Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária Morgado de Mateus
Advertisements

Escola Secundária de Emídio Navarro
Projeto “Nós Propomos!” Cidadania e Inovação em Educação Geográfica- 2013/14 12ºJ Joana Rodrigues João Pinto Rafael Teles Rita Bahia.
Mobilidade do deficiente visual
Madalena Amaral nº2 Maria Marques nº3 Renata Carneiro nº9 Rita Muñoz nº10 Rosa Lemos nº11 11ºD Colégio de Santa Doroteia Escola de Música.
Correção da 2.ª ficha de avaliação
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
PROJECTO “NÓS PROPOMOS”
Projeto “Nós Propomos”
Projecto “Nós Propomos” Comércio de Rua – R. Padre António Vieira Trabalho Realizado pelos alunos do 11ºI: André Cunha nº4 Inês Almeida nº18.
Bruna Alves Duarte Mota Maria João Santiago Mariana Amorim Nuna Fernandes 12º J.
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Projeto “Nós Propomos” 2014/ ºI- Daniel Cardoso; Diogo Matos; Francisco Caldas; João Novaes; Pedro Ribeiro. Geografia A: A professora Maria João.
(Des)Aproveitamento da Energia Solar em Pedroso-Seixezelo
Área expectante em Alcântara (Lisboa)
PROJETO NÓS PROPOMOS | Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica Agrupamento de Escolas de Carvalhos Curso de Línguas e Humanidades.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Renovação do Espaço do Antigo Matadouro em Viseu
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: Reabilitação do centro histórico.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Trabalho realizado por: -Guilherme Pereira -Margarida Horta -Mariana Amado.
Trabalho realizado por:
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
TRABALHO REALIZADO POR: BRUNA GASPAR JÉSSICA CRAVEIRO SARA PASCOAL PROFESSORA : ANABELA LOPES TRABALHO REALIZADO POR: BRUNA GASPAR JÉSSICA CRAVEIRO SARA.
Inserir Logótipo da Escola Inserir Logótipo da Autarquia Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica” – 2014/2015 Revitalizar o.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Fig. 1- Fonte: Grupo Docente: Professora Maria João Vieira Disciplina:
na Educação Geográfica
Casa degradada e abandonada Projeto “Nós Propomos!” Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Casa degradada e abandonada 4.
Rua Luciano Cordeiro – Lisboa “Nós Propomos”
Rua Saraiva de Carvalho -Lisboa-
Potenciar o Turismo no Núcleo Urbano Antigo do Seixal 4.maio.2015
Reabilitação da Ribeira do Abrunhal Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos Bruno Soares, nº5 Diogo Ferreira, nº10 Inês Costa, nº15 Jacqueline Licausi,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Tela para Modificar edifício.
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Profissional da Horta Sistemas de Informação Geográfica.
ESCOLA SECUNDÁRIA D. INÊS DE CASTRO – ALCOBAÇA GEOGRAFIA A ISABEL BEJA
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Dinamização do jardim do Campo Grande Colégio de Santa Doroteia 11ºC Projeto “Nós Propomos” 2014 Carolina Cordeiro Joana Lopes Madalena Cardoso Sofia Pires.
A Rua Rodrigo da Fonseca - Lisboa
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Incêndios em Lisboa “Nós Propomos!”Cidadania, sustentabilidade e inovação na educação geográfica 2014/15 Geografia A-11º Trabalho realizado por: Ana Faria.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Caldas Das Taipas Ringue de Caldas das Taipas.
Terreiro do Paço Lisboa Projeto “Nós Propomos”
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE NA VILA.
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/2015 Geografia A Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Fernão do Pó Mobilar a Mata Municipal.
PROJETO NÓS PROPOMOS! “POR DETRÁS DO LUXO” Rua de Santa Marta – São José (Lisboa) Trabalho realizado por: Ana Monteiro nº2 Ariana Pascoal nº5 Cheila Barros.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Taipas Falta de iluminação na freguesia.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Caldas das Taipas Escola primária abandonada.
CENTRO DE ESTUDOS EDUCATIVOS DE ANÇÃ 4 DE MAIO DE 2015 PROJETO: "NÓS PROPOMOS! CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” REAPROVEITAMENTO DA ESTAÇÃO.
Arte Urbana Escola Secundária de Vergílio Ferreira | Geografia A | 11º ano | Joana de Noronha, Marta Gonçalves e Renata Soeiro | 4 de maio de 2015.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Rua Circular à Escola Secundária.
Renovação de Antiga Fábrica 11º 8º, 4 de Maio de 2014/1015 Professor Luís Miguel Gomes Trabalho Realizado por: Armando Gonçalves nº3 Pedro Martins nº21.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Ciclovias e passeio pedonal.
Trabalho de: - Cláudia Dias - Flávia Dias - Liliana Pereira - Patrícia Silva - Rita Fernandes 11º 05.
Projeto Nós Propomos! “Cidadania e inovação na educação geográfica” 2013/2014 Onde vivemos as nossas preocupações Reabilitação de um espaço degradado Trabalho.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Benvinda Gonçalves ; Cecília Realista ; Leonine Alves ; M. Célia Folgado.
11º I, 25 de Março 2013/ Geografia A Professora Maria do Carmo Naves Trabalho realizado por: Ana Inês Luís nº 3 André Amorim nº 5 Bianca Pires nº.
PROFESSOR: ALENCAR DE SÁ – GEOGRAFIA URBANA
4 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Caldas das Taipas Circulação na rua.
Reabilitação da Azinhaga das Carmelitas Escola Secundária de Vergílio Ferreira Disciplina: Geografia Trabalho realizado por: Beatriz Louro nº6 11º9ª Beatriz.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Transformação de escola desativada.
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Edifícios abandonados Av. Fontes Pereira de Melo
Transcrição da apresentação:

Projecto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho Degradação de bairros históricos de Lisboa. Alfama, Freguesia de Santa Maria Maior. Trabalho realizado por: Daniel Cruz Gonçalo Branco Bárbara Santos Joaquim Conceição Ricardo Fernandes 11º J 4 de Maio de 2015 Professora titular Maria João Vieira Professora estagiária Sofia Pereira

Plano de trabalho Introdução Objectivos Metodologia Enquadramento geográfico Perfil Morfológico Perfil Funcional Perfil sociodemográfico Problemas observados Medidas propostas Referências bibliográficas

Introdução Neste trabalho pretendemos identificar os problemas observados na Freguesia de Santa Maria Maior, mais precisamente em Alfama na antiga freguesia de São Miguel.

Objectivos Neste trabalho, temos como objetivo a renovação de edifícios na antiga freguesia de S. Miguel, sendo esta, parte da nova freguesia de Santa Maria Maior. Procuramos também o melhoramento de vias de comunicação dentro do próprio bairro. 2

Metodologia Este trabalho realizou-se de duas formas. Por um lado, o grupo realizou trabalho de campo para identificar os principais problemas do local em estudo, um trabalho de sala de aula onde se realizaram pesquisas não só em termos de localização geográfica da rua mas também, para a procura de informação demográfica para a criação de gráficos.

Enquadramento Geográfico Freguesia de Santa Maria Maior Área de Alfama Freguesia recente, resultante da mais recente agregação de freguesias em Lisboa. Agrega as antigas freguesias de Santa Justa, São Nicolau, Castelo, Sé, Madalena, São Miguel, Santo Estêvão, São Cristóvão e São Lourenço, Socorro, Santiago, Mártires e Sacramento. 3

Levantamento morfológico O perfil morfológico do Beco de São Miguel é bastante fácil de explicar. É de difícil acesso pois só se consegue lá chegar através de uma pequena estrada que atravessa grande parte de Alfama, ou, e esta é normalmente mais utilizada, a pé, o Beco de São Miguel é, bastante homogéneo uma vez que apresenta uma similaridade nos edifícios, exceto num a igreja presente no beco que representava o começo da antiga freguesia. 7

Planta funcional N 1:500 4

Perfil sociodemográfico O perfil sociodemográfico da área escolhida pelo grupo é, de uma população bastante envelhecida. A população da área em estudo é pouco ou nada instruída tendo apenas frequentado o Ensino preparatório ou mesmo não chegando a frequentar a escola. A maioria dos habitantes são reformados e passam a maioria do seu tempo no bairro, deslocando-se apenas para necessidades hospitalares, ou familiares e estão sempre em contacto com os vizinhos. Escolaridade

Número de anos em que habita no bairro Interacção Número de anos em que habita no bairro Figura 7 Figura 8 6

Problemas observados 8 Ruas estreitas e falta de acessibilidades Degradação de edifícios Degradação 8

Medidas propostas Propomos a reabilitação dos edifícios mais degradados do Beco de S. Miguel. Colocação de vias de acesso a pessoas com dificuldades de movimento. Angariação de fundos que mais tarde será usada para realizar uma das medidas anteriores (a que for mais pedida pelos moradores). Redução das rendas das casas de modo a atrair população residente e reduzir a população flutuante em Lisboa. 9

Referências Bibliográficas Fotografias – tiradas pelo grupo Mapa da cidade de Lisboa/planta funcional - lisboa interativa Informações para gráficos - http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main Dados para os gráficos – adquiridos através de inquéritos realizados á população residente http://lxi.cm-lisboa.pt/lxi 10