Divisão Samambaia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação do Reino Vegetal
Advertisements

Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Filos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnopermas e Angiospermas.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Os grandes grupos - reprodução
Reino vegetal ou Metaphyta ou
REPRODUÇÃO SEXUADA DAS PLANTAS
Características Gerais das Plantas
Ciclo Reprodutivo das Plantas
Características Gerais das Plantas
Reino Metaphyta ou Plantae ou Vegetalia
Reino Metaphyta Caracteres
Ciclos de reprodução adalberto.
BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS
BIOLOGIA PTERIDÓFITAS
BRIÓFITAS  Classificação: - Musgos; Antóceros; Hepáticas;
Classificação das plantas
Prof: Rodrigo Corrêa Reino Plantae.
Plantas.
Plantas & Reprodução Edu Rabelo Prof Edu Rabelo.
Algas, Briófitas e Pteridófitas
Briófitas.
BRIÓFITAS Habitat Locais terrestres, úmidos e sombreados. Algumas estão em água doce, mas nunca no mar. Características Gerais - Vegetal de pequeno porte.
REINO PLANTAE.
PTERIDÓFITAS MAURO PAROLIN.
Alunos: Isaac £ Wagner Campo Grande, 26 de Maio de 2008.
Samambaias, avencas, licopódios, selaginelas, cavalinhas
Professora Fernanda Landim
Gimnospermas Profª Fernanda Landim.
BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Alexsandra Ribeiro
Reino Plantae.
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Briófitas e Pteridófitas
BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Gleice Cristina
Reino Plantae ou Metaphyta Cap. 6 – Briófitas e Pteridófitas
REVISÃO MUITO LEGAL, BOA DA BRECA, BOA MERMO!
Reino Plantae As Plantas
Biologia Móds. 40/41 Setor B Prof. Rafa Briófitas Pteridófitas.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°S ANOS
Estudo da “Bostânica” Reino Vegetalia, Metaphyta ou Plantae
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
GRUPOS VEGETAIS E REPRODUÇÃO
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2º Bim)
Briófitas/Pteridófitas Gimnospermas/Angiospermas
OS VEGETAIS.
AS BRIÓFITAS Prof. Marco Bueno.
Reino Vegetal.
Vegetais Criptogâmicos
Briófitas/Pteridófitas Gimnospermas/Angiospermas
Grupo: Beatriz, Gretha, Marina e Sofia.
Reino Plantae.
Reino Plantae.
Estudo da “Bostânica” Reino Vegetalia, Metaphyta ou Plantae
Plantas Felícia Duarte.
Reino Plantae Luz do Sol (Caetano Veloso)
Reino Vegetal: Evolução e Adaptação
Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão
Briófitas e Pteridófitas
BRIÓFITAS Prof. Mauro Parolin Biogeografia Geral
Reino Plantae: Briófitas
Reino Plantae Características Gerais : EUCARIONTES; PLURICELULARES;
Classificação das plantas
Pteridófitas.
Divisões de Plantas Vasculares sem Sementes III
Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células.
Plantae ou Methapyta Características/ critérios:
Pteridófitas Profª Ayesa Aseff.
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Transcrição da apresentação:

Divisão Samambaia

Introdução As samambaias são um grupo de vegetais vasculares divididos em raiz, caule e folhas. Primeiro grupo vegetal vascularizado. Suas características permitiram-lhes atingir maiores dimensões do que qualquer outra planta terrestre existente até então, transformando-as nas primeiras plantas a abandonar o meio aquático. Entretanto, ainda necessitam de água para a reprodução. Incluem samambaias, avencas, xaxins, etc.

samambaia

Avenca

Xaxim

Características Básicas Caule, raízes e folhas verdadeiras (vascularizadas); Folhas macrófilas (com exceções); Vernação circinada e consequente presença da báculo; Esporângios reunidos em soros, espigas, sinângios ou esporcarpos; Homosporadas (heterosporadas em poucos grupos); Gametófito clorofilado

As samabaias, foram as primeiras plantas vasculares, e a apresentar tecidos de sustentação, permitindo que se mantivesse eretas. A reprodução das samabaias se dá por meio de água como nas briófitas. Apresentam uma fase sexuada (gametófito), produtora de gametas e outra assexuada (esporófito) produtora de esporos. Quando os esporos caem no solo úmido, podem germinar e originar um protalo, que é uma plantinha muito pequena e sexuada formadora de anterozóides e oosfera. Que ao se encontrarem forma o zigoto que se desenvolve e forma uma nova planta que quando adulta forma esporo, iniciando um novo ciclo de reprodução.

Os principais grupos das samabaias, são: Filecíneas ( Salvinea, Azolla e Marsileia) e Licopdíneas (Licopodium e Selaginella).. possuem representantes aquáticas e terrestres. A exemplo as samambaias, xaxins, avencas.

As samabaias são plantas diferentes das briófitas pelo fato de já possuírem um sistema vascular. Por esse fato, possuem uma estatura um pouco maior que os musgos, porém pequena se comparada com as angiospermas. Vivem em ambientes úmidos, possuem raiz e caule definido, podendo ser epífias (vivem sobre o tronco de árvores) ou aquáticas.

Características A estrutura principal de uma pteridófita é o esporófito, que possui várias pequenas estruturas relativamente circulares chamadas soros, responsáveis pelo processo de reprodução. Nessa época, os soros tornam-se pardos e em seu interior são produzidos os esporos, que levados pelo vento, germinam e dão origem a uma nova planta, isso se houver condições ideais.

Folhas apresentam divisões (folíolos) Na época da reprodução, os folíolos ficam férteis Surgem os SOROS (pontos escuros nos folíolos) onde de reprodução serão formadas as unidades

Essas plantas são importantes, pois servem na ornamentação de ambientes, na fabricação de xaxins e no âmbito ecológico, pois são a base da cadeia alimentar de muitos seres vivos.

Habitat As samambaias são plantas encontradas normalmente em locais sombrios, úmidos e em ambientes de florestas vivendo como plantas epífitas. Pelo fato de apresentarem vasos condutores podem apresentar grande diversidade de formas e de habitat, sendo muito utilizadas também como plantas ornamentais em jardins, garagens e sacadas de casas e apartamentos.

Distribuição Geográfica A ampla distribuição das samabaias está correlacionada com a alta capacidade de dispersão dos esporos. Esporos depositados em um local com condições adequadas para germinar permitem o estabelecimento de novas plantas esporofíticas através dos gametófitos formados. As plantas jovens são importantes no processo de sucessão vegetal, especialmente quando se trata de locais abertos recentemente à colonização, como por exemplo em desbarrancamentos.

Reprodução A reprodução dessas plantas se dá por meio de água como nas briófitas. Apresentam uma fase sexuada (gametófito), produtora de gametas e outra assexuada (esporófito) produtora de esporos. Quando os esporos caem no solo úmido, podem germinar e originar um protalo, que é uma plantinha muito pequena e sexuada formadora de anterozóides e oosfera. Que ao se encontrarem forma o zigoto que se desenvolve e forma uma nova planta que quando adulta forma esporo, iniciando um novo ciclo de reprodução.

REPRODUÇÃO A estrutura reprodutiva destes vegetais apresenta vários arquegônios contendo a oosfera (gameta feminino), e os anterídios produzindo os anterozóides multiflagelados (gametas masculinos). Em condições adequadas, as paredes do anterídio se rompem, liberando os anterozóides que nadam até o arquegônio, penetrando por um canal, atingindo a oosfera (este mesmo processo também ocorre nas briófitas). O zigoto germina sobre a planta-mãe, dando origem ao esporófito dominante, que possui esporos contidos nos esporângios reunidos em soros. Esses esporos, ao germinarem, darão origem a uma nova planta-mãe (o gametófito denominado de protalo).

Ciclo de Vida da Samambaia As samabaias apresentam ciclo de vida do tipo haplodiplobionte, com alternância de gerações ou metagênese. A fase esporofítica é predominante no ciclo de vida, dependendo do gametófito, apenas no início do seu desenvolvimento. A fase gametofítica, também chamada de prótalo, é de vida curta, sendo monóica ou hermafrodita. Nos vegetais com alternância de gerações, a fase esporofítica produz esporos por meiose, e a fase gametofítica produz gametas por mitose.

Importância São normalmente usadas como plantas ornamentais, sendo o emaranhado das raízes dos fetos arborescentes utilizados como substrato para o cultivo de orquídeas. O tronco do samambaiaçu é utilizado para fazer xaxim. Algumas samabaias são usadas como vermífugos. Tradicionalmente usadas na culinária oriental, alguns brotos de samambaia têm ação comprovadamente cancerígena.

Essas plantas são importantes, pois servem na ornamentação de ambientes, na fabricação de xaxins e no âmbito ecológico, pois são a base da cadeia alimentar de muitos seres vivos.

Usos farmacêuticos

Licopodiella camporum e Microgramma vaccinifolia Presentes no Mato Grosso do Sul Não são invasoras Grande atividade contra bactérias gram positivas.

Adiantum serratodentatum e Adiantopsis radiata Plantas características de cerrado Grande atividade contra bactérias gram negativas como Escherichia coli

Polypodium lepidopteris Samambaia Família Polypodiaceae Atividades medicinais: Antiasmática Antiinflamatória Anti reumática Anti tussígena Diurética Hepática Expectorante

Microgramma vaccinifolia Pertencente à família Polypodiaceae Encontrada na base de árvores Possui propriedades medicinais como: Adstringente sudorífera, Expectorante tratamento de cólicas intestinais contra secreções das vias respiratórias Potencial anti oxidante por apresentar alto teor de fenóis, flavonóides e proantocianidinas

Sticherus lanuginosus Samambaia da família Gleicheniaceae Em estudos, seu extrato retardou o crescimento de sementes de alface

The end Por hoje é só!!!!! Até Quinta!!!