Depósitos Sedimentares Hidatogênicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Basalto gabro.
PERFIL DE ALTERAÇÃO.
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
Rochas Sedimentares.
BACIAS HIDROGRÁFICAS Eric Santos Araujo
MUSEU DE MINERAIS E ROCHAS "HEINZ EBERT
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
Introdução aos Materiais de Engenharia
DEPÓSITOS DE SULFETO MACIÇO SEDIMENTAR EXALATIVO - SEDEX
Solo – Definição e Perfis
Alteração e Perfis de Solo
DISCIPLINA GN304 – TRABALHO DE CAMPO CIÊNCIAS DA TERRA – NÚCLEO COMUM
MINERAIS E ROCHAS.
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
RECURSOS MINERAIS DO BRASIL
Estrutura Geológica e geológica
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
Paisagens Geológicas Seven Sisters, Sussex (U.K.)
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Simples ou Metálicas ou Compostas Não metálicas
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
INTEMPERISMO Jaboticabal - SP Fonte: Decifrando a Terra.
Rochas.
ROCHAS SEDIMENTARES.
Diálogo com os alunos acerca da visita de estudo a Arouca.
ORIGEM, FORMAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS SOLOS
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Prof. Valquíria Claret dos Santos
Rochas sedimentares(cont)
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
PROCESSOS DE METALURGIA EXTRATIVA E SIDERURGIA
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
A MINERAÇÃO DE AREIA INDUSTRIAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL
PMI 2023 – Economia e Política Mineral I Professor:
Luciane Costa de Oliveira
Depósitos do tipo Skarn
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
PEDOLOGIA.
Recursos Minerais.
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SOLOS E SOLOS DO BRASIL.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
PEDOLOGIA Formação dos solos.
Introdução Planejamento de Mina
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Solos e Rochas.
PMI 2023 – Economia e Política Mineral I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Politécnica – Engenharia de Minas Potencial Mineral da Região de Carajás.
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
ESCUDOS CRISTALINOS E BACIAS SEDIMENTARES
Intemperismo, Movimentos de massa, formação dos solos
FACULDADE PITAGORAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Geologia geral
Características Gerais
TIPOS DE ROCHAS.
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA. As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
BACTÉRIAS QUE LIXIVIAM METAIS
ANOMALIAS GEOQUÍMICOS AULA7 Anomalias Geoquímicas FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS UNIPAC Lafaiete.
Transcrição da apresentação:

Neste arquivo estão os slides que foram adicionados posteriormente ao arquivo da PRIMEIRA ETAPA.

Depósitos Sedimentares Hidatogênicos Principais mineralizações Depósito de Pb-Zn-Ba em arenitos (minas de barita em Camumu-BA) Depósito de Pb e Zn em arenitos e folhelhos tipo “Oberpfalz” Depósito de urânio-vanádio em arenitos( Amorinópolis -GO) Depósito de fluorita /barita, tipo “Causses”(Serra do Ramalho-BA) Depósito de Pb,Zn tipo “Tynagh” ou “Irish Type”(Morro Agudo-MG e Nova Redenção-BA)

Depósito Sedimentar Hidatogênico-Cobre em arenitos vermelhos(Israel)

Sistema Mineralizador Laterítico e/ou Supergênico São gerados pelo intemperismo das rochas que mobiliza minerais, elementos e substâncias químicas. As transformações pelas quais passam as rochas podem levar à reconcentração desses minerais, substâncias e elementos, gerando novos depósitos minerais.

Perfil Laterítico

Perfil Laterítico Duricrosta: camada formada por substâncias não solúveis ferruginosas ou aluminosas, sobretudo o ferro, que permanecem e são concentradas residualmente. Saprolito :rocha decomposta por intemperismo químico para um material argiloso, variavelmente friável, de cores amarelas a avermelhadas ou em tons de cinza, O "saibro", usado nas misturas com cimento e areia, normalmente é material saprólito da alteração de rochas graníticas e outras.

Perfil Laterítico Mineralizações: Duricrosta:Bauxitas e garnieritas oxidadas. Saprólitos :Níquel, cobalto, argilominerais(caulinita , esmectita , ilita e vermiculita). Denomina-se “chapéu de ferro”, a duricrosta formada às custas de minério sulfetado e é enriquecido em Pb, Mo, V e platinóides.

Perfil Laterítico

Perfil Laterítico - Risco de Escorregamento

Sistema Mineralizador Laterítico e/ou Supergênico Processo mineralizador geral.Etapas do processo: Hidratação Oxidação Hidrólise Ocorre a solubilização dos silicatos, em parte, e concentração de substâncias insolúveis.

Sistema Mineralizador Laterítico e/ou Supergênico Gênese dos depósitos: Em muitos casos os processos de concentração residual e supergênica se desenvolvem concomitantemente. Processo de concentração residual: Ocorre a lixiviação de várias substâncias e a preservação de outras. A concentração dos minerais ocorre na zona de oxidação.

Sistema Mineralizador Laterítico e/ou Supergênico-Gênese Processo de concentração residual – Principais Depósitos: Bauxitas-concentração de Al2O3 e Ga, apartir de sienitos, basaltos e margas. Garnieritas (concentração de Ni e Co) apartir de rochas ultrabásicas. Pirocloro (Nb), apatita, monazita, anatácio, rutilo, ilmenita, monazita e TR apartir de rochas de carbonatitos. Columbita-tantalita, cassiterita e zirconita apartir de pegmatitos. Concentração de minerais: ouro, cerussita, malaquita, azurita cuprita e smithsonita em “chapéu de ferro”

Sistema Mineralizador Laterítico e/ou Supergênico-Gênese Processo de concentração supergênica Neste caso ocorre a mobilização de elementos da zona de oxidação e concentração na zona de cimentação, que está próxima ou junto à rocha e/ou minérios primários. Principais depósitos: Hematita compacta-formada pela lixiviação de jaspilito (ou itabiritos) e precipitação de ferro em locais onde as soluções estacionam ou têm circulação restrita. Outros depósitos: manganês, urânio, níquel e ouro.

Perfil Geológico da Mina de Carajás e do Q.Ferrífero Nesses depósitos ocorrem sempre : Um corpo mineralizado superficial, Laterítico. Um outro corpo de minério maciço. Um terceiro corpo com minério friável. E finalmente o jaspilito propriamente dito, quando metamorfisado é denominado itabirito.

Perfil Geológico da Mina de Carajás e do Q.Ferrífero O minério laterítico( denominado “minério chapinha” em Minas Gerais) é de alto teor e forma um manto superficial que recobre toda a região de afloramentos de itabirito. O minério friável geralmente forma a maior parte do depósito(pelo menos em volume). Os minérios maciço e macio ocorrem em bolsões, sempre localizados na base do depósito, sotoposto ao minério friável.

Classificação dos Depósitos Lateríticos e/ou Supergênicos

Depósito de Níquel -Filipinas

Depósito de Níquel -Filipinas Teor de níquel é maior no saprolitos que no horizonte limonítico.

Depósito de Bauxita-perfil típico (Região Amazônica) Depósito de Bauxita-perfil típico (Região Amazônica).Derivado de alumino-silicatos

Lavra de Bauxita-China

Serra Rola Moça-camada de canga superficial

Mina de minério de ferro(MG)

Perfil geológico de jazidas de minério de ferro-centro de MG.

Minério de ferro-teores Hematita compacta:66 a 69% de Fe Itabirito rico:56 a 66% de Fe; 5 a 10% de SiO2 cangas: 50 a 60% de Fe; 5 a 10% de SiO2; 0,1 a 0,3% de P. O minério denominado “jacutinga” é o minério de ferro com hematita micácea. O itabirito rico é conhecido como minério “chapinha”. A canga que cobre os afloramentos corresponde as brechas de hematita cimentada por limonita

Classificação dos Depósitos Lateríticos e/ou Supergênicos

Classificação dos Depósitos Lateríticos e/ou Supergênicos