Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Homem como agente de mudanças ambientais
Advertisements

Alterações Climáticas Um problema de todos
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Reações químicas.
POLUIÇÃO DO AR.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
O Efeito de estufa.
Aquecimento global Efeito estufa.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
Programa UFBA Ecológica
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
Dinâmica da Atmosfera.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Política e Meio Ambiente
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Os fenômenos climáticos e a interferência humana
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Alterações na atmosfera
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
Gás Carbônico Biomassa CO2 Efeito estufa Poluição CO2 Petróleo
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" (Rudolf Dreikurs).
Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Santo António Ano Lectivo:2010/2011 Disciplina : Área de Projecto.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 18.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
Alterações Climáticas
O Efeito Estufa.
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Química ambiental – Problemas ambientais
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Fluxos e fontes de energia
Questões ambientais globais
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.
Natureza e Tecnologia.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
Poluição atmosférica.
O Efeito Estufa.
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades) MUDANÇAS CLIMÁTICAS Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)

“É muito provável que as atividades humanas causaram mais da metade do aumento observado na temperatura média da superfície global de 1951 a 2010.” (5º relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU)

“A terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra “A terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas, como o sangue une uma família. O que acontece com a terra recairá sobre os filhos da terra.” Trecho de carta indígena dirigida ao presidente dos EUA em 1854

O problema  O aumento no consumo dos combustíveis fósseis, as queimadas florestais, as atividades agropecuárias e as atividades vulcânicas, provocaram alterações nas concentrações dos gases estufas (GEE), como o Dióxido de Carbono (CO2) e o Metano (CH4), elevando a temperatura média da atmosfera do planeta. Vídeo

Gases de estufa Principais causas Dióxido de Carbono (CO2) Combustão de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural, carvão, desflorestação (libertam CO2 quando queimadas ou cortadas). O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente são enviados cerca de 6 mil milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera. Tem um tempo de duração de 50 a 200 anos. Clorofluor- carbono (CFC) São usados em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados na indústria electrônica. Responsável pela destruição da camada de ozônio. É responsável por cerca de 10% do efeito estufa. O tempo de duração é de 50 a 1700 anos. Metano (CH4) Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. É responsável por cerca de 19 % do efeito estufa. Tem um tempo de duração de 15 anos. Ácido nítrico (HNO3) Produzido pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis, pela decomposição de fertilizantes químicos e por micróbios. É responsável por cerca de 6% do efeito estufa.

Resultados já constatados (IPCC) aumento de 0,9ºC na temperatura média da atmosfera global desde 1750; elevação de 20cm no nível médio dos oceanos entre 1900 e 2012 (dilatação e derretimento de geleiras); As concentrações de CO2 na atmosfera já aumentaram mais de 20% desde 1958, quando medições sistemáticas começaram a ser feitas, e cerca de 40% desde 1750.

O que é o efeito estufa?

5º relatório do Painel Intergover-namental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. (27/09/2013)

Previsões do 5º relatório do IPCC da ONU (27/09/2013) Otimista: o sistema terrestre armazenará 2,6 watts por metro quadrado (W/m2) adicionais; aumento da temperatura terrestre entre 0,3 °C e 1,7 °C; o nível do mar subiria entre 26 e 55 centímetros. “Para que esse cenário acontecesse, seria preciso estabilizar as concentrações de GEE nos próximos 10 anos e atuar para sua remoção da atmosfera.

Moderada: o sistema terrestre armazenará 4,5 W/m2 adicionais; aumento da temperatura terrestre entre 1,1 °C e 2,6 °C; o nível do mar subiria entre 32 e 63 centímetros. Pessimista: o sistema terrestre armazenará 6,0 W/m2 adicionais; aumento da temperatura entre 1,4 °C até 3,1 °C; o nível do mar subiria entre 33 e 63 centímetros.

Catastrófica: o sistema terrestre armazenará 8,5 W/m2 adicionais; aumento da temperatura entre 2,6 °C e 4,8 °C; o nível do mar subiria entre 45 e 82 centímetros. As três últimas décadas foram as mais quentes em comparação com todas as anteriores desde 1850. A primeira década do século XXI foi a mais quente de todas.

E os oceanos? Há 99% de probabilidade que a acidificação dos mares vai aumentar. No melhor dos cenários, a queda no pH será entre 0,06 e 0,07. Na pior das hipóteses, entre 0,30 e 0,32; “A água do mar é alcalina, com pH em torno de 8,12. Mas quando absorve CO2 ocorre a formação de compostos ácidos. Esses ácidos dissolvem a carcaça de parte dos microrganismos marinhos, que é feita geralmente de carbonato de cálcio. A maioria da biota marinha sofrerá alterações profundas, o que afeta também toda a cadeia alimentar.”

Círculo vicioso: mais CO2 Conforme o oceano esquenta, ele perde a capacidade de absorver dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Se a emissão atual for mantida, portanto, poderá haver uma aceleração nas concentrações desse gás na atmosfera;

Consequências para o Brasil Aumento de temperatura até 2100 será entre 1°C e 6°C, em comparação à registrada no fim do século XX; Ocorrerá diminuição significativa da ocorrência de chuvas em grande parte das regiões central, Norte e Nordeste; Nas regiões Sul e Sudeste, por outro lado, haverá um aumento do número e volume de precipitações.

Quem são os maiores responsáveis? Principais poluidores mundiais da atmosfera global (países do Anexo 1 do Protocolo de Kyoto) Países (%) 1 EUA 36,1 2 Russia 17,4 3 Japão 8,5 4 Alemanha 7,4 5 Reino Unido 4,3 6 Canadá 3,3 7 Itália 3,1 8 Polônia 9 França 2,7 10 Austrália 2,1

Total de emissões de CO‚ desde 1950 (EM BILHÕES DE TONELADAS)

Solução?  - O Protocolo de Kyoto 1997: criação do Protocolo de Kyoto ; 16/02/2005: entrada em vigor do protocolo após a adesão da Rússia - 141 países; Meta (países do anexo 1): reduzir em 5,2% a emissão de GEE entre 2008 e 2012 em relação aos índices de 1990;

Bush e Obama não ratificaram o Protocolo.

E o MDL? Seria uma boa alternativa? O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo permite às nações em desenvolvimento venderem aos países industrializados (do anexo 1) toneladas de gás carbônico que deixaram de emitir (créditos de carbono), ou seja, uma flexibilização do Protocolo de Kyoto, que, em resumo é pagar para continuar poluindo.

A proposta dos países ricos:

“Empurrando com a barriga” Com o não cumprimento do Protocolo, houve uma prorrogação do prazo: de 2013 a 2020 (COP-18 em Doha no Catar). Conferências pós COP-18: Varsóvia 2013, Lima 2014 e Paris 2015.