Texto produzido em 21 de agosto de 2000 pelos alunos Renato, Wilker e Johnny NUMA TRIBO VEVIA DOIS JOVEN O GUERREIRO ITAGIBÁ E A FORMOSA POTIRA ELES SE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lendas de amor dos índios brasileiros Katia Canton Ilustrações: Turma da Juventude 2006.
Advertisements

A Lenda da Noite Certo dia um indiozinho não conseguia dormir e pediu para o seu pai contar uma história para ele conseguir dormir:
ALENDA DA NOITE Em uma tribo vivia um indiozinho chamado Arutana, mas esta tribo era diferente das outras, nesta não existia a noite.
A lenda da noite Certo dia índio pequeno estava querendo dormir, mas o sol não deixava. O pai dele contava uma história que um espírito do mal aprisionou.
Crenças Indígenas Renata e Irene.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MULHER
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
O ESPELHO Uma história de Amor.
Cicatrizes....
Cicatrizes....
A vida é assim... Texto passado por: Regina Petreche Diminuído para Slide por:
Progressão automática
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
Certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia, a paisagem era linda, deslumbrante, mas ele não conseguia ver nenhuma beleza naquele.
O TEMPO NÃO VOLTA!.
QUEM PODIA IMAGINAR QUE AQUELA CRUZ ERA SÓ O COMEÇO DE UMA HISTÓRIA DE AMOR? COMENTAVAM COM GRANDE DOR TUDO O QUE SE PASSOU E JAMAIS ESPERAVAM REENCONTRAR.
NADA MAIS CONTRADITÓRIO DO QUE "SER MULHER"...
CICATRIZES.
Eu clamei a Deus ... Automático.
Mães e filhos.
A casa assombrada.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MULHER
Click para mudar de slide
Ninguém é feliz quando não é amado,
nadar no lago que havia atrás de sua casa. Na pressa de mergulhar na
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
NADA MAIS CONTRADITÓRIO DO QUE "SER MULHER"...
Ser Mulher.
Somente por ser MULHER.
Arca de Noé.
O que mantem um casal Uma Lição de Vida.
Seja dia quando o sol só quer brilhar Seja noite quando a vontade é de chorar.
Em outra oportunidade, volto a lhe perguntar.”
. O agricultor, o menino e o burro estavam indo para a cidade.
O SOL E A LUA INICIAR Pesquisa e edição Prof. Elazier Barbosa
Música: RENATO RUSO A Noite Escura Cláudia Fanaia Dorst.
OS JARDINS DE VALHALA.
A lenda da noite Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela.
Maria estava "aos pés" da cruz. Ela entregava o seu Filho à humanidade, porque estando cheia do Espírito Santo, sabia no seu coração desde sempre, que.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MULHER A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MULHER.
A verdadeira história da mulher A verdadeira história da mulher.
Esta música dos Titãs é uma lição de vida..
CHICO XAVIER Sua vida foi longa, 92 anos dedicados ao amor.
Ser Mulher Silvana Duboc.
Jesus Cristo a verdadeira alegria do Natal
Qual será sua Escolha??? Uma familia havia comprado un carro novo 0km. Uma familia havia comprado un carro novo 0km. detalhe, por detalhe; o estofamento;
MUNDO VIRTUAL. MUNDO VIRTUAL Às vezes neste mundo virtual encontramos vários tipos de pessoas. Pessoas que têm boa vontade em ajudar e a nos conhecer.
CHICO XAVIER Sua vida foi longa, 92 anos dedicados ao amor.
Lembre-se as cinco regras simples para ser feliz
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
Clique para passagem de slides Ligue o som
Somente por ser MULHER.
Cicatrizes.... Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu ir nadar no lago que havia atrás de sua casa.
DIANTE DE DEUS, LEMBREI-ME DE TI, DO TEU CARINHO E AMOR, BONDADE E CALOR, GESTOS TÃO SIMPLES POR NÓS, FILHOS TEUS. MAS TUA MARCA, IMAGEM GRAVADA NOS CORAÇÕES,
Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu ir nadar no lago que havia atrás de sua casa. Há alguns anos, em um dia quente.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Ou quase... Uma garota apaixonada que queria ser escritora, e por isso lia todos os livros que podia sobre Contos de Fadas e outros nem tão encantados.
A solidariedade consiste em permitir que os outros entrem no nosso espaço pessoal, acolhendo-os com cordialidade e partilhando com eles o que temos e.
NADA MAIS CONTRADITÓRIO DO QUE "SER MULHER"... NADA MAIS CONTRADITÓRIO DO QUE "SER MULHER"...
FELIZ DIA DO AMIGO E AMIGA.
A Pessoa Errada!.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MULHER LIGUE O SOM Conta uma lenda que no principio do mundo, quando Deus decidiu criar a mulher, viu.....
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Transcrição da apresentação:

Texto produzido em 21 de agosto de 2000 pelos alunos Renato, Wilker e Johnny NUMA TRIBO VEVIA DOIS JOVEN O GUERREIRO ITAGIBÁ E A FORMOSA POTIRA ELES SE AMAVAM MUITO NUMA SERTA LUA UNIRÃO SUAS AUMAS NUM RITUAU DE AMOR TUDO FICAVA BEM CE A GUERRA NÃO CHAMASSE OS HOMENS DA TRIBO MULHERES MENINAS E MENINOS FORÃO SIDISPIDINDO DOS HOMENS NUMA TARDE SURGIL A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ CHEIA DE INDIO QUE NÃO DAVA VER A FIGURA DO SEU AMADO OS INDIOS ABACHARÃO A CABEÇA IN SINAL DE RESPEITO E CHOROU TODA SUA DOR O DEUS TUPÃ NUCA VIU UM AMOR TÃO GRANDE E VERDADEIRO DE UMA INDIA POR UM INDIO ELE TRANFANMO AS LACRIMA DA POTIRA EM DIAMANTES

Texto organizado pela professora sem os erros ortográficos NUMA TRIBO VIVIA DOIS JOVENS O GUERREIRO ITAGIBÁ E A FORMOSA POTIRA ELES SE AMAVAM MUITO NUMA CERTA LUA UNIRAM SUAS ALMAS NUM RITUAL DE AMOR TUDO FICAVA BEM SE A GUERRA NÃO CHAMASSE OS HOMENS DA TRIBO MULHERES MENINAS E MENINOS FORAM SE DESPEDINDO DOS HOMENS NUMA TARDE SURGIU A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ CHEIA DE ÍNDIOS QUE NÃO DAVA PARA VER A FIGURA DO SEU AMADO OS ÍNDIOS ABAIXARAM A CABEÇA EM SINAL DE RESPEITO E CHOROU TODA SUA DOR O DEUS TUPÃ NUNCA VIU UM AMOR TÃO GRANDE E VERDADEIRO DE UMA ÍNDIA POR UM ÍNDIO ELE TRANSFORMOU AS LÁGRIMAS DA POTIRA EM DIAMANTES

Texto após a 1ª revisão NUMA TRIBO VIVIAM DOIS JOVENS O GUERREIRO ITAGIBÁ E A FORMOSA POTIRA ELES SE AMAVAM MUITO NUMA CERTA LUA ELES UNIRAM SUAS ALMAS NUM RITUAL DE AMOR TUDO FICARIA BEM SE A GUERRA NÃO CHAMASSE OS HOMENS DA TRIBO MULHERES MENINAS E MENINOS FORAM SE DESPEDINDO DOS HOMENS POTIRA PASSAVA AS MANHÃS AS TARDES E O COMEÇO DAS NOITES ESPERANDO A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ VOLTAR NUMA TARDE SURGIU A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ CHEIA DE ÍNDIOS QUE NÃO DAVA PARA VER A FIGURA DO SEU AMADO O CORAÇÃO DE POTIRA DISPAROU NÃO SABIA SE ERA DE MEDO OU ALEGRIA OS ÍNDIOS ABAIXARAM SUAS CABEÇAS EM SINAL DE RESPEITO POTIRA FICOU CABISBAIXA E PERCEBEU QUE SEU AMADO HAVIA MORRIDO E CHOROU TODA A DOR QUE ESTAVA DENTRO DE SEU PEITO CHOROU TANTO QUE O DEUS TUPÃ NUNCA VIU UM AMOR TÃO GRANDE E VERDADEIRO DE UMA ÍNDIA POR UM ÍNDIO ELE FICOU COMOVIDO E TRANSFORMOU AS LÁGRIMAS DE POTIRA EM DIAMANTES

Texto com parágrafos e pontuação inseridos pelos alunos NUMA TRIBO VIVIAM DOIS JOVENS, O GUERREIRO ITAGIBÁ E A FORMOSA POTIRA. ELES SE AMAVAM MUITO E NUMA CERTA LUA ELES UNIRAM SUAS ALMAS NUM RITUAL DE AMOR. TUDO FICARIA BEM SE A GUERRA NÃO CHAMASSE OS HOMENS DA TRIBO. MULHERES, MENINAS E MENINOS FORAM SE DESPEDINDO DOS HOMENS. POTIRA PASSAVA AS MANHÃS, AS TARDES E O COMEÇO DAS NOITES ESPERANDO A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ, VOLTAR. NUMA TARDE SURGIU A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ CHEIA DE ÍNDIOS QUE NÃO DAVA PARA VER A FIGURA DO SEU AMADO. O CORAÇÃO DE POTIRA DISPAROU, NÃO SABIA SE ERA DE MEDO OU ALEGRIA. OS ÍNDIOS DESCERAM DE SUA CANOA, ABAIXARAM SUAS CABEÇAS EM SINAL DE RESPEITO. POTIRA FICOU CABISBAIXA E PERCEBEU QUE SEU AMADO HAVIA MORRIDO. ELA CHOROU TODA A DOR QUE ESTAVA DENTRO DE SEU PEITO. CHOROU TANTO QUE O DEUS TUPÃ NUNCA VIU UM AMOR TÃO GRANDE E VERDADEIRO DE UMA ÍNDIA POR UM ÍNDIO, FICOU COMOVIDO E TRANSFORMOU AS LÁGRIMAS DE POTIRA EM DIAMANTES.

Texto com erros ortográficos da versão original NUMA TRIBO VEVIA DOIS JOVEN, O GUERREIRO ITAGIBÁ E A FORMOSA POTIRA. ELES SE AMAVAM MUITO E NUMA SERTA LUA ELES UNIRÃO SUAS AUMAS NUM RITUAU DE AMOR. TUDO FICARIA BEM CE A GUERRA NÃO CHAMASSE OS HOMENS DA TRIBO. MULHERES, MENINAS E MENINOS FORÃO SIDISPIDINDO DOS HOMENS. POTIRA PASSAVA AS MANHÃS, AS TARDES E O COMEÇO DAS NOITES ESPERANDO A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ VOLTAR. NUMA TARDE SURGIL A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ CHEIA DE INDIO QUE NÃO DAVA PARA VER A FIGURA DO SEU AMADO. O CORAÇÃO DE POTIRA DISPAROU, NÃO SABIA SE ERA DE MEDO OU ALEGRIA. OS INDIOS DESCERAM DE SUA CANOA, ABACHARÃO SUAS CABEÇAS EM SINAL DE RESPEITO. POTIRA FICOU CABISBAIXA E PERCEBEU QUE SEU AMADO HAVIA MORRIDO. ELA CHOROU TODA A DOR QUE ESTAVA DENTRO DE SEU PEITO. CHOROU TANTO QUE O DEUS TUPÃ NUCA VIU UM AMOR TÃO GRANDE E VERDADEIRO DE UMA INDIA POR UM INDIO, FICOU COMOVIDO E TRANFANMO AS LACRIMA DE POTIRA EM DIAMANTES.

Texto com as correções feitas coletivamente NUMA TRIBO VIVIAM DOIS JOVENS, O GUERREIRO ITAGIBÁ E A FORMOSA POTIRA. ELES SE AMAVAM MUITO E NUMA LUA CERTA ELES UNIRAM SUAS ALMAS NUM RITUAL DE AMOR. TUDO FICARIA BEM SE A GUERRA NÃO CHAMASSE OS HOMENS DA TRIBO. MULHERES, MENINAS E MENINOS FORAM SE DESPEDINDO DOS HOMENS. POTIRA PASSAVA AS MANHÃS, AS TARDES E O COMEÇO DAS NOITES ESPERANDO A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ VOLTAR. NUMA TARDE SURGIU A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ CHEIA DE ÍNDIOS QUE NÃO DAVA PARA VER A FIGURA DO SEU AMADO. O CORAÇÃO DE POTIRA DISPAROU, NÃO SABIA SE ERA DE MEDO OU ALEGRIA. OS ÍNDIOS DESCERAM DE SUA CANOA, ABAIXARAM SUAS CABEÇAS EM SINAL DE RESPEITO. POTIRA FICOU CABISBAIXA E PERCEBEU QUE SEU AMADO HAVIA MORRIDO. ELA CHOROU TODA A DOR QUE ESTAVA DENTRO DE SEU PEITO. CHOROU TANTO QUE O DEUS TUPÃ NUNCA VIU UM AMOR TÃO GRANDE E VERDADEIRO DE UMA INDIA POR UM INDIO, FICOU COMOVIDO E TRANSFORMOU AS LÁGRIMAS DE POTIRA EM DIAMANTES.

Versão final do texto A LENDA DOS DIAMANTES NUMA TRIBO VIVIAM DOIS JOVENS, O GUERREIRO ITAGIBÁ E A FORMOSA POTIRA. ELES SE AMAVAM MUITO E NUMA CERTA LUA ELES UNIRAM SUAS ALMAS NUM RITUAL DE AMOR. TUDO FICARIA BEM SE A GUERRA NÃO CHAMASSE OS HOMENS DA TRIBO. MULHERES, MENINAS E MENINOS FORAM SE DESPEDINDO DOS HOMENS. POTIRA PASSAVA AS MANHÃS, AS TARDES E O COMEÇO DAS NOITES ESPERANDO VOLTAR A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ. NUMA TARDE SURGIU A CANOA QUE LEVARA ITAGIBÁ CHEIA DE ÍNDIOS QUE NÃO DAVA PARA VER A FIGURA DO SEU AMADO. O CORAÇÃO DE POTIRA DISPAROU, NÃO SABIA SE ERA DE MEDO OU ALEGRIA. OS ÍNDIOS DESCERAM DE SUA CANOA, ABAIXARAM SUAS CABEÇAS EM SINAL DE RESPEITO. POTIRA FICOU CABISBAIXA E PERCEBEU QUE SEU AMADO HAVIA MORRIDO, CORREU PARA A MARGEM DO RIO E CHOROU TODA A DOR QUE ESTAVA DENTRO DE SEU PEITO. CHOROU TANTO QUE O DEUS TUPÃ NUNCA VIU UM AMOR TÃO GRANDE E VERDADEIRO DE UMA INDIA POR UM INDIO, FICOU COMOVIDO E TRANSFORMOU AS LÁGRIMAS DE POTIRA EM DIAMANTES.