capitalista).

Chiang Kai-Shek Mao Tsé-Tung

O modelo chinês baseou-se no da então União Soviética, sua aliada até 1950, quando se deu o rompimento político. A China viveu um isolamento internacional o governo realizou a Revolução cultural.

Revolução cultural chinesa 1966 implantada por Mao Tsé-Tung. Objetivo: Radicalizar o regime comunista e fortalecer seu poder pessoal. Estimulou a população, em especial os jovens, a se rebelar contra seus adversários dentro do Partido Comunista Chinês. 20 milhões de estudantes formavam a guarda vermelha e quem não seguia as ideias contidas no Livro Vermelho eram perseguidos.

Crescimento e autoritarismo A morte de Mao em 1976 abriu caminho para Deng Xiaoping. Deng iniciou amplas reformas possibilitaram a obtenção de lucros com: entrada do capital estrangeiro; Relações comerciais; Acordos de cooperação técnica e científica. Década de 1980 criação das ZEEs (Zonas Econômicas Especiais). Objetivo: Atrair grandes empresas estrangeiras, com capitais e know-how.

Crescimento e autoritarismo Reformas implantadas altas taxas de crescimento econômico e aumento da renda per capta. Poder continuou centralizado no Partido Comunista. Manifestações populares por liberdade de expressão e democracia foram duramente reprimidas.

Duas Chinas Crescimento anual de 10% IDH de Xangai é o mais alto do país Tirou quase meio bilhão de pessoas da pobreza 2009 se comprometeu a reduzir emissões de CO₂ (40-45%) Desenvolvimento desigual IDH no Tibet é baixíssimo Quase 455milhões de chineses vivem com menos de 2 dólares por dia Em 2008, mais de 40% da população rural bebiam água imprópria para o consumo humano China moderna China arcaica

Desenvolvimento econômico, recursos minerais e energia Enorme quantidade de mão de obra e abundantes recursos energéticos e minerais Grande Salto para a Frente. Reforma agrária estatal desorganizou a produção de alimentos grande fome (1959- 1962), 20 milhões de chineses morreram. 1966 – Revolução Cultural modelo industrial graves problemas na década de 1970 baixa qualidade e produtividade e péssimas condições de trabalho.

Mudança de rumo 1980 – Reformas econômicas (Deng Xiaoping) Expansão da atividade industrial. Desenvolvimento indústrias de bens de consumo. 2001 90% das exportações chinesaseram de produtos industrializados. Entrada do país na OMC. A China possui grandes reservas de carvão. Além de tungstênio, estanho, cobre, chumbo, zinco e ferro além de petróleo.

Hidrelétricas e termelétricas Hidrelétrica das Três Gargantas no Rio Yang – Tsé (Azul). 32 turbinas – 22.400 megawatts. A de Itaipu produz 14.600MW. Maior parte da energia na China é produzida por termelétricas (carvão mineral). Poluição.

Agropecuária chinesa 60% da população economicamente ativa estão no setor agrícola. Atividade pouco mecanizada. China importa soja e carne. Fornecedores mais importantes: Estados Unidos e Brasil. Diferentes culturas agrícolas devido a diversidade de solos e clima. Maior produtor mundial de arroz (vale do Yang – Tsé).

Rio Yang – Tsé (Azul) Rio Huang – Ho (Amarelo)

Agropecuária chinesa Trigo também é outro importante produto agrícola na China. Cultivado em associação com a soja (vale do Huang – Ho – Amarelo). Outros produtos: cana-de-açúcar, o chá, a cevada, o milho, e a seda. Pecuária – criação de suínos (maior rebanho do mundo com 400 milhões de cabeças).