Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O SCR 6019. Eletrónica de potência – dispositivos Autor Nome do Aluno.

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Transcrição da apresentação:

Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O SCR Eletrónica de potência – dispositivos Autor Nome do Aluno

Laboratório Atenção: –Na realização deste laboratório, o formando tem de obedecer a todas as regras de segurança e instruções fornecidas pelo formador. Por se tratar de um laboratório, onde existe risco de morte por eletrocussão (choque elétrico).

Laboratório Instruções do formador: –A utilização ou manuseio incorreto do circuito proposto neste laboratório, pode causar o risco de morte ou ferimentos graves. Assim, não ligue o circuito à rede elétrica nacional (230V/50Hz), sem que o mesmo tenha sido devidamente verificado pelo formador.

Laboratório Instruções do formador: –Quando o circuito estiver ligado à rede elétrica nacional (230V/50Hz), o seu manuseio e a concretização das medições solicitadas, só podem ser realizadas na presença do formador. –Antes de realizar qualquer mediação no circuito, tem de desligar o interruptor geral do mesmo, de modo a fixar as pontas de prova do multímetro de uma forma segura e só depois poderá voltar a ligar o interruptor geral do circuito.

Laboratório Objetivos: –Verificar o comportamento óhmico do SCR; –Verificar o funcionamento do SCR em AC e DC; –Consultar e interpretar o datasheet de um determinado componente; –Utilizar correta e adequadamente o equipamento de instrumentação e medidas.

Laboratório Elabore a lista do material fornecido pelo formador: –?

Laboratório Identifique os terminais do SCR: ? ? ?

Laboratório Coloque o multímetro na escala de semicondutores e anote dentro do círculo correspondente os valores medidos: ? ? ? ? ? ?

Laboratório Mantenha o multímetro na escala de semicondutores e meça o valor entre ânodo e cátodo, com a polaridade conforme indicado na figura. ? + -

Laboratório Crie um curto-circuito entre o terminal gate e ânodo do SCR e repita a medição. ? + -

Laboratório Posteriormente sem retirar as pontas do multímetro, elimine o curto- circuito e observe o resultado no multímetro. ? + -

Laboratório Recorrendo ao Datasheet do SCR C106Y, preencha os valores solicitados: – V GT (Gate Trigger Voltage) = ? – I GT (Gate Trigger Current) = ? – I HX (Holding Current) = ? – T J (Operating Junction Temperature Range) = ? – Turn-On Time = ? – Turn-Off Time = ?

Laboratório Implemente numa breadboard o seguinte circuito:

Laboratório Tendo em consideração o circuito anterior, complete o quadro com os resultados observados, indicando o estado da lâmpada (apagada ou acesa): Nota: O interruptor (S) deve estar aberto no momento inicial da experiência. Interruptor (S)Lâmpada (L) Aberto Fechado Aberto ? ? ?

Laboratório Com a lâmpada apagada, faça as seguintes medições. ? ?

Laboratório Com a lâmpada acesa, faça as seguintes medições. ? ?

Laboratório Implemente numa breadboard o seguinte circuito:

Laboratório Tendo em consideração o circuito anterior, complete o quadro com os resultados observados, indicando o estado da lâmpada (apagada ou acesa): Nota: O interruptor (S) deve estar aberto no momento inicial da experiência. Interruptor (S)Lâmpada (L) Aberto Fechado Aberto ? ? ?

Laboratório Para o circuito anterior e com recurso ao osciloscópio, apresente o sinal observado aos terminais do SCR C106Y com a lâmpada apagada. Para não danificar o osciloscópio, crie um divisor de tensão com as resistências fornecidas, de modo a atenuar a amplitude do sinal (½ do sinal original).

Laboratório Tendo em consideração a forma de onda anteriormente apresentada e o facto de o sinal ter sido atenuado em metade, preencha os valores solicitados: – Vpp = ? – T = ? – f = ?

Laboratório Para o circuito anterior e com recurso ao osciloscópio, apresente o sinal observado aos terminais do SCR C106Y com a lâmpada acesa. Para não danificar o osciloscópio, crie um divisor de tensão com as resistências fornecidas, de modo a atenuar a amplitude do sinal (½ do sinal original).

Laboratório Tendo em consideração a forma de onda anteriormente apresentada e o facto de o sinal ter sido atenuado em metade, preencha os valores solicitados: – Vpp = ? – T = ? – f = ?

Laboratório Com recurso ao osciloscópio e com a lâmpada apagada, apresente o sinal observado aos seus terminais.

Laboratório Tendo em consideração a forma de onda anteriormente apresentada, preencha os valores solicitados: – Vpp = ? – T = ? – f = ?

Laboratório Com recurso ao osciloscópio e com a lâmpada acesa, apresente o sinal observado aos seus terminais.

Laboratório Tendo em consideração a forma de onda anteriormente apresentada, preencha os valores solicitados: – Vpp = ? – T = ? – f = ?

Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta: – O comportamento do SCR é igual em AC e DC? ( ) Verdadeiro; ( ) Falso.

Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta: – Em DC, o SCR permanece à condução mesmo desligando o terminal gate? ( ) Verdadeiro; ( ) Falso.

Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta: – Em AC, o SCR retifica e necessita continuamente de tensão direta na união gate-cátodo, para manter a corrente de ânodo a cátodo. ( ) Verdadeiro; ( ) Falso.

Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta: – Com o multímetro na escala de semicondutores, ao medir entre ânodo (+) e cátodo (-) do SCR, o valor observado é elevado? ( ) Verdadeiro; ( ) Falso.

Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta: – Mantendo o multímetro na escala de semicondutores e realizando um curto-circuito entre o terminal gate e ânodo do SCR, consegue-se o disparo do SCR com a própria tensão fornecida pelas pontas de prova do multímetro? ( ) Verdadeiro; ( ) Falso.